62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
CARACTERIZAÇÃO DOS INTERNAMENTOS PEDIÁTRICOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA (HUAB)
Sonaira Larissa Varela de Medeiros 1
Ana Karine Ferreira da Silva 1
Daniella Cristina de Sá Carneiro Costa 1
Karla Vanessa Rodrigues Soares 1
Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim Costa 1
Bagda Sanara Medeiros de Moraes Xavier 1
1. Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB
INTRODUÇÃO:
O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado na cidade de Santa Cruz-RN, ao longo dos dois últimos anos vem apresentando uma caracterização de internamento hospitalar peculiar ao perfil epidemiológico da região do Trairí. A morbidade infantil é resultado das condições sócio-econômicas e baixo nível de escolaridade da família. Desta forma, se faz necessário conhecer as principais afecções encontradas no HUAB com o objetivo de intervir no processo terapêutico e traçar linhas de ação para prevenção, promoção à saúde, e reabilitação da população infantil. Esta investigação traz resultados capazes de subsidiar a definição de linhas de cuidado consoante com as políticas públicas direcionadas à saúde da criança.
METODOLOGIA:
O processo metodológico constou de análise de documentos contidos no setor de Documentação Médica e Estatística do referido hospital, no período de janeiro de 2008 a dezembro e 2009. Dos referidos documentos foram coletadas: as patologias apresentadas durante a internação, o tempo de internamento, a idade das crianças internadas, e a procedência das mesmas.
RESULTADOS:
No ano de 2008 foram internadas 892 crianças. As principais doenças caracterizaram-se por: Pneumonia (22,4%), Gastroenterocolite aguda (17,4%), Dengue (11%), Enteroinfecção (6,2%), Broncopneumonia (4%). A principal procedência das crianças foi do Município de Santa Cruz (65%), seguida de Tangará (11,3%) e Campo Redondo (5,9%). O tempo de internação de até 7 dias foi de 77%, e o percentual de crianças de 0 a 7 anos foi de 86,1%. No ano de 2009 foram internadas 839 crianças e, as principais patologias foram: Pneumonia (29,6%), Gastroenterocolite aguda (26,5%), Broncopneumonia (6,2%), asma (5,7%), Infecções do Trato Urinário (3,5%). A principal procedência foi do Município de Santa Cruz (65,2%), seguida de Tangará (7,5%) e de Campo Redondo (6,3%). O tempo de internação de até 7 dias foi de 75% e o percentual de crianças de 0 a 7 anos foi de 89%. Este resultado retrata a deficiência na rede primária de saúde, que deveria realizar um trabalho de prevenção e acompanhamento das afecções quando instaladas, considerando que as mesmas apresentam resolução primária através das equipes de saúde da família. Ainda como fatores desencadeantes encontram-se as dificuldades sociais e de educação em saúde, condições de higiene, carência nutricional e baixa qualidade de vida.
CONCLUSÃO:
O Hospital Universitário Ana Bezerra é um hospital de referência para os municípios da região do Trairí, os quais sofrem com a baixa qualidade e deficiência dos serviços básicos de saúde oferecidos à população, acarretando desta forma numa grande incidência de internamentos por patologias que poderiam ter sua resolução na atenção primária. Entretanto, se levarmos em consideração as políticas do Ministério da Saúde e especificamente a saúde da criança, a hospitalização pediátrica deverá ao longo dos anos ser cada vez menor. Estratégias como pré-natal, imunização, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, diagnóstico precoce de determinadas enfermidades infantis através do teste do pezinho e do olhinho ao nascer e o incentivo ao aleitamento materno deverão ser tomadas para melhorar a qualidade da assistência à criança. Portanto, diante do exposto, o HUAB deverá sofrer modificações de perfil e aumentar sua complexidade para atender as necessidades de saúde dos municípios vizinhos no que diz respeito a patologias inevitáveis, através da assistência em UTI e demais especialidades médicas.
Palavras-chave: Saúde da Criança, Morbidade, Assistência hospitalar.