62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
BRINCADEIRAS DE CRIANÇA: BRINCAR É MAIS QUE UMA ATIVIDADE LÚDICA, É EDUCAR PARA PRESEVAR E CONSCIENTIZAR
Maria Dagmar Ribeiro 1
1. Complexo Educacional Contemporâneo - CEC
INTRODUÇÃO:

A brincadeira é um universo no qual a criança aprende e desenvolve seu potencial físico e intelectual. Com a criação dos jogos eletrônicos, fica cada vez mais difícil encontrar criança brincando nas ruas, praças e parques. Poucas conhecem a riqueza cultural das brincadeiras vividas pelos nossos antepassados como amarelinha, adedonha, pular corda, pião, brincadeira de roda, bandeirinha e outras mais. Através das brincadeiras as crianças atribuem significado ao seu mundo, apropriam-se de conhecimentos que lhes ajudarão a agir sobre o meio em que se encontram, reconhecendo nas brincadeiras e nos brinquedos as manifestações de características de nossa sociedade. Na brincadeira o sujeito exercita-se cognitivamente e socialmente.

METODOLOGIA:

Para a execução do projeto os alunos realizaram pesquisas junto aos seus familiares e pessoas da comunidade para saber a origem dos brinquedos e a sua importância. Também foram buscar informações em livros, revistas e jornais. Diante das informações, foi feita uma seleção do material a ser utilizado e começou a confecção dos brinquedos com material reciclado. À medida que construíam seus brinquedos iam demonstrando como brincar. Com todos os brinquedos confeccionados começamos a parte da divulgação. A escola produziu folders para a comunidade escolar, parentes e amigos dos alunos. Foi feita a escolha de uma praça pública onde os alunos, juntamente com a comunidade, amigos e pais, mostraram a importância das praças públicas para a comunidade como sendo um lugar que deve ser preservado e destinado ao lazer.

RESULTADOS:

O projeto realizado pelos alunos e apresentado a comunidade ampliou as possibilidades expressivas das brincadeiras promovendo um 'despertar' para os espaços públicos, e que muitas vezes não são utilizados e passam a ser danificados por não saberem realmente a sua importância na vida da comunidade.

CONCLUSÃO:

Ao concluir o projeto, foi possível perceber que as brincadeiras aconteceram de forma espontânea e dinâmica na vida das crianças, onde as mesmas foram capazes de desenvolver várias brincadeiras. Também foi apresentada pelas crianças a importância de valorizar, revitalizar e resgatar os brinquedos e brincadeiras vivenciadas pelos nossos antepassados, e que se faz presente nas raízes da nossa cultura.  Mostrando que existem formas agradáveis e saudáveis de brincar, além de conscientizar a comunidade de como devemos preservar e ocupar os espaços públicos destinados ao lazer.

Palavras-chave: Brincadeiras, Crianças, Praças.