62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO.
Miyuki Mitsuya 1
Geysa Negreiros Carneiro 1
Danielli Monte Matos 1
Marlize Moreira Pimentel 1
Evandro Ares de Araújo 1
Lilian Cristiane Almeida dos Santos 2
1. Discente da Universidade Federal do Oeste do Pará
2. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/Orientadora
INTRODUÇÃO:
Pensando no ensino de física, acreditamos que, apoiando as necessidades didáticas do educador, poderemos despertar nos alunos maior interesse pelo estudo da física. Outro ponto a considerar, num trabalho com materiais de baixo custo ou reciclados, é o de permitir a discussão sobre reciclagem e ciclos biogeoquímicos, assim como de suas possíveis conseqüências, tanto ambientais quanto sociais. Além disso, através da montagem de experimentos de baixo custo, podemos tornar as atividades em sala de aula mais dinâmicas. Nosso objetivo é relatar uma atividade de demonstração de experimentos realizada em setembro de 2009, no então Campus de Santarém da Universidade Federal do Pará. Atualmente esse Campus integra a Universidade Federal do Oeste do Pará. Além disso, discutir o significado desse tipo de atuação na formação inicial de professores.
METODOLOGIA:
Ocorreu uma visita técnica de alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Santarém, Pará, ao então Campus de Santarém da UFPA. A Licenciatura em Física Ambiental apresentou a esses alunos demonstrações dos seguintes experimentos: condução de calor, empuxo e princípio de Pascal. A seleção desses materiais foi realizada considerando-se o grau de dificuldade, acessibilidade dos materiais e o fato do resultado ser intrigante. A demonstração foi realizada por monitores do curso de Física Ambiental, e apresentada a um grupo de aproximadamente trinta alunos. Optou-se por iniciar a atividade explicitando-se o que se faria - por exemplo, no experimento de condução de calor, dizia-se que iríamos aproximar por cima um balão com água de uma vela acesa. O que aconteceria? Os alunos do ensino médio colocavam suas "opiniões", e os licenciandos questionavam essas colocações, até que se chegasse o mais próximo possível do conceito formal. Ressaltamos aqui que nosso objetivo não foi o de ensinar formalmente os conceitos abordados nesses experimentos, mas sim de interessar os alunos de ensino médio pelo estudo da física. Após o término, os monitores reuniram-se para relatar e discutir a atividade e a interação com os alunos.
RESULTADOS:
Percebeu-se que houve grande participação dos alunos, que se mostraram impressionados pelos resultados inesperados da experiência. Esse interesse inclusive surpreendeu os monitores, pois estes pensavam que os alunos já teriam familiaridade com essas demonstrações, por serem temas tradicionalmente abordados no segundo ano do Ensino Médio. A montagem de experimentos com materiais de baixo custo, viabiliza a compreensão através de características visuais e interativas tornando menos abstrato o ensino de conceitos físicos. Percebemos um alto grau de satisfação dos alunos em observar que os ensinamentos na disciplina de física pode ter grande significado em suas vidas. Com a realização de experimentos simples foi interessante notar que estimulam o interesse e a curiosidade para diferentes fenômenos. Assim, além de contribuir para "prender" a atenção do aluno, a sensibilidade de direcionar um caminho alternativo para materiais que não servem mais às suas originárias funções, converge para uma forma de educação ambiental.
CONCLUSÃO:
Diante da "surpresa" tanto dos alunos quanto dos monitores, cada um em seu nível, defende-se que a formação inicial de professores necessita que, além dos estágios em sala de aula "tradicionais", realize-se atividades diferenciadas. Existem diferentes possibilidade de divulgação científica que podem ser utilizadas, como essa recepção a alunos de educação básica, ou levar atividades experimentais às escolas (MATOS, 2009), oficinas com ênfase em experimentos, cadernos temáticos, palestras, além de outras. A atuação dos licenciandos em atividades de apoio ao professor e/ou a alunos permite a vivência já em sua graduação, da elaboração e aplicação de atividades "que proporcionem uma concepção e um interesse preliminar pela tarefa" (BURBULES e LINN, 1991 apud CARVALHO e GIL-PEREZ, 2000), associada à reflexão sobre as atividades e seus resultados.
Instituição de Fomento: UFPA - PROINT 2009
Palavras-chave: experimentos , formação inicial , divulgação científica .