62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA A SÍNTESE DE OXIMAS UTILIZANDO O PEG 400.
Wagner André Vieira da Silva 1
Neirivaldo Cavalcante da Silva 1
José Arimatéia Nóbrega 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
INTRODUÇÃO:
As oximas representam uma classe importante de compostos orgânicos usados em cicloadições na preparação de numerosos heterociclicos, além de serem empregados como antídotos contra agentes neurotóxicos. Convencionalmente, a oxima é obtida através da reação de um aldeído ou cetona com hidroxilamina, principalmente na forma do cloridrato, em meio orgânico ou em condições livre de solvente. O polietilenoglicol (PEG) é um solvente hidrofílico que vem sendo utilizado em reações orgânicas, devido as suas propriedades catalíticas e a facilidade de reciclagem, além de ser atóxico e não-volátil. Neste trabalho, apresentamos alguns resultados relativos à obtenção de oximas utilizando o PEG-400 como meio reacional.
METODOLOGIA:
O procedimento experimental é bastante simples, envolvendo a mistura do aldeído ou cetona (1eq) e cloridrato de hidroxilamina (1,1eq) na presença do PEG (solvente) em aquecimento à 50°C, em uma balão de fundo redondo. A cromatografia de camada delgada foi o método utilizado para monitorar o desenvolvimento da reação. Foi feita a extração da fase orgânica por meio do tratamento com água/solvente orgânico. A mistura resultante da reação foi seca com sulfato de sódio e, logo em seguida foi purificada via coluna cromatográfica.
RESULTADOS:
A oximação de aldeídos utilizando o PEG 400 ocorreu, em todos os casos investigados, de forma imediata e em ótimos rendimentos (87,5%-quantitativo). A oximação das cetonas ocorreu com baixo tempo reacional (5-20 minutos), e assim como nos aldeidos, ocorreu com excelentes rendimentos. Esses resultados têm relação direta com os efeitos catalíticos atribuídos ao PEG 400. A estrutura polar desse solvente poli-oxigenado favorece interações do tipo dipolo-dipolo ou ligações de hidrogênio com determinados grupos orgânicos, a exemplo do grupo carbonila, ativando essas funções para algumas reações específicas, como adições nucleofílicas. As oximas foram caracterizadas por ponto de fusão e por ressonância magnética nuclear 1H e 13C.
CONCLUSÃO:
A oximação de aldeídos utilizando o peg 400 como meio de reação mostrou-se um procedimento muito eficiente, demonstrado pelo curto tempo de reação e os altos rendimentos. As condições experimentais apresentadas representam uma opção importante em relação aos métodos atuais de oximação.
Palavras-chave: Polietilenoglicol (PEG), Oximas, Hidroxilamina.