62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
TRAJETOS DE PESQUISA DO GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN: A CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO "DE BAIXO DO BARRO DO CHÃO"
Emanuelle Justino dos Santos 1
Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio 2
1. Graduada em Educação Física pela UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Arte - UFRN
INTRODUÇÃO:

As danças populares se inserem no contexto de nossa cultura, expressando significados míticos, estéticos, lúdicos e simbólicos, dialogando passado e presente dinamicamente. Neste sentido, o grupo Parafolclórico da UFRN tem como proposta a projeção artística dessas danças, investindo num intenso processo de pesquisa para a criação dos espetáculos. O presente estudo buscou discutir os trajetos de pesquisa que embasaram o processo de criação do espetáculo "Debaixo do Barro do Chão", estreado em agosto de 2008, bem como os sentidos dessa experiência revelados nas falas dos sujeitos participantes (elenco, direção artística, coreógrafos, designer de luz e direção cênica). Delimitamos como objetivos: listar as diversas fontes de pesquisa usadas na feitura das danças do referido espetáculo, bem como descrever e discutir a catalogação do material levantado.

METODOLOGIA:

O estudo situa-se como uma pesquisa descritiva (GIL, 2007), partindo do diálogo com bibliografia referente aos processos de criação em dança, evidenciando o universo das danças populares. A coleta de dados foi por meio de entrevista semi-estruturada com os envolvidos na montagem do espetáculo recorrendo a algumas estratégias da Análise de Conteúdo de Bardin (1997). Foram realizadas 21 entrevistas no período de outubro a novembro de 2008, que envolveram os dançarinos, a direção artística e colaboradores. Essas entrevistas foram agendadas previamente, tendo questões propostas que versaram sobre: o perfil; as motivações do dançar; o tempo que dança; a experiência com o grupo, as contribuições referentes à participação no processo de criação das danças e as fontes de pesquisa que foram recorridas, bem como o que os integrantes destacam como significativo em termos de aprendizagem no processo de criação. Em seguida, delimitamos o que foi mais relevante para essas pessoas referente às fontes de pesquisa usadas para a criação e o que foi destacado como possibilidade de aprendizado advindo dessa experiência, agrupando as partes que consideramos mais importantes das narrativas em categorias e, por fim, realizamos a interpretação dos dados relacionando com o referencial pesquisado. 

RESULTADOS:

Perfil dos integrantes: 18 a 49 anos, de ambos os sexos, tendo o grau de estudo da educação básica a pós-graduação.

Motivações do dançar e seus sentidos: estados de amor, diversão e prazer pelas danças populares; valorização da cultura popular; referência pedagógica com a dança.

Vivências com a dança e outras práticas corporais: o elenco afirmou ter vivência com outros estilos de dança, inclusive, com outras práticas, como a ginástica e alguns esportes. Já a direção artística alegou ter viabilizado um ensino técnico de danças populares para o elenco.

Contribuições para o processo de criação: realização de um seminário sobre os festejos juninos no qual foi estudado e socializado informações referentes aos seguintes elementos juninos: adivinhações, figurinos, brincadeiras, crendices, simbologias, comidas típicas e danças.

Fontes de pesquisa para a criação: livros, internet, visitas in loco para colher dados sobre danças e músicas originais; conversa com quem mantém viva as tradições do povo.

Concepção artística: elementos da coreologia, exercícios de improvisação e feitura de algumas danças com o elenco.

O aprendido com o processo de criação: saberes mais contextualizados sobre o ciclo junino; o diálogo com o teatro; e o estar aprimorando o processo de criação em danças populares.  

CONCLUSÃO:

A pesquisa conseguiu apontar uma possível catalogação das fontes de pesquisa identificadas nas falas dos entrevistados, descrevendo e discutindo as unidades de significado construídas. Neste sentido, consideramos que o roteiro feito nos resultados se torna nossa sugestão de pesquisa para o processo de criação do espetáculo "Debaixo do Barro do Chão". Conseguimos identificar que ocorreu uma significativa participação e envolvimento do elenco, direção e colaboradores no processo de criação do referido espetáculo. Entretanto, pudemos identificar que fontes de pesquisa utilizadas ainda são poucas, haja vista que existe uma produção bibliográfica ainda escassa sobre os processos de criação em danças populares especificamente. Os trajetos de pesquisa desenvolvidos coletivamente pelo elenco, sob a coordenação da direção artística e colaboradores permitiu um aprofundamento apreciativo sobre o festejo junino, concedendo uma inteireza densa nas composições coreográficas do processo criativo do espetáculo. A oportunidade de refletir e discutir sobre esse criar, elencando as fontes utilizadas para subsidiar a montagem do espetáculo como um todo, é, no nosso ver, básico para oferecer pistas de possibilidades de operar e sistematizar saberes da dança quando pensamos num produto artístico. 

Instituição de Fomento: PIBIC - CNPq
Palavras-chave: danças populares, processo de criação, pesquisa.