62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
"INVENTÁRIO DOS MOLUSCOS MARINHOS DA COLEÇÃO DE REFERÊNCIA LABIMAR/UFS"
Ana Carolina Costa Lemos Cruz 1
Cynthia Lara de Castro Manso 2
1. Depto. de Biociências, Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Biociências - UFS
INTRODUÇÃO:
O Filo Mollusca possui uma grande diversidade e é o segundo maior grupo em número de espécies, só perde para os Arthropoda. Apresenta um amplo grau de dessemelhança morfológica e seus representantes são distribuídos em quase todos os nichos. Estão em contato com o homem desde épocas pré-históricas. A criação de uma coleção de referência no Laboratório de Invertebrados Marinhos da Universidade Federal de Sergipe tem por objetivo principal amostrar a biodiversidade de moluscos da costa brasileira assim como servir de base para futuros estudos envolvendo este filo.
METODOLOGIA:
O material depositado na coleção de referência do Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR) do departamento de Biociências, resulta de coletas aleatórias na costa sergipana e nos estados vizinhos, além de doações de moluscos gastrópodes e bivalves, efetuadas principalmente pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Muitas das doações provenientes da UFAL foram constituídas por indivíduos apreendidos pelo IBAMA, como resultado de coletas ilegais em águas alagoanas, e doados aquela instituição. Os exemplares depositados em nossa coleção são constituídos basicamente por conchas, e foi identificado por comparação com o material doado e já identificado proveniente da UFAL, e complementado por levantamentos bibliográficos para atualização de classificação sistemática e distribuição geográfica. Depois de identificado cada exemplar recebeu um número de entrada no catálogo da coleção de referência. Neste catálogo consta além do número de registro, os demais dados taxonômicos e de coleta sempre que possível. Ao lado destas informações constam ainda dados do exemplar.
RESULTADOS:
A coleção do LABIMAR conta até o momento com elementos das classes Gastropoda e Bivalvia, distribuídos em 27 famílias e 34 espécies, com um total de 94 exemplares. Dentre estes, muitos foram coletados em ecossistemas recifais do Estado de Alagoas, e outros em ecossistemas formados por praias arenosas de Sergipe. A coleção possui também espécies como Amiantis purpurata, proveniente da praia do Cassino (RGS), Crassostrea rhizophorae da baía de Paranaguá (PR) e Perna perna coletado no costão rochoso da praia do Leblon (RJ). Entre as 17 famílias de Gastropoda somente Strombidae, Volutidae, Cassidae e Vasidae se destacam por possuírem mais de uma espécie. A família com maior número de indivíduos foi a Fissulerridae com um total de 16 exemplares. Já na Classe Bivalvia destacam-se as famílias Veneridae e Tellinidae, a primeira por ser a única família representada por três espécies, e a segunda por possuir o maior número de indivíduos totalizado em 12 exemplares.
CONCLUSÃO:
Apesar de ter sido iniciada recentemente e por ser ainda pequena, a coleção malacológica do LABIMAR já conta com alguns elementos importantes da região nordeste e alguns poucos representantes de outras regiões do Brasil. Embora pequena esta coleção é importante pois é o primeiro passo para constituição de uma coleção de referência para moluscos na Universidade Federal de Sergipe.
Palavras-chave: Mollusca , Gastropoda , Bivalvia.