62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE- CEARÁ: JUVENTUDE E TRABALHO
Paulo Wescley Maia Pinheiro 1
Francisco Horácio da Silva Frota 2, 1
1. Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Prof. Dr. / Orientador
INTRODUÇÃO:
No Ceará, durante os últimos governos, há um avanço de uma política de desenvolvimento que valoriza o crescimento das áreas industriais e a ampliação desses pólos para a área metropolitana, litoral e interior do estado. Tomando como base tal compreensão, está sendo implantado um Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP, no município de São Gonçalo ratificando a multiplicação de ações voltadas para essa área. Com as possibilidades ampliadas, esse investimento traz também contradições e interrogações atinentes aos choques causados à população cearense, sobretudo para os habitantes da cidade que recebe o CIPP, pois São Gonçalo caracteriza-se pela falta de pessoal que atenda tal demanda, visto que apesar de ter havido contratações para a construção do porto a baixa qualificação prejudicou a absorção da mão-de-obra local. Concernente a esse quadro, a juventude apresenta-se como parcela significativa da população, alvo dos grandes impactos, positivos e negativos, trazidos pelo processo acelerado de desenvolvimento industrial no município, tornado-se urgente um estudo referente a essa questão. Dessa forma, o presente estudo visa traçar um perfil da juventude, enfocando as necessidades dos jovens, suas práticas, seus valores e suas perspectivas quanto ao mercado de trabalho.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico, documental e estatístico sobre a industrialização do Município de São Gonçalo do Amarante- CE; pesquisa exploratória; aplicação de questionários com duzentos e seis jovens na faixa etária de 15 a 24 anos divididos entre a sede do município e o distrito de Pecém onde fica instado o Complexo Portuário. As questões norteadoras do questionário aplicado foram: perfil dos (as) entrevistados (as); a situação do emprego e desemprego; escolaridade; lazer; conhecimento político; acesso a internet; os sentimentos em ser jovem; conhecimento dos Jovens sobre a implantação do Pólo Industrial Portuário na Região; a importância que os jovens atribuíram à instalação dos empreendimentos na Região São Gonçalo e Pecém; a opinião dos entrevistados acerca da implementação desses empreendimentos na geração de emprego e renda para o município; os impactos nas condições de vida da população e das oportunidades de emprego para os jovens do Município.
RESULTADOS:
Os dados colhidos na pesquisa contribuem para traçar o perfil da juventude, enfocando o processo de industrialização e seus impactos para o publico jovem. Tem-se os seguintes dados coletados: 48,1% dos jovens exerciam algum tipo de trabalho remunerado; dos que estavam trabalhando 37,4% são empregados sem carteira assinada e, somente 32,3%, trabalham de forma legalizada; 48,6% não estavam trabalhando; referente ao indicador mídia e acesso a cultura 85% afirmaram que têm acesso a computador, e 15% disseram que não utilizavam; dos que possuem acesso a computador 97,1% utilizam internet; 77,7% possuem título de eleitor e 22,3% não possuem; quanto ao conhecimento dos entrevistados sobre o Porto do Pecém, 77,7% afirmaram já ter ouvido falar da implantação do CIPP; com relação aos equipamentos que compõe o Complexo Portuário, 89,8% tomaram conhecimento da Siderúrgica, 71,8% da Refinaria, 33,5% do Escoamento do Ferro através do Porto e 21,4% do Pólo Metal Mecânico; 97%.consideraram importante a instalação do Pólo Industrial Portuário na região; 93,6% consideram que a implantação do Pólo Industrial Portuário na região vai gerar novos empregos; 68,7% afirmaram que as condições de vida da população irá melhorar; 93,5% creditaram que surgirão novas oportunidades de emprego para os jovens.
CONCLUSÃO:
O resultado da investigação desenvolvida entre os jovens de São Gonçalo veio evidenciar que estes são descrentes com relação aos benefícios do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP para os que residem na área. O desafio é pensar a intervenção no município reconhecendo os problemas decorrentes de uma visão excludente de desenvolvimento. Não basta falar em quantidade de empregos que serão gerados se tais declarações não são acompanhadas de medidas concretas que permitam absorver a juventude do município. Também merece ser observado que os empregos gerados não devem se restringir aos de menor qualificação. O desenvolvimento abordado como oportunidade, ou seja, como fenômeno fundamentalmente histórico, terá que depender de coordenadas políticas que levem em consideração a juventude que no momento necessita se inserir no mercado de trabalho e se beneficiar da política de investimento para área.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq
Palavras-chave: Industrialização, Juventude, Trabalho.