62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
INCIDÊNCIA DE PARTO CESÁREO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA NO PERÍODO DE 2000 A 2009
Karla Vanessa Rodrigues Soares 1
Bagda Sanara Medeiros de Moraes Xavier 1
Daniella Cristina de Sá Carneiro Costa 1
Kátia Cristina Araújo Nascimento de Oliveira 1
Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim Costa 1
Sonaira Larissa Varela de Medeiros 1
1. Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB
INTRODUÇÃO:
Um aumento no número de partos cesáreos tem sido observado no Brasil. Essa elevação no número de cesarianas tem ocorrido ao mesmo tempo em que a prática obstétrica atual, por meio de recursos propedêuticos modernos, tem permitido uma melhor avaliação da gestação, fazendo diagnósticos mais precisos. Entre as causas mais freqüentes para indicação de parto cesáreo tem sido referidas o sofrimento fetal intrauterino, desproporção céfalo-pélvica, apresentação pélvica, doença hipertensiva especifica da gestação, gestação múltipla e ruptura prematura das membranas. O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), desde a sua inauguração, se tornou um hospital de referência para o atendimento materno em toda a região do Trairi, tendo ao longo dos anos, abarcado boa parte dos encaminhamentos de outros municípios. O conhecimento a cerca dos motivos que ocasionaram a realização da cesárea nesse hospital torna-se imprescindível. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a incidência de parto cesáreo no HUAB no período de janeiro de 2000 à dezembro de 2009 e identificar os principais indicadores para realização de tal procedimento cirúrgico.
METODOLOGIA:
Através da análise dos Relatórios Anuais dos Procedimentos Realizados na Sala de Parto do HUAB contidos no setor de Documentação Médica e Estatística do referido hospital, foram analisados, retrospectivamente, os dados correspondentes ao número de partos ocorridos no período de 2000 a 2009. Foi observado o número total de partos ocorridos nessa época de acordo com o tipo de parto, a incidência de parto cesáreo nesses anos e os principais fatores que levaram à realização dessa cirurgia. Para a observação da distribuição dos partos de acordo com o tipo de resolução, foi realizada uma análise estatística descritiva através da distribuição absoluta do número total de partos de cada ano, divididos em partos normais e cesáreos. Em seguida realizou-se uma distribuição relativa (percentual) do número de parto cesáreo em relação ao parto normal e a fórceps. Para averiguação da incidência de parto cesáreo nessa ultima década, foi realizado uma distribuição absoluta e relativa (percentual) do número total de partos cesáreo ocorridos em cada ano. Por fim, realizou-se a identificação e distribuição dos principais indicadores de parto cesáreo observados nesses anos. A identificação desses fatores ocorreu de acordo com o diagnóstico médico fornecido pelo Obstetra responsável.
RESULTADOS:
Entre os anos de 2000 a 2009 observou-se pouca modificação no número total de partos, passando de 1165 em 2000 para 1230 em 2009 (aumento 5,5%). Dentre todos os partos, identificamos que houve uma diminuição no número de partos normais ao longo dessa década, passando de 1016 no primeiro ano para 876 no último (diminuição 14%). O contrário pode ser observado no parto cesáreo. Verificou-se um aumento considerável no número de parto cesáreo passando de 136 no ano de 2000 para 324 no ano de 2009 (aumento de 138%). Quando observamos a proporção de parto cesáreo em relação ao número total de partos realizados no HUAB, temos que no ano de 2000 a porcentagem de parto cesáreo correspondia a 11,6% do total de partos, tendo aumentando para 26,3% no ano e 2009. Dentre os indicadores que levaram a realização do parto cesáreo no HUAB tivemos a desproporção céfalo-pélvica, o pós-datismo, o sofrimento fetal agudo, apresentação pélvica e a doença hipertensiva específica da gestação. O aumento de partos cesáreos realizados no HUAB tem-se mostrado elevado nos últimos anos. Apesar dos diversos fatores citados, observamos que essa elevação corresponde à maior resolutividade do serviço, através da presença de equipe médica completa capaz de atender grande parte das pacientes encaminhadas para o HUAB.
CONCLUSÃO:
Apesar do HUAB adotar como política de atenção a realização de partos normais, justifica-se o aumento no número de cesarianas. Conclui-se que o aumento no número de partos cesáreos está atrelado a melhoria no serviço oferecido pelo HUAB, com a presença de anestesiologistas todos os dias, diminuindo os encaminhamentos para os hospitais de alta complexidade em Natal ou Currais Novos. Apesar desse aumento na incidência de cesáreas, este ainda permanece abaixo do índice preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 40% para os hospitais de referência.
Palavras-chave: Cesárea, Parto , Indicadores.