62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA DO IFRN: UM ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS E CULTURA
Bruno Ferreira de Lima 1
Ana Graça Canan 2
1. Instit. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
2. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Letras - UFRN
INTRODUÇÃO:

Instituição centenária no estado, o hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) mostra, ao longo de sua história, a preocupação em oferecer além dos conhecimentos de seus cursos de nível médio e superior, formas de acesso aos fundamentos da cultura, visando à formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo, envolvido decisivamente com transformações sociais, políticas e culturais e em condições de atuar no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade mais justa. Conforme documentos que orientam o ensino na instituição, tais como, os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, o ensino de Línguas Estrangeiras (LE) pode desempenhar papel importante neste processo, uma vez que através do contato com outras culturas, os alunos poderão refletir sobre a sua própria, ampliando, assim, a capacidade de analisar seu entorno social. Com base no acima dito e delimitando seu campo de investigação às turmas do Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo estudar a articulação entre o ensino de Inglês para fins específicos nas diferentes especialidades dos cursos técnicos e a abordagem de aspectos de outras culturas, os quais devem estar presentes na sala de aula de LE no Ensino Médio.

METODOLOGIA:

Para alcançar seu objetivo, esta pesquisa se caracterizou como um estudo essencialmente documental por ser este um modelo de trabalho consistente na busca pela contextualização de um fenômeno e da explicitação de suas vinculações mais profundas. Assim, além das ementas da disciplina de Língua Inglesa para as classes do Ensino Médio, foi feita uma análise de outros documentos relativos às práticas docentes no cenário do IFRN (a saber, o seu Projeto Político-Pedagógico), bem como das diferentes leis à disposição, as quais nortearam as mudanças das atribuições do Instituto desde a primeira metade do século XX. Ainda, sobre a situação da cultura na sala de Língua Estrangeira, foram analisados os documentos oficiais do ensino no país, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio.  O levantamento de todas estas informações se deu através de duas vias: eletrônica, com pesquisa feita no sítio institucional e buscas na rede mundial de computadores; e física, com acesso a documentos já impressos e catalogados. Dados importantes na caracterização do instituto, relativos ao número de professores de inglês e sua formação acadêmica, cursos técnicos de nível médio e campi, também foram obtidos junto a pessoal capacitado em vários setores do Instituto.

RESULTADOS:

Embora o Projeto Político Pedagógico do IFRN e a LDB de 20 de Dezembro de 1996 tratem da articulação dos conhecimentos técnicos com as demandas do Ensino Médio, uma análise das ementas da disciplina de Língua Inglesa deixa claro que ainda se pode avançar mais neste sentido. Mesmo que na seção OBJETIVOS deste documento, estejam listados itens como "contato com a cultura e civilização de outros povos", e "leitura e interpretação de textos de caráter técnico", isto por si só não garante que em sala, haja articulação destas duas esferas. Da forma como aparecem, os tópicos são estanques e não orientam efetivamente o caminho para a interação entre os assuntos da disciplina e dela com outras. Além disso, na seção seguinte, CONTEÚDOS, são mostrados apenas tópicos gramaticais como Causative verbs, que sequer podem ter relação com as necessidades mais imediatas dos alunos nos diferentes cursos. Ainda, o que se vê na seção BIBLIOGRAFIA, é apenas uma sugestão de uma gramática e um dicionário. Tais fatores são indicativos de que as práticas dos professores visando maior integração dos conteúdos da área técnica com o Ensino Médio são resultado mais de esforços individuais do que de uma ação conjunta dos docentes de Língua Inglesa.

CONCLUSÃO:

Considerando que as ementas são o material de orientação mais acessível aos professores do Instituto, novos e antigos, no qual eles buscarão subsídios para montarem seus materiais, faz-se necessário refletir sobre sua escrita, de modo que fique claro quão importante deverá ser pensar a aula de Língua Inglesa de maneira mais coerente com os principais documentos que regem a prática docente no IFRN.  É pertinente, pois, pensar numa redefinição de conteúdos que vá além dos tópicos gramaticais vistos per se; em procedimentos metodológicos que superem a simples intenção de acréscimo vocabular e maneiras mais interativas e estimulantes de valorizar a cultura. Trabalhar o ensino de Língua Inglesa de maneira integrada deverá, portanto, implicar na construção de um instrumento que oriente os docentes de todos os campi do Instituto a um fazer mais coeso.

Palavras-chave: Cultura, Língua Inglesa, IFRN.