62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
SABERES DA EXPERIÊNCIA E HISTÓRIAS DE VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE
JOSELITO GOMES DA SILVA 1
DANIEL BEZERRA DE BRITO 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
INTRODUÇÃO:
Tem sido consensual a afirmação segundo a qual o docente não pode mais reduzir sua profissão a um conjunto de competências e técnicas gerando uma separação entre o eu profissional e o eu pessoal. Essa virada nas investigações passou a ter o professor como foco central em estudos e debates, considerando o quanto o "modo de vida" pessoal tem repercussões no modo de vida profissional. O presente estudo tem por objetivo ressaltar a relevância dos saberes da experiência bem como discutir como educadoras mobilizam e associam esses saberes na construção de suas identidades docentes através de relatos autobiográficos manuscritos. Os saberes são considerados como um dos aspectos nos estudos sobre a identidade docente. No contexto brasileiro é crescente o número de pesquisas investigando os saberes mobilizados pelo professor e como esses saberes são utilizados em sala de aula (SILVA, 2007). Considera-se que nos últimos anos os saberes da experiência vêm progressivamente ganhando importância nas pesquisas sobre formação docente tendo em vista suas dimensões temporais na história de vida do futuro docente representando a base da construção dos saberes disciplinares, curriculares e profissionais.
METODOLOGIA:
Trinta e duas docentes da Educação Infantil da cidade de Santa Cruz, Japi e Campo Redondo no interior do Estado do Rio Grande do Norte, participaram do presente estudo. Elas trabalham com crianças de 2 a 5 anos e meio. Das 32 participantes, apenas um é professor, sendo que somente duas educadoras têm graduação em Pedagogia. Os textos produzidos pelas participantes foram digitados mantendo suas características para a confiabilidade da análise a partir de relatos autobiográficos. A escolha do método qualitativo, a partir da análise de conteúdo, destacou três etapas de acordo com Bardin (1988): pré-análise, exploração textual e tratamento dos resultados da mensagem cujo objetivo foi dar significado ao texto relatado. Os relatos autobiográficos nos fornecem a compreensão de como as respostas escritas produzem sentidos para sujeitos que respondem e para os pesquisadores que questionam sendo importante associar os relatos com a história e com o ideológico tecendo uma rede de significações. As Educadoras responderam perguntas sobre cinco tópicos: 1) representação pessoal; 2) vida familiar e escolar; 3) escolha da profissão, 4) formação docente e, 5) atuação docente.
RESULTADOS:
Os resultados revelaram que todas as educadoras são provenientes de nível sócio-econômico desfavorável, de origem interiorana, camponesas considerando que moravam em sítios longe das cidades. Elas fizeram referência ao modo de ser, articulando a representação do ser pessoal ao ser profissional, aos valores ensinados na relação familiar considerada agradável e a fé e a religiosidade passada de geração em geração. Na escolha da profissão, elas relataram a influência da herança da mãe professora em domicílio, da admiração pela professora na escola. Na formação e atuação docente elas relataram a necessidade e facilidade ao primeiro emprego para sobrevivência da família e de conviver e cuidar das crianças nas tarefas domésticas que motivou o interesse pela docência influenciando nos cuidados e nas relações que exercem com as crianças na sala de aula. As contribuições de Silva (2007); Tardif & Raymond (2000) e Lahire (2002) são reveladoras no sentido de mostrar que a história de vida principalmente na infância é o momento onde o docente constrói e reconstrói seus valores e crenças que estruturam a sua personalidade nas suas relações com os outros reutilizando saberes dessas experiências na escolha da profissão e na formação tendo repercussões na prática pedagógica.
CONCLUSÃO:

Em guisa de conclusão, foram observadas associações entre a representação pessoal, a vida familiar e escolar, a escolha da profissão, a formação e a atuação docente nos relatos da maioria das educadoras. Esses relatos têm um significado no sentido de compreender melhor a importância dos saberes da experiência como a base para a construção de outros saberes e convergem com as afirmações dos autores supracitados. Assim, as experiências de infância e adolescência oriundas da família e da escola estão associadas às decisões na escolha da profissão, na formação e no exercício da docência dessas educadoras numa relação entre presente e passado mobilizando saberes das experiências pessoais e profissionais. Os saberes da experiência são interiorizados antes da escolha da profissão, da formação e da prática pedagógica.  De acordo com os relatos das educadoras, os saberes da experiência foram interiorizados a partir da vida familiar e escolar sendo, assim, caracterizados como um saber original que, associados aos saberes curriculares, disciplinares, profissionais, entre outros, contribuem como elemento fundamental nas decisões da prática pedagógica e nas relações em sala de aula.

Instituição de Fomento: PIBIC - UERN - FAPERN
Palavras-chave: saberes docentes, relatos autobiográficos, histórias de vida.