62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA UTILIZANDO BIOGRAFIAS DE MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Rita Sidmar Alencar Gil 1
Manoela Franco da Silva 1
Elma Daniela Bezerra Lima 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
INTRODUÇÃO:
A História da Matemática na prática escolar geralmente não é utilizada como estratégia no ensino-aprendizagem em sala de aula. Os livros didáticos apresentam apenas textos superficiais e o professor utiliza esse material apenas de forma ilustrativa. Diante dessa situação nos perguntávamos: é possível o uso da biografia de matemáticos como fonte de pesquisa em sala de aula para aprimorar o conhecimento matemático dos alunos do ensino fundamental? Buscamos um meio de incentivar os alunos a pesquisarem fontes e documentos que mostrem a contribuição de Matemáticos utilizando material biográfico. Os objetivos dessa pesquisa são: refletir sobre o uso de biografias de matemáticos como proposta metodológica para ensinar matemática de uma forma mais significativa para os alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental; mostrar aos alunos a relevância de se conhecer o desenvolvimento histórico da matemática através da biografia de matemáticos; e propor atividades de ensino e aprendizagem da matemática usando a biografia de matemáticos para a realização de projetos de pesquisa. A relevância deste estudo é que pretendemos contribuir com outras pesquisas na área de História da Matemática, que utilizem a biografia de matemáticos para motivar o ensino e aprendizagem da Matemática.
METODOLOGIA:
Essa atividade foi realizada com os alunos de treze turmas de quinta à oitava séries do ensino fundamental de uma escola militar em Belém-PA no período de abril à junho de 2008 durante o estágio da prática docente. Foi solicitado aos alunos que pesquisassem sobre biografias de quatorze matemáticos e que eles reunissem esse material para serem confeccionados cartazes ilustrando a biografia e a contribuição desses matemáticos para serem expostos durantes dois dias no hall da escola para a comunidades escolar. Foi feito um acompanhamento com mais de um mês de antecedência da data da realização da atividade por parte dos professores e estagiários que orientaram os alunos em seus trabalhos. Os alunos sugeriram que os trabalhos não fossem apresentados apenas em forma de cartazes. Alguns sugeriram mostrar na prática algumas descobertas matemáticas e demonstrações de alguns experimentos realizados pelos matemáticos pesquisados, bem como apresentar suas pesquisas em forma de slides no auditório da escola.
RESULTADOS:
Os alunos expuseram seus trabalhos de maneira bem organizada, pois os cartazes confeccionados por eles deixavam evidente que eles primaram por mostrar realmente um trabalho de qualidade e repleto de criatividade. Vários grupos se destacaram em sua forma de apresentação. Essa atividade foi de grande importância para esses alunos e serviu para que eles compreendessem que a Matemática não vem simplesmente do nada, como muitos pensam, e sim que houve todo um estudo e contribuições dos matemáticos que eles pesquisaram. Eles verificaram como alguns conteúdos de Matemática foram desenvolvidos para chegar ao que sabemos hoje. Com a realização desse trabalho o mais interessante foi que os alunos dessa escola, através de suas pesquisas, conseguiram compreender e passar claramente esse conhecimento de acordo com o que entenderam em suas pesquisas.
CONCLUSÃO:
Consideramos que foi muito importante propor aos alunos que realizassem trabalhos envolvendo a História da Matemática, através da biografia de matemáticos, onde foi possível conhecer a historia da vida de quatorze matemáticos e a contribuição que estes deixaram. Percebemos a relevância do processo de construção de atividades desta natureza, tivemos consciência que é extremamente válido conhecer o ideal matemático desses homens, consagrados por suas idéias e descobertas, e que através de pesquisas bibliográficas é possível captar suas percepções acerca do conhecimento matemático. Com a realização deste trabalho esperamos contribuir com outros pesquisadores na área de História da Matemática, envolvendo a biografia de matemáticos e incentivar docentes na busca desse conhecimento e produção de mais materiais nessa área, aprimorando as práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Historia da Matematica, Biografias de Matematicos, Pesquisas.