62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
EFEITO DA PRÓPOLIS NO HEMOGRAMA E NA BIODISTRIBUIÇÃO SANGUIÍNEA DO RADIOFÁRMACO PERTECNETATO DE SÓDIO (Na99mTcO4)
Antonio Peixoto de Carvalho 1
Hilkéa Carla de Souza Medeiros 1
Roberta Cecília Moreno Mendonça 1
Raphael Cabral Pereira Fagundes Neto 1
Aldo da Cunha Medeiros 2
Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda 2, 1
1. DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA-CENTRO DE BIOCIÊNCIAS-UFRN
2. HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES-UFRN
INTRODUÇÃO:
Própolis é uma substância produzida pelas abelhas melíferas e empregada extensivamente na medicina popular desde tempos antigos. Devido às suas propriedades biológicas, despertou um grande interesse da sociedade científica por sua ação antioxidante, anticancerígena, antimicrobiana, dentre outras. Objetivou-se avaliar a influência do tratamento crônico pelo extrato de própolis no hemograma e na biodistribuição do radiofármaco pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) no sangue de ratos Wistar.
METODOLOGIA:
Vinte animais foram divididos, igual e aleatoriamente, em 2 grupos: controle e tratado. Os tratados receberam, via oral, 1 mL de extrato aquoso de própolis a 10%, durante 10 dias. Os controles receberam solução de sorbitol do mesmo modo e período. No 10º dia do tratamento todos receberam 0,1mL (0,66 MBq) de Na99mTcO4, via plexo orbital, sob anestesia. Após a injeção do radiofármaco, os animais foram sacrificados, com dose letal de tiopental sódico, em tempos diferentes (10 e 30 min) e rapidamente após suas mortes foram coletados 6 mL de sangue total por punção cardíaca aberta. Parte desse sangue (4 mL) foi encaminhada para realização do hemograma por automação, e os 2 mL restantes para determinação do percentual de radioatividade por grama (%ATI/g) do pertecnetato de sódio no contador gama automático.
RESULTADOS:
As análises estatísticas demonstraram uma diminuição estatisticamente significante (p<0,01), do tratado em relação ao controle, respectivamente, em: leucócitos totais (/mm3):(7.343,00±1.689,00 e 15.570,00±2.318,00) e linfócitos (%): (52,83±2,88 e 70,88±2,58). Houve um aumento estatisticamente significante (p<0,05) no %ATI/g do Na99mTcO4 no sangue dos animais tratados, em relação ao controle, nos tempos de 10 e 30 minutos, respectivamente: (2,28±1,72 e 0,89±0,47) e (0,80±0,44 e 0,58±0,20), p=0,0185. É sabido na literatura científica que o extrato de própolis diminui o número total de leucócitos, indicando seu efeito antiinflamatório. Apesar dos valores de referência do número global de leucócitos em ratos sadios serem bastante elevados, os ratos tratados com própolis apresentaram uma redução significativa no número de seus leucócitos totais. O fato da captação no sangue do radiofármaco pertecnetato de sódio ter aumentado no grupo tratado com própolis indica que esse fitoterápico não interfere, mas sim, favorece a biodistribuição do Na99mTcO4 no organismo animal.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados obtidos nesse estudo, pode-se concluir que o extrato de própolis, possivelmente, foi responsável pela diminuição do número global de leucócitos e, especificamente, de linfócitos sanguíneos dos animais tratados, como também pelo aumento da captação do pertecnetato de sódio no sangue desses animais. Tendo em vista o grande uso da própolis na medicina popular e as alterações obtidas nesse estudo, é importante o conhecimento e divulgação do mesmo para a comunidade científica.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave: Própolis, Hemograma, Pertecnetato de sódio.