62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
REGISTRO QUANTITATIVO DE ENTRADA E SOLTURA DE ANIMAIS SILVESTRES NO IBAMA DE IMPERATRIZ-MA NO ANO DE 2009.
Marcone Helmer da Silva 1
Thalis Moreira Borges 1
Leonardo Cerqueira Silva 1
Fernando Loiola Nunes 1
Reylan Delano Rocha Alencar 1
Ingrid karoline Alves de Queiroz 1
1. Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA-CESI.
INTRODUÇÃO:
O Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS tem a finalidade recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, assim como eventualmente, receber animais silvestres de particulares que os estavam mantendo em cativeiros domésticos de forma irregular como animais de estimação. O trabalho de recepcionar e triar animais implica em registrar a entrada de cada individuo; identificar a espécie e fazer a sexagem (quando possível), levantar informações quanto ao local em que foi capturado e o tempo de cativeiro; verificar qual é o habitat da espécie; e alojar os animais adequadamente para receberem os devidos cuidados. O objetivo do presente trabalho é identificar as diferentes espécies de animais silvestres entregues ao IBAMA de Imperatriz-MA no ano de 2009; descrever os procedimentos do CETAS para com os animais destinados. Todos os anos milhares de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu habitat no país, boa parte exportada. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade da fauna. Somente a conscientização da população poderá desestimular este comércio ilegal e proteger o direito à vida e liberdade dos animais.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado junto ao IBAMA de Imperatriz-MA, através de dados fornecidos dos registros de entrada e soltura dos animais do ano de 2009. Foram realizados cálculos estatísticos de todas as espécies, a fim de identificar a quantidade e a variedade de espécies que predominam na região tocantina do estado do maranhão. Além do acompanhamento no Nucleo Fauna, dos cuidados de manejo, sanidade, nutrição e soltura dos animais, realizado no período de 04/01/2010/ a 05/03/2010. O CETAS de Imperatriz-Ma possui atualmente no seu núcleo: 2(dois) biólogas, 1(um) veterinária,ambas analistas ambientais, 1(um) fiscal, 1(um) estagiário( Acadêmico de Medicina veterinária)e 1(um) zelador. O IBAMA de Imepratriz-Ma conta com 12 áreas de preservação ambiental (Horto, Chácara Água Preta, Rio Tocantins, Riacho Bananal, Lagoa Verde, 50º Bis, Resex Ciriaco- município de Cidelândia-MA, Fazendas: Santa Maria, Italiana, Escola-Facimp, Ressaca- município de Governador Edson Lobão, Passarinho- município de Senador La Roque), como área de soltura dos animais. A Região Tocantina, localiza-se na porção Sudoeste do Estado do Maranhão. Com Clima tropical quente e seco no verão e úmido no inverno.
RESULTADOS:
No ano de 2009, o IBAMA registrou a entrada de 304 espécies de animais silvestre. Dentre essas espécies: 102 (33,55%) são Répteis, 119 (39,14%) Aves e 83 (27,30%) Mamíferos. As principais espécies de aves entregues foram: 13 (10,92%) Curió, 10 (8,40%) Papagaio do Mangue, 8 (6,72%) Periquito de Asa Amarela, 8 (6,72%) Gavião-carijó, 6 (5,04%) Sabiá, 6 (5,04%) Suindara e 5 (4,20%) Papagaio Verdadeiro. A alta porcentagem de Curió, esta relacionada ao grande numero de apreensões desses animais, devido possuírem grande valor comercial. As principais espécies de Repteis entregues foram: 39 (38,23%) Jibóias, 17 (16,66%) Sucuris, 19 (18,62%) Jacaré-tinga e 10 (9,80%) Iguanas. Tal resultado mostra o grande numero de ofídios, devido ao fato da urbanização e do desmatamento. As principais espécies de mamíferos são: 19 (22,89%) Preguiça, 15 (18,07%) Tamanduá-mirim, 10 (12,04%) Macaco prego, 9 (10,84%) Quati e 5 (6,02%) Cachorro do mato. Esse resultado condiz com o alto desmatamento da região tocantina-MA. Essas entregas são feitas ao IBAMA de forma: espontânea (56,30%), apreensão (21,30%), pelo Corpo de Bombeiro (17,64%) e denuncias (5,04%). A maioria desses animais é logo soltos, e outros por motivos de saúde, tem o acompanhamento do CETAS até ficarem aptos para a soltura no ambiente.
CONCLUSÃO:
Com o seguinte trabalho conclui-se que, a região tocantina do Estado do Maranhão além de possui uma grande variedade de espécies de animais silvestre, o que identifica sua fauna, pode esta correndo um serio risco de extinção de suas espécies, devido aos grandes desmatamentos freqüentes na região. Boa parte desses animais migram para cidade, e muitos são capturados pelos próprios habitantes, que os mantém em cativeiros. Alguns fazem a entrega, e outros ligam para o Corpo de Bombeiro realizar a captura, no qual são entregues ao IBAMA. Além do trafico desses animais, o que mostra no numero de apreensões. O maior problema do CETAS é em alojar esses animais entregues no núcleo fauna, pois sua área é muito pequena, sendo que a maioria dos animais entregues são examinados, os que estiverem bem de saúde, logo são soltos, pois o Núcleo fauna de Imperatriz-MA não possui uma área de adaptação ambiental. Alguns animais que ficam se recuperando de algum problema, devido ao tempo perdem seu extinto de habitat, sendo os mesmos removidos a zoológicos de outras regiões. Tem que haver um maior trabalho por parte dos órgãos públicos de conscientização da população sobre as punições que podem acontecer em se criar animais silvestres e também quanto aos crimes relacionados aos desmatamentos.
Instituição de Fomento: FAPEMA- Fundação de Amparo a Pesquisa e ao desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão
Palavras-chave: IBAMA, CETAS, Animais Silvestres.