62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
O CURRÍCULO ESCOLAR: a interdisciplinaridade no cotidiano da ação docente
Sheila Valéria Pereira da Silva 1
Simone Maria Marinho de Andrade 1
Francisca Terezinha Oliveira Alves 1, 2
Maria da Apresentação Barreto 1, 3
1. CCAE/UFPB
2. Dra. / Orientadora
3. Dra. / Co. orientadora
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve início numa conversa informal entre as alunas do curso de Pedagogia e a professora da disciplina de Currículo e Programas, sobre as concepções do Currículo Escolar. Como resultado dessa conversa, surgiu, entre as alunas, o questionamento de como os professores do sistema de ensino público concebem a concepção de currículo escolar. Tal questionamento gerou, nas alunas, indagações sobre como os professores da rede pública municipal de ensino fazem a correlação entre a sua concepção de currículo escolar e os processos metodológicos em sala de aula; e, ainda, como é realizada a interface com a interdisciplinaridade. Para tanto, houve a necessidade de elaborar questões que direcionariam a pesquisa com o objetivo de conhecer qual a compreensão que os professores apresentam sobre o Currículo. É importante destacar que o entendimento individual do docente com relação ao Currículo implica diretamente a forma como ele organiza e planeja os conteúdos e as ações pedagógicas, que virão contribuir para a formação integral do aluno enquanto ser social, político e cultural. Enquanto diretriz, o Currículo apresenta como foco as necessidades dos alunos e da comunidade a qual pertencem abrangendo o contexto social e local de forma multicultural e polissêmica. Uma concepção curricular incoerente com a realidade interfere diretamente nas formas e critérios utilizadas pelos professores para organizar e planejar aulas e conteúdos, igualmente na ação avaliativa com os discentes.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desta pesquisa, elegeu-se a abordagem qualitativa por possibilitar maior aprofundamento na compreensão do objeto de estudo. Foram entrevistados 09 professores dos anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iracema Soares, situada na cidade de Mamanguape no estado da Paraíba. Para a realização da coleta dos dados, fez-se uso de uma entrevista semiestruturada, realizada no prédio da própria escola com os professores. Os objetivos fomentados pela pesquisa serviram de embasamento para a elaboração das questões. Após a realização das entrevistas, copiadas na íntegra, os resultados a quais constarão na descrição das principais informações citadas pelos professores.
RESULTADOS:
A concepção do que seria Currículo Escolar apontou uma diversidade de respostas; com o currículo citado como conteúdos trabalhados em sala de aula, esse adequado à realidade, à meta do trabalho escolar, tal currículo concebido de acordo com a pesquisa sobre o aprendizado e planejamento. Diante desses depoimentos os professores conceituaram que o Currículo Escolar é tudo que será trabalhado em sala de aula, contudo, é preciso que esteja adequado à realidade social e individual de cada educando. No que se refere à metodologia utilizada na aplicação dos conteúdos curriculares, foram mencionados: aula expositiva, debates, questionário de perguntas e respostas, leituras de textos e dinâmicas. Em concordância com as teorias, na area, é importante que, na execução das atividades, ocorra o estímulo ao desenvolvimento das capacidades cognitivas integrais dos alunos. O trabalho pedagógico, realizado com a interface entre os conteúdos trabalhados nas disciplinas, em sala de aula, foi mencionado como: uma ponte entre os conteúdos de Português e Matemática, com dinâmicas, e de forma oculta com as disciplinas e seminários, pesquisas e debates. Com isso, acredita-se que a interdisciplinaridade representa uma quebra dos paradigmas em relação à fragmentação do conhecimento, ocorrendo a relação entre os campos do saber. E ainda explicitou-se que o Currículo Escolar, muitas vezes, não é compreendido como uma diretriz a se seguir e adequar-se ao ambiente local dos alunos, e sim como uma meta a se alcançar.
CONCLUSÃO:
Esta pesquisa desenvolveu-se em busca de um entendimento acerca da compreensão de Currículo Escolar e da relação metodológica interdisciplinar por um grupo de professores. Evidenciou-se o que se entendem por currículo como todos os conteúdos trabalhados em sala de aula. Como ação metodológica, trabalham-se jogos, dinâmicas, questionários, debates etc. Neste entendimento, ocorre a relação interdisciplinar quando o conteúdo proposto para a aula faz interface com outras disciplinas. Através do Currículo Escolar, o professor desenvolve em sua prática pedagógica a dimensão cognitiva e intelectual dos alunos de forma direta ou indireta, desenvolvendo os saberes adquiridos pelos alunos em sala de aula e no seu meio social, fora do espaço escolar, fazendo uma correlação entre o contexto escolar e as diversas situações vivenciadas pelos alunos no cotidiano. A interdisciplinaridade ocorre na socialização de saberes adquiridos em sala de aula com os saberes adquiridos no meio social do aluno. Ocorre também quando há o rompimento dos campos disciplinares para a compreensão de que todos os saberes se completam de forma (in)direta. Os resultados obtidos nessa pesquisa evidenciaram que o Currículo e a interdisciplinaridade são questões que ainda precisam ser debatidas, havendo a necessidade de grandes esclarecimentos na relação que ambos apresentam com o desenvolvimento integral do aluno. A formação do aluno não se dá apenas no espaço escolar, mas nas diversas esferas sociais. O currículo dispõe as diretrizes para essa formação e a interdisciplinaridade torna essa relação possível. Quanto à metodologia, são os meios que irão viabilizar essa interconexão.
Palavras-chave: Currículo, Interdisciplinaridade, Ação Docente.