62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM BASEADO NO MODELO DE ATIVIDADE DE VIDA DE ROPER-LOGAN-TIERNEY EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE
Camila Brasil Moreira 1
Elizian Braga Rodrigues 1
Sâmia Jucá Pinheiro 1
Aline Mayra Lopes Silva 1
Igor Cordeiro Mendes 1
Eveline Pinheiro Bezerra 2
1. Depto.de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará - UFC
2. Profa. Mestre substituta/Orientadora - Depto.de Enfermagem - UFC
INTRODUÇÃO:

O processo de enfermagem tem como intuito desenvolver a assistência de enfermagem de acordo com as necessidades de cada um dos clientes. Esse processo tem como finalidade sistematizar a assistência de enfermagem, onde o enfermeiro busca conhecer o cliente, com seus respectivos anseios e limitações, resultando na elaboração do seu histórico familiar. Dentro desse contexto, o modelo de atividade de vida de Roper-Logan-Tierney constitui uma ferramenta para a aplicação da assistência de enfermagem. Baseada nessas teoristas, a enfermagem pode analisar as atividades de vida de um indivíduo, ou seja ações diárias, e tentar promover saúde e bem-estar deste através da elaboração de um plano de cuidados. Assim, objetivou-se aplicar o modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney a uma paciente, atribuindo os cabíveis diagnósticos de enfermagem.

METODOLOGIA:

Estudo descritivo, do tipo estudo de caso, realizado em 30 de outubro de 2009, como atividade da disciplina de graduação "Bases Teóricas e Metodológicas de Enfermagem" no alojamento conjunto de uma instituição pública de saúde, no município de Fortaleza. A puérpera foi entrevistada a partir de um instrumento à luz do modelo de Roper, Logan e Tierney- RLT, o primeiro modelo de enfermagem desenvolvido no Reino Unido e apresenta como principal objetivo aperfeiçoar o processo de enfermagem, pois visa à assistência ao paciente através de um plano de cuidados. O modelo apresenta cinco componentes principais: as 12 atividades de vida (manutenção de ambiente seguro, comunicação, respiração, alimentação, eliminação, higiene pessoal e vestuário, controle da temperatura corporal, mobilidade, trabalho e lazer, expressão da sexualidade, sono e morte), os fatores que as influenciam, as etapas de vida, o grau de dependência /independência e a individualidade no viver. A entrevista teve uma duração de aproximadamente 60 minutos e foi realizada no próprio leito da paciente. Por fim, os diagnósticos de enfermagem foram identificados de acordo com a taxonomia do North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).

RESULTADOS:

S.M.M., 24 anos, solteira, analfabeta, dona de casa e reside em Viçosa-CE com seus dois filhos. Relatou nunca ter feito prevenção ginecológica e ter sofrido um aborto espontâneo recentemente. . Para as atividades de vida foram identificados os problemas e a partir destes, elaborados os seguintes diagnósticos de enfermagem: Risco de contaminação relacionado a serviços municipais inadequados e brincadeiras em áreas externas onde são usados contaminantes ambientais; Paternidade ou maternidade prejudicada relacionada ao conhecimento deficiente sobre a manutenção da saúde da criança evidenciado por controle inconsistente do cuidado; Risco de contaminação relacionado ao uso de contaminantes ambientais (fumaça do cigarro); Risco de contaminação relacionado a contaminação química da água; Risco de infecção relacionado ao conhecimento insuficiente para evitar exposição à patógenos; Pesar relacionado a morte de pessoa significativa evidenciado por dor.

CONCLUSÃO:
Diante do trabalho realizado e tendo como base o modelo de atividade de vida de Roper, Logan e Tierney, foi possível identificar onde estão as deficiências que prejudicam a manutenção da saúde de uma família, onde é preciso gerenciar o cuidado com segurança e qualidade, além de promover um planejamento individualizado de assistência a fim de ajudar, recuperar, manter e promover a saúde da família.
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem, Atividades de vida, Diagnóstico de enfermagem.