62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DIAGNOSTICO SOBRE O NIVEL DE CONHECIMENTO E MOBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUA PARA AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE MUDAS E PLANTIOS DE ENRIQUECIMENTO
Maria Cristina Trajano da Silva 1, 3, 2
Auristela dos Santos Conserva 3, 2
1. Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST/UEA
2. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
3. Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM
INTRODUÇÃO:
As matas de várzea são essenciais para a manutenção das funções ecológicas desses ambientes. Além de que, são fontes de alimentação para diferentes espécies de peixes e os recursos explorados nas florestas são utilizados para subsistência das populações ribeirinhas. No entanto, a super exploração dos recursos coloca em risco a autonomia cultural dos povos amazônicos. As atividades de exploração madeireira, extração de frutos e fibras vegetais entre outras, modificam o ambiente e a composição de espécies. Ainda assim, alguns destes recursos podem ser obtidos com baixo impacto nas florestas, e sua sustentabilidade depende da intensidade com que a atividade é praticada. Dentro desse contexto foi aprovado o Projeto "Ecologia da Germinação" que teve entre os seus objetivos além do estudo dos aspectos da germinação, produzir mudas para plantios de enriquecimento. No entanto, a aceitação e o envolvimento dos comunitários nas atividades do projeto era uma premissa básica para que essa iniciativa fosse realizada com sucesso. A partir dessa perspectiva, este estudo teve por objetivo fazer o diagnóstico sobre o conhecimento e a mobilização das comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para as atividades de produção de mudas e plantios de enriquecimento.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com moradores de seis comunidades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Localizada próxima a Tefé, com confluência do rio Solimões e Japurá, medindo cerca de 124 mil hectares, sendo que noventa quilômetros de comprimento são de floresta inundada, (Bannerman 2001). Para mobilização dos comunitários para produção de mudas e plantios de enriquecimento foram realizadas em cada comunidade envolvida duas oficinas destinadas aos adultos e crianças, com abordagem sobre o tema: desmatamento, produção de mudas e enriquecimento florestal, voltado para a Amazônia em todo o seu contexto social, econômico ambiental e sociocultural; a importância da floresta para os seres humanos e a participação comunitária nas atividades. Para diagnosticar o nível de conhecimento foram aplicados dois questionários semi-estruturados com nove perguntas a serem respondidas por adultos com idade entre 18 a 55 anos. O primeiro foi aplicado nos meses de outubro e novembro de 2008 no inicio das atividades do projeto de germinação e o segundo no mês de junho de 2009 ao final das atividades do projeto, com o objetivo de colher informações sobre o conhecimento que os comunitários possuíam sobre o tema e identificar as espécies de maior interesse para produção de mudas.
RESULTADOS:
Foram entrevistados cinquenta moradores nas comunidades: Assunção, Canariá, Ingá, Fonte de Luz, Juruamã. Vinte e sete das pessoas entrevistadas usavam o modelo tradicional de cultivo de frutíferas e hortaliças e repassavam os conhecimentos adquiridos aos filhos; Vinte e três trabalhavam com produção de mudas (frutíferas hortaliças); quarenta e nove afirmavam que as comunidades deviam iniciar a atividade de produção de mudas, que poderiam contribuir para o enriquecimento florestal. Identificou-se o modo como os moradores produziam as mudas: dezoito "preparavam canteiros e colocavam as sementes para germinar"; 08 "usavam adubo químico"; sete "coletavam sementes e colocavam para germinar no solo"; nove "plantavam em um local definitivo"; oito afirmaram que não sabiam como se produzia muda. Vinte e três tinha interesse em participar de projeto de produção de mudas com espécies florestais; Às espécies mais citadas para produção de mudas foram: Cedrela odorata (Cedro), Callicophillum spruceanum (mulateiro), Schizollobium amazonicum (Paricarana), Ocotea cymbarum (Louro inamuí), Hura crepitans (Assacu), Piranhea trifoliata (Piranheira); Quarenta e nove dos entrevistados sabiam que o manejo florestal era praticado em suas comunidades há cinco anos.
CONCLUSÃO:
As informações revelaram que os moradores das comunidades envolvidas na pesquisa gostariam de participar de projetos de produção de mudas com espécies florestais, porque acreditavam que seria viável essa atividade, uma vez que poderiam conhecer outras técnicas de produção de mudas. Também foi identificado um vasto conhecimento tradicional sobre produção de mudas e plantios de frutíferas. Quanto as espécies mais citadas pelos comunitários como: Cedrela odorata (Cedro), Callicophillum spruceanum (mulateiro), Schizollobium amazonicum (Paricarana), Ocotea cymbarum (Louro inamuí), Hura crepitans (Assacu), Piranhea trifoliata (Piranheira) estão relacionadas ao valor comercial e a boa aceitação no mercado.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Florestas de várzea, Plantio de enriquecimento, Produção de mudas.