62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
A DESTACABILIDADE DOS DISCURSOS NA IMPRENSA: UMA ANÁLISE DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS PELO JORNAL DO COMMERCIO E PELA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE O PAC (PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO)
Rafaela Queiroz Ferreira Cordeiro 1
Dóris de Arruda Carneiro da Cunha 1
1. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:

Mesmo sabendo que não existe neutralidade e imparcialidade total, cobra-se muito do jornalista. Este recorre a formas de se isentar do que está escrevendo, passando a responsabilidade do seu dizer para seus entrevistados. Segundo Bakhtin (1993), todos nós somos constituídos por discursos de outrem, os quais carregam diferentes axiologias. Por isso, o que é reportado na matéria pode apresentar diferentes visões de mundo. Dessa maneira, a partir da teoria da enunciação de Bakhtin (1993, 2005) e Bakhtin/Volochinov (2006), analisamos como os periódicos "Folha de São Paulo" e "Jornal do Commercio" destacaram os discursos sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a fim de compreender como os jornais divulgam e destacam os conteúdos das notícias. Para atingir esse fim, partimos da hipótese que os discursos destacados pelos jornais revelam a recepção da enunciação e a posição do jornalista/jornal diante dos discursos. Nesse sentido, esse trabalho serve como exemplo de como podemos avaliar criticamente os discursos a nossa volta e também para mostrar, a partir de um estudo de caso, de como a mídia constrói seu discurso, destacando alguns aspectos e omitindo outros, dos acontecimentos veiculados.

METODOLOGIA:

Analisamos, de forma qualitativa-interpretativa, um corpora constituído por doze notícias do Jornal do Commercio, e oito notícias da Folha de São Paulo, sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), publicadas no dia 23 de janeiro de 2007. A data escolhida se justifica porque corresponde a um dia após o anúncio oficial do programa pelo então presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva, divulgado no dia 22 de janeiro do mesmo ano. Como essa pesquisa tem o objetivo de estudar a destacabilidade dos discursos na mídia, buscamos saber quais discursos foram destacados, por um periódico local e outro de relevância nacional, na cobertura que realizaram sobre o PAC. Para isso, em primeiro lugar, examinou-se o que as notícias mais destacaram. Posteriormente, fez-se um "cruzamento" dos discursos comuns recorrentes nos dois periódicos, apontando o que cada um trouxe de distinto. Para essa investigação, estudamos a teoria dialógica de Bakhtin (1993, 2005) e Bakhtin/Volochinov (2006) acerca do enunciado, os esquemas de transmissão dos discursos citados e o conceito de axiologia relacionado ao processo de destacabilidade dos discursos.

RESULTADOS:

Todo discurso é fruto do evento histórico sendo, por isso, único, já que sua enunciação é determinada pelo contexto social, pela situação espaço-temporal, pelos locutores e interlocutores envolvidos, pela relação estabelecida entre eles e pelo propósito da comunicação. Cada um traz uma visão de mundo diferente (axiologia) e, partindo de uma análise do discurso, é possível verificar que pontos de vista apresentam sobre a realidade. Segundo Bakhtin (1993), os sujeitos usam os discursos para se posicionarem diante do mundo, de outrem, de eles mesmos e do próprio discurso. Assim, as palavras por eles empregadas refletem seus múltiplos posicionamentos sociais, sendo possível encontrar múltiplas vozes numa notícia, isto é, distintas opiniões sobre um mesmo acontecimento. Nessa perspectiva, durante as análises, constatamos que o Jornal do Commercio acentuou enunciados referentes às propostas do PAC para o estado de Pernambuco. Apesar de o periódico trazer algumas críticas, essas foram minimizadas, pelo destaque dado ao PAC como favorável ao nordeste. Já a Folha de São Paulo, oferecendo um espaço substancial ao grupo empresarial e aos governadores da oposição, acentuou seus "graves furos", construindo uma imagem negativa do programa.

CONCLUSÃO:

As análises do corpus coletado mostram que os jornais destacaram praticamente os discursos das mesmas comunidades discursivas. Também apresentaram críticas semelhantes, porém, o Jornal do Commercio mostrou-se mais favorável ao PAC do que a Folha de São Paulo. Os motivos são claros: como Pernambuco será beneficiado pelo pacote, a empresa de comunicação acentuou as medidas positivas para o estado. A Folha de São Paulo, como representa um grande grupo de empresários, trouxe mais críticas ao plano, buscando acentuar a imagem do governo que fazem seus leitores. Dessa forma, constatamos que por detrás dos "fatos", há axiologias. Todos os acontecimentos são filtrados e selecionados. O que é publicado é apenas um recorte feito pelo jornalista. Mas sempre haverá outros discursos, outras axiologias, por detrás do que é passado para as pessoas. A partir do referencial teórico proposto, podemos expandir essas análises para outras temáticas e, identificar, com mais precisão, o viés ideológico e, portanto, os discursos que guiam cada um dos veículos de comunicação, criando novas hipóteses acerca do que será destacado por essas empresas. 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Notícias, Discursos, Destacabilidade.