62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
PROJETO XEQUE-MATE
Wellington José de Arruda Melo 1
1. Prefeitura da Cidade do Recife / PCR
INTRODUÇÃO:
O projeto Xeque-Mate foi realizado durante o ano letivo de 2009, na Escola Municipal Antônio Farias Filho, e teve como público alvo os alunos do 1º ano, 2º ciclo do Ensino Fundamental. A proposta enfocou o ensino do xadrez nas séries iniciais e sua relevância como uma atividade estimulante para aspectos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, tais como a concentração, a capacidade de abstração, o raciocínio lógico, a socialização e troca de conhecimentos entre os alunos. O projeto teve como objetivo despertar nos alunos o gosto pelo clássico jogo de xadrez e, assim, dispor na sala de aula de mais um valioso recurso para o desenvolvimento e exercício de suas habilidades cognitivas.
METODOLOGIA:
O projeto teve como ponto de partida a produção dos tabuleiros pelos próprios alunos. As regras do jogo foram sendo trabalhadas passo a passo durante as aulas. Inicialmente, os alunos utilizavam apenas os peões e o rei e, à medida que já demonstravam estarem familiarizados com estes componentes, recebiam novas peças, conheciam suas funções e movimentos, até se apropriarem de todos os saberes necessários para jogar. As partidas eram disputadas entre grupos com um tabuleiro imantado afixado na lousa para a visualização e participação de toda a turma. Nesse momento, aproveitava-se para esclarecer quaisquer dúvidas quanto às regras do xadrez. Depois, os alunos eram divididos em duplas e recebiam um jogo para as partidas individuais. O evento de culminância contou com a exposição de cartazes produzidos pelos alunos com as explicações básicas do jogo, demonstrações de jogadas num xadrez gigante confeccionado com garrafas plásticas, apresentação de uma das lendas sobre a origem do xadrez e um vídeo com o registro de momentos vivenciados pelos estudantes durante as várias etapas do projeto. Na oportunidade, colegas e professores de outras turmas puderam, já durante a visitação, dar os primeiros passos no aprendizado do xadrez sob a monitoria dos jovens enxadristas de nossa turma.
RESULTADOS:
A adesão da turma foi majoritária, todos se envolveram de forma significativa e os resultados obtidos foram animadores. Percebemos avanços tanto no aspecto cognitivo quanto no campo das socializações e interações entre os alunos. Há de se destacar, como exemplo do sucesso da vivência do Projeto Xeque-Mate, o desempenho de um aluno com necessidades especiais e alto déficit de aprendizagem que se identificou de tal forma com a proposta a ponto de tornar-se um dos melhores jogadores da turma.
CONCLUSÃO:
As etapas trabalhadas ao longo de todo o ano letivo contribuíram para estimular a construção e utilização de conhecimentos, sobretudo, no campo da matemática. Contudo, a proposta de trabalho demonstrou, durante sua implementação, a possibilidade de diálogo com elementos de outras áreas do conhecimento, tais como língua portuguesa (produção textual a partir de lenda sobre a origem do xadrez) e artes (pintura dos tabuleiros e confecção de peças gigantes). A possibilidade do trabalho, hora em duplas, hora em pequenos grupos ou até mesmo nas atividades coletivas fomentou a criação de novos vínculos e o fortalecimento dos já existentes entre os integrantes da turma. Assim, a vivência do projeto Xeque-Mate foi, sob todos os aspectos, significativa e gratificante, possibilitando, além de avanços no processo ensino-aprendizagem, melhoria na qualidade das relações aluno/aluno e professor/aluno.
Instituição de Fomento: Prefeitura da Cidade do Recife - PCR
Palavras-chave: xadrez, aprendizagem, interação.