62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
SABERES DA EXPERIÊNCIA E HISTÓRIAS DE VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
JOSELITO GOMES DA SILVA 1 DANIEL BEZERRA DE BRITO 1 |
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
INTRODUÇÃO: |
Tem sido consensual a afirmação segundo a qual o docente não pode mais reduzir sua profissão a um conjunto de competências e técnicas gerando uma separação entre o eu profissional e o eu pessoal. Essa virada nas investigações passou a ter o professor como foco central em estudos e debates, considerando o quanto o "modo de vida" pessoal tem repercussões no modo de vida profissional. O presente estudo tem por objetivo ressaltar a relevância dos saberes da experiência bem como discutir como educadoras mobilizam e associam esses saberes na construção de suas identidades docentes através de relatos autobiográficos manuscritos. Os saberes são considerados como um dos aspectos nos estudos sobre a identidade docente. No contexto brasileiro é crescente o número de pesquisas investigando os saberes mobilizados pelo professor e como esses saberes são utilizados em sala de aula (SILVA, 2007). Considera-se que nos últimos anos os saberes da experiência vêm progressivamente ganhando importância nas pesquisas sobre formação docente tendo em vista suas dimensões temporais na história de vida do futuro docente representando a base da construção dos saberes disciplinares, curriculares e profissionais. |
METODOLOGIA: |
Trinta e duas docentes da Educação Infantil da cidade de Santa Cruz, Japi e Campo Redondo no interior do Estado do Rio Grande do Norte, participaram do presente estudo. Elas trabalham com crianças de |
RESULTADOS: |
Os resultados revelaram que todas as educadoras são provenientes de nível sócio-econômico desfavorável, de origem interiorana, camponesas considerando que moravam em sítios longe das cidades. Elas fizeram referência ao modo de ser, articulando a representação do ser pessoal ao ser profissional, aos valores ensinados na relação familiar considerada agradável e a fé e a religiosidade passada de geração |
CONCLUSÃO: |
Em guisa de conclusão, foram observadas associações entre a representação pessoal, a vida familiar e escolar, a escolha da profissão, a formação e a atuação docente nos relatos da maioria das educadoras. Esses relatos têm um significado no sentido de compreender melhor a importância dos saberes da experiência como a base para a construção de outros saberes e convergem com as afirmações dos autores supracitados. Assim, as experiências de infância e adolescência oriundas da família e da escola estão associadas às decisões na escolha da profissão, na formação e no exercício da docência dessas educadoras numa relação entre presente e passado mobilizando saberes das experiências pessoais e profissionais. Os saberes da experiência são interiorizados antes da escolha da profissão, da formação e da prática pedagógica. De acordo com os relatos das educadoras, os saberes da experiência foram interiorizados a partir da vida familiar e escolar sendo, assim, caracterizados como um saber original que, associados aos saberes curriculares, disciplinares, profissionais, entre outros, contribuem como elemento fundamental nas decisões da prática pedagógica e nas relações em sala de aula. |
Instituição de Fomento: PIBIC - UERN - FAPERN |
Palavras-chave: saberes docentes, relatos autobiográficos, histórias de vida. |