62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM  PROJETOS SOCIAIS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO PROJETO SANTO AMARO (RECIFE-PE)
Paula Roberta Paschoal Boulitreau 1
1. Universidade de Pernambuco / UPE
INTRODUÇÃO:

Objetivamos analisar de que forma as capacitações do Projeto Santo Amaro (PSA) possibilitam aos monitores o processo de continuidade na formação profissional, bem como de que forma ações destas naturezas são refletidas na prática pedagógica. O PSA é um projeto social de extensão universitária da Escola Superior de Educação Física (ESEF), na Universidade de Pernambuco (UPE) que tem atualmente enquanto principal fundamentação filosófica o Paradigma do Desenvolvimento Humano e os Quatro Pilares da Educação, estabelecidos pela UNESCO na busca de atender crianças na faixa etária entre seis e quinze anos a fim de ensinar valores para além do esporte, ensina-se cidadania através da possibilidade de prática de atividades relacionadas ao esporte, à arte-educação e à saúde durante alguns dias da semana. Sendo ele um projeto de extensão universitária, suas ações estão diretamente ligadas às contribuições para a formação dos acadêmicos que dele participam, portanto o estudo torna-se relevante ao passo que traz informações deste experimento, possibilitando a outros projetos a possibilidade de vivenciar tal experiência relatada.

METODOLOGIA:

Optamos por um estudo de cunho qualitativo porque segundo Minayo (1998) nos possibilita observar dados objetivos, tanto quanto os subjetivos; os atores sociais e os valores do pesquisador porque reconhece o homem enquanto autor da sua história. Assim, tal olhar nos permite uma leitura que considera a realidade a partir de uma perspectiva dinâmica e em constante modificação, no qual o homem é o principal ator social da mesma. Neste sentido, utilizamos o relato de experiência, pois ele nos apresenta determinada trajetória de ações durante o processo de investigação. Esta forma de estudo proporciona grande relevância na lógica da socialização do conhecimento, por apresentar uma possibilidade de modelo que possa ser reproduzido em outros espaços na condição de experiência. O projeto foi realizado num período total de três anos e meio, tendo a pesquisadora participado do mesmo a princípio na condição de monitora de atividades esportivas e posteriormente como assistente de coordenação, tendo então vivenciado neste período de sete capacitações, sendo palestrante em seis delas.

RESULTADOS:

Mediante a participação nas referidas capacitações, foi possível realizar uma análise na qual verificamos que o PSA utiliza encontros semestrais com duração de uma semana, e carga horária que variava entre vinte e trinta horas, apresentando como objetivo orientar os educadores participantes do projeto em seu processo de formação e aperfeiçoar as rotinas administrativas e pedagógicas relativas ao mesmo, bem como pautar acerca de diversas temáticas que envolvem elementos comuns as três áreas de intervenção (esporte, arte-educação e educação e saúde), e elementos específicos de cada uma delas. Para tanto, ofereceram palestras e discussões referentes à realidade das intervenções dos estagiários responsáveis por ministrar as aulas para as crianças. Além disso, a capacitação buscava realizar a integração entre os monitores que já vinham desenvolvendo as atividades àqueles novos integrantes ao grupo, pois o projeto possibilitava a permanência do monitor enquanto o mesmo estivesse cursando a universidade. Por apresentar tal rotatividade a capacitação ofertava trocas de experiências entre os monitores, além de discussões que oportunizaram aos mesmos um olhar mais próximo à realidade da intervenção. Por fim, identificamos que era permitido aos monitores, e, sobretudo, aos assistentes de coordenação participar da elaboração e da realização de palestras e outros subsídios presentes na capacitação.

CONCLUSÃO:

Concluímos que os acadêmicos das diversas licenciaturas que atuam neste projeto têm a chance de pensar sua prática pedagógica por meio da estruturação da capacitação, pois, segundo Tardif (2002), os saberes dos professores são temporais e necessitam de constante atualização por meio de experiências e discussões técnicas. Esta se torna indispensável à medida que há uma alta rotatividade de monitores no projeto. Segundo Freire (1999), a possibilidade de participar do processo de construção contribui para a aprendizagem nas discussões que se seguem. Observamos que por meio da realização de avaliações escritas e debates orais, era possível identificar a necessidade de discussões que pudessem contribuir para amenizar determinadas dificuldades e/ou fragilidades identificadas pelos coordenadores (professores orientadores) e pelos próprios monitores, e, portanto qualificar as capacitações subseqüentes. Entendemos que a grande contribuição destas capacitações se dá no sentido, de possibilitar constantes reflexões e reconstruções dos conhecimentos discutidos durante o processo de graduação, bem como os adquiridos por meio das experiências referentes às intervenções pedagógicas realizadas nas aulas ministradas pelos acadêmicos, permitindo aos mesmos, a constante qualificação da prática pedagógica.

Palavras-chave: Projeto Social, Extensão universitária, Prática pedagógica.