62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
EXPERIÊNCIAS COM A MODALIDADE ESPORTIVA BASQUETEBOL NUMA ESCOLA PÚBILICA DE GUANAMBI-BA: ENTRE A TRADIÇÃO, A INOVAÇÃO E A PROBLEMATIZAÇÃO
Gilson Benedito da Silva 1
Luciano Lima Diniz 1
Maiala Maria Souza 1
Nadson Santana Reis 1
Uília Batista Pereira Fernandes 1
Sebastião Carlos dos Santos Carvalho 1
1. Depto. de Educação - Campus XII - Universidade do Estado da Bahia - UNEB
INTRODUÇÃO:

O presente relato decorre de uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola estadual de ensino fundamental e médio no município de Guanambi-BA, por estudantes de graduação em Licenciatura Plena em Educação Física com a modalidade esportiva basquetebol, tendo como objetivo proporcionar vivências deste esporte em âmbito escolar, problematizando suas nuances específicas, desenvolvendo educativos que propiciem a apropriação de seus fundamentos básicos, além de avaliar questões afetas aos esportes, especialmente relativas a espetacularização e esportivização, bem como as questões da  sobrepujança, da seletividade e do gênero, tendo em  vista a construção de uma nova cultura esportiva. Diante de uma práxis pedagógica que historicamente reafirmou estereótipos do "atleta-campeão" e que elegeu o esporte institucional, pouco democrático e educativo, há a necessidade de um trato pedagógico diferente, implicando numa análise que reflita o movimento nos âmbitos dos saberes populares e das diversas mídias que o influenciam, tratando-o como uma prática social objetivada e apropriada de maneira a contribuir para a formação de sujeitos sociais capazes de superar as práticas imediatistas da realidade cotidiana, redimensionando-a e reinventando-a.

METODOLOGIA:

Inicialmente desenvolvemos um estudo, a partir de pesquisa bibliográfica na tentativa de compreender e delimitar a dimensão conceitual do esporte, bem como compreender as nuances e complexidades específicas da modalidade basquetebol. Utilizou-se o método dialético, pautado na prerrogativa de que em ciências sociais é o que se mostra adequado para compreender, apreender e intervir na realidade cotidiana; como técnica para o levantamentos dos dados e provocar mudanças na conduta dos sujeitos envolvidos no estudo. Optou-se por uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Guanambi-BA, com uma turma de 35 alunos, estudantes regularmente matriculados em turno oposto e média de idade de 14 anos.Tais intervenções foram realizadas durante dois meses, com duração de 01h30min cada. No decorrer da intervenção, problematizamos alguns pontos e coletamos alguns dados a partir de observação participante e de grupos focais, uma técnica que visa a "fala em debate". Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise do discurso que constitui num dispositivo de observação apto a revelar e apreender o objeto discurso que se dá pela tarefa de interpretar.

RESULTADOS:

 

Durante a intervenção pedagógica observou-se que os participantes do estudo copreendia o esporte, associando-o a práticas performáticas, espetacularizadas, imediatistas, com poucas possibilidades educativas, entretanto ainda permanece a ligação com o entretenimento, o consumo de bens culturais, atividades recreativas e medicalizadas que resultariam em saúde. Quanto aos valores, algumas pessoas relacionaram-no à produtividade da sociedade urbano-industrial capitalista, à competitividade, ao individualismo e à segregação; com o decorrer do trabalho, a partir de problematizações constantes notou-se uma tendência a novos olhares sobre o esporte. Em alguns casos, observaram-se novas posturas diante deste, questionando e avaliando as implicações da inflexibilidade das regras esportivas para o acesso e conhecimento deste, problematizando as barreiras socioculturais para a apropriação de tal elemento da cultura corporal. Além disso, no final das intervenções nota-se, também, uma preocupação com a diversão em detrimento da competição, assim como formação de times mistos e de reflexões mais críticas sobre as questões afetas a esta prática corporal.

CONCLUSÃO:

Diante de tais prerrogativas e significados a vivência/apropriação do esporte torna-se extremamente problemática especialmente por pré-adolescentes, principalmente aqueles que não atendem aos padrões/estereótipos sociais estabelecidos e enfatizados pela mídia. Além disso, o estudo permite compreender como os participantes da intervenção/estudo percebem o esporte, restringindo-o às produções e investimentos da indústria cultural, associando-o ao atual modo de organização da vida humana. Somado a isso cabe ressaltar que tanto o esporte como lazer ocupam um lugar secundário na vida destes, entretanto constitui condições necessárias à emancipação humana, daí a necessidades de políticas públicas de esporte e lazer inovadoras que assegurem a vivência destes como direito social. Contudo é imprescindível tratá-lo pedagogicamente tendo em vista que sua apropriação demanda problematizar e transpor as barreiras socioculturais historicamente construídas, de modo que é urgente a superação da visão positiva de gesto motor, já que o movimento é humano e o homem, também é um ser social dotado de consciência histórica; além disso, é uma irresponsabilidade e imaturidade trabalhar com tal conteúdo buscando talentos esportivos.

Palavras-chave: Esporte Escolar , Práxis Pedagógica , Espetacularização .