62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CONTEXTUALIZANDO O CONTEÚDO "EVOLUÇÃO BIOLOGICA": REFLEXÃO DE PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Tiago de Jesus Santos 1
Railene dos Santos Menezes 1
Karem Drielle de Souza Santos 1
Márcio Andrei Guimarães 2
Acácio Alexandre Pagan 3
1. Departamento de Biociências - DBC, Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Prof. Ms./ Orientador- DBC- UFS
3. Prof. Dr. Orientador- DBC/NPGECIMA- UFS
INTRODUÇÃO:
A biologia tem a evolução como eixo ordenador indispensável para sua compreensão. Segundo o PCN (BRASIL, 2002) o estudo de evolução deve ser tratado como tema transversal, porém estudos têm mostrado uma significativa dificuldade dos professores em utilizar do pensamento evolutivo em suas aulas. Apesar de o assunto ser enfoque de muitas pesquisas e gerar discussões, muitas vezes o conhecimento alternativo dos alunos acaba se tornando obstáculo à construção de novos conceitos, contudo eles também podem servir como pontapé inicial de grandes debates e aprendizagem. Assim, o uso de recursos didáticos é importante para auxiliar na construção do conhecimento da temática, podendo ser incluídos nesse contexto alguns elementos como vídeos, jogos, textos e outros. Em nosso trabalho objetivamos conhecer a visão dos discentes da educação básica que participaram de duas oficinas desenvolvidas por graduandos da UFS, sobre a 'Origem da vida', além de fazer um relato da experiência construída a partir das atividades.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida com 14 alunos da educação básica dos municípios de Itabaiana e Malhador- SE no contexto das oficinas: Evolução: Uma Questão de Sobrevivência' e 'Eugênia: A utopia da perfeição e o caráter evolutivo das espécies', realizadas na UFS, campus de Itabaiana. Havia 5 alunos do ensino médio na primeira e 9 do ensino fundamental na segunda. Na primeira oficina houve um período de exposição teórica do conteúdo 'Evolução' e outro momento de aplicação de um jogo. A principio os participantes desta oficina escreveram num papel o que era evolução e no fim da oficina fizeram desenhos e escreveram coisas referentes ao que foi trabalhado na mesma. Na, segunda oficina houve um período de exposição teórica do conteúdo 'Evolução' e outros momentos de aplicação de um jogo, de uma atividade de resolução de problema denominada 'Problema do abrigo antinuclear' e de exposição de um vídeo. No final dessa oficina os participantes fizeram desenhos e escreveram suas impressões sobre o que trabalhado na oficina.
RESULTADOS:
No tocante a faixa etária dos alunos investigados, houve uma variação entre 13 e 35 anos. A maior proporção foi de alunos com 16 anos. Com relação ao sexo, percebeu-se um equilíbrio (7 alunos do sexo masculino e 7 do feminino). Quanto a parte específica das oficinas, dentre os comentários dos alunos sobre 'Evolução' houve alunos que disseram nunca terem ouvido falar do tema, a exemplo destacar-se a frase de um aluno: 'Eu achei muito interessante porque eu não conhecia a evolução. '. Tiveram alunos que disseram já terem ouvido falar da evolução, mas sabiam pouco, a exemplo, uma aluna afirmou: 'Evolução: mudanças, sobreviver a algo ', nas palavras de outra aluna evolução é: 'Mudança que ocorre com coisas, animais, etc, resultando no melhoramento físico do mesmo de acordo com o habitat. Ex: O homem '. Analisando os desenhos dos alunos investigados percebeu-se que os alunos do ensino fundamental associaram o termo evolução ao desenvolvimento do ser humano, dos pássaros e da natureza. Já os alunos do ensino médio em sua maioria fizeram desenhos referentes à evolução dos pássaros. Dos alunos que disseram não conhecer o tema evolução, se destaca a frase de um aluno no termino da oficina em que ele diz: 'Evolução é o processo de mudança pelo qual passam os seres através dos tempos. '
CONCLUSÃO:
As oficinas produzidas têm o intuito de contribuir para o ensino-aprendizagem do conteúdo 'Evolução biológica'. Por meio das atividades realizadas foi percebido que: a interação entre professor e aluno foi maior durante as atividades práticas, que auxiliaram a contextualização do conteúdo. No contexto das oficinas o uso de materiais didáticos como jogos, vídeo e outras atividades foram fundamentadas teoricamente. Assim, nas oficinas foi realizado um trabalho que integrou teoria e prática num processo construtivistas do conhecimento.
Instituição de Fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa e à inovação Tecnológica do estado de Sergipe- FAPITEC/SE e Sergipe/ Parque tecnológico- SERGIPETEC
Palavras-chave: Evolução, Educação básica, Material didático.