62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA OFERECIDO POR DUAS ESCOLAS COM FILOSOFIAS DISTINTAS DE NATAL/RN: UM ESTUDO ANALÍTICO-COMPARATIVO DOS SEUS MÉTODOS DE TRABALHO E DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Lucas Mateus Gonçalves Bulhões 1
Luiz Gonzaga Pontes Pessoa 2
1. DEPARTAMENTO DE LETRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE / UFRN
2. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE / UFRN
INTRODUÇÃO:
É DO SENSO COMUM A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR A LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS. A NECESSIDADE DE SE APROFUNDAR NUM IDIOMA CONSIDERADO "UNIVERSAL", SEJA PARA FINS CULTURAIS E/OU PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, FEZ COM QUE MILHARES DE ALUNOS INGRESSASSEM NAS DIVERSAS ESCOLAS DE IDIOMAS ESPALHADAS PELO BRASIL. EM MEIO A TANTAS OPÇÕES, COMO O CIDADÃO COMUM PODE ESCOLHER, POR CONTA PRÓPRIA, O MÉTODO DE ENSINO DE INGLÊS MAIS "RECOMENDADO" PARA SUAS NECESSIDADES? O INTUITO DESTA PESQUISA É DE ANALISAR OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E AS FORMAS DE TRABALHO PERTENCENTES A DOIS AMBIENTES EDUCACIONAIS COM DIFERENTES FILOSOFIAS NA CIDADE DO NATAL (RN): UMA ESCOLA DE FRANQUIA E OUTRA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE, BUSCANDO-SE, ENTÃO, CONCLUSÕES PARA OS SEGUINTES OBJETIVOS: REFLETIR SOBRE AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM CONSTITUIR UMA INTERFACE ENTRE AS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E AS FRANQUEADAS; COMPREENDER OS ASPECTOS IMPLÍCITOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA; PROCURAR IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS CURSOS DE INGLÊS DUMA INSTITUIÇÃO FORMAL (FRANQUEADA) E DUMA INSTITUIÇÃO MAIS VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO (PROFISSIONALIZANTE), DE MODO QUE SE EVIDENCIE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES EM RELAÇÃO À TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA.
METODOLOGIA:
O REFERENTE TRABALHO CIENTÍFICO SE DESENVOLVEU COMO PESQUISA EXPLORATÓRIA, APOIADO POR UM REFERENCIAL TEÓRICO DE AUTORES RECONHECIDOS NA ÁREA DE PEDAGOGIA, DE MERCADO DE TRABALHO, DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, ESTES ENCONTRADOS EM ARTIGOS ACADÊMICOS, REVISTAS E SITES DA INTERNET QUE CONTINHAM TEXTOS SOBRE O TEMA PROPOSTO. ATRAVÉS DE RELATOS E EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DUMA ESCOLA DE INGLÊS DE FRANQUIA E DOUTRA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE DA CIDADE DO NATAL (RN), FEZ-SE UMA AVALIAÇÃO COMPARATIVA E CRITERIOSA ENTRE AS ESCOLAS, REALIZADA SOB UMA METODOLOGIA RESTRITAMENTE ANALÍTICA QUE ENFOCOU ASPECTOS DIDÁTICOS, METODOLÓGICOS E ADMINISTRATIVOS DOS DOIS AMBIENTES EDUCACIONAIS, OS QUAIS POSSUÍAM FILOSOFIAS MARCADAMENTE DIFERENTES, ASSIM PODENDO APONTAR 10 (DEZ) PONTOS POSITIVOS E 10 (DEZ) PONTOS A SEREM EVOLUÍDOS PELAS REFERIDAS ESCOLAS, FOMENTANDO, AO FINAL DO PROCESSO, UMA CONCLUSÃO SUBJETIVA, FEITA EM COMUM ACORDO PELOS AUTORES, COM BASE NOS DADOS EMPÍRICOS COLETADOS DOS EDUCANDOS.
RESULTADOS:
ENTRE OS 10 (DEZ) PONTOS POSITIVOS ELENCADOS PARA AS DUAS ESCOLAS, DESTACAM-SE NA ESCOLA DE FRANQUIA, DENTRE OUTROS, O USO DA INTERNET PARA ATIVIDADES DE APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA, LEITURA E AUDIÇÃO DOS EDUCANDOS, A EXISTÊNCIA DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO NO EXTERIOR E DUMA METODOLOGIA DE ENSINO VOLTADA PARA O CONCEITO DE "COMPETÊNCIA COMUNICATIVA", ENQUANTO QUE NA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE MERECEM DESTAQUE A ALTA CARGA HORÁRIA DE AULAS, A PRESENÇA DE ATIVIDADES QUE RESPEITAM OS FATORES CULTURAIS REGIONAIS DOS ALUNOS E UMA METODOLOGIA DE "ENSINO POR COMPETÊNCIAS". DOS 10 (DEZ) ASPECTOS SUGERIDOS PARA SEREM EVOLUÍDOS, ENFATIZOU-SE O AUMENTO DA CARGA HORÁRIA DE AULAS PRESENCIAIS, A IMPLANTAÇÃO DUM REFORÇO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E UMA MAIOR UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE INFORMÁTICA PARA ATIVIDADES DE PESQUISA NA ESCOLA DE FRANQUIA; JÁ NA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE TEM-SE A NECESSIDADE DE MELHORAR OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR, CONSCIENTIZAR OS PROFESSORES SOBRE O USO MAIS CONSTANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS E DE OFERECER ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO FINAL DO ÚLTIMO NÍVEL DO CURSO COMO FORMA DE APERFEIÇOAR A PRÁTICA DO IDIOMA.
CONCLUSÃO:
A PARTIR DA ANÁLISE QUALITATIVA DAS DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PELAS REFLEXÕES REALIZADAS DURANTE A PRODUÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO, O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SE APRESENTOU DE MANEIRA MAIS DESTACADA AO QUE SE REFERE À AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA SITUAÇÕES DE PRÁTICA LABORAL, PRINCIPALMENTE NO SETOR DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (COMO PROPUNHA SUA MISSÃO INSTITUCIONAL), ENQUANTO QUE NA ESCOLA DE FRANQUIA HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DO ENSINO DE INGLÊS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS E DE MAIOR AMPLITUDE NA VIDA DIÁRIA DO EDUCANDO, COM O QUAL PODE SER, INCLUSIVE, APLICADO NUM AMBIENTE DE TRABALHO, PORÉM, SEM O ENFOQUE APRESENTADO PELA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO, SENDO JUSTIFICADO POR SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA VOLTADA MAIS PARA O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO EDUCANDO.
Palavras-chave: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, QUALIFICAÇÃO SOCIO-PROFISSIONAL, MERCADO DE TRABALHO.