62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA APLICADA AO SETOR IMOBILIÁRIO
Maria da Gloria de Oliveira Amorim 1, 2
1. IC, Fundação Instituto de Administração / FIA
2. IM, Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado / IBRAMERC
INTRODUÇÃO:

O processo de Inteligência Competitiva, visando sua aplicação no setor imobiliário tem recebido significativa atenção por parte das empresas, devido a um conjunto de fatores e mudanças fundamentais na forma como os gestores vêem a concorrência.  

Tornou-se cada vez mais evidente que a avaliação final para a estratégica de sucesso é o desempenho da empresa em relação à concorrência. Intermináveis séries de reestruturações no esforço para reduzir custos, melhorar a produtividade, racionalizar operações e reconquistar a vantagem competitiva. Algumas empresas do setor imobiliário procuram transformar radicalmente seus processos empresariais.

Segundo Douglas Bernhardt, três forças conduzem as empresas e seus gestores: clientes, concorrência e mudança. Os gestores estão percebendo que ser muito bom já não é o suficiente; que, se as empresas estão sobrevivendo, devem prosseguir com determinação e rigor para atingir os três objetivos: a satisfação do cliente, dominar o mercado e aumentar a sua rentabilidade.

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados gerados pela Inteligência Competitiva com o apoio da geotecnologia, permitindo a empresa compreender melhor o seu ambiente de negócios, antecipando oportunidades e ameaças referentes ao mercado e concorrência.

METODOLOGIA:

A aplicação de um processo de Inteligência Competitiva muda totalmente a cultura da empresa. Por ser um processo que trabalha diretamente com análise de informações e, por isso, se faz necessário adequar às mudanças culturais para que as atividades  desenvolvidas não sejam interrompidas e que possam garantir a continuidade do processo.

O processo de Inteligência Competitiva é composto por seis sub-processos: 1) Identificação das necessidades de Inteligência; 2) Identificação da necessidade de Informação; 3) Coleta e armazenamento de informações; 4) Análise de informações; 5) Disseminação de produtos de inteligência; 6) Avaliação dos produtos de inteligência que foram gerados pela equipe.

A área de Inteligência Competitiva foi estruturada com processos bem definidos, sendo esta provedora de informações estratégicas de alto nível para auxiliar na tomada de decisão que poderão influenciar no caminho de crescimento e rentabilização da empresa. Os processos de Inteligência  foram direcionados tanto para ações táticas quanto estratégicas. A nossa missão foi disseminar a cultura de inteligência através de um processo sistemático de informações qualificadas e analisadas, cirando vantagem competitiva.

RESULTADOS:

O mercado imobiliário começa a entender como um processo de Inteligência Competitiva pode ser indispensável no auxilio para a tomada de decisão. Através do armazenamento de informações e histórico dos empreendimentos registrados em planilhas e/ou banco de dados é possível planejar e tomar decisões com base nos dados analisados e disseminados. Existem diversas formas que nos auxiliam no processo de coleta de dados e informações.  Os gestores entendem que a maioria das informações encontra-se dentro dos diversos departamentos, ou seja, cerca de 50% das informações necessárias para o processo de análise já existe dentro da própria empresa. É uma questão de transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito.

Com o uso da geotecnologia, a empresa adotou rotinas como forma de coleta para auxiliar esta transformação e as fontes utilizadas foram: pesquisa de mercado, Internet, coleta de dados primários e secundários, dados demográficos do IBGE, pólos geradores, fluxo migratório, pesquisa em campo e avaliação continua da ficha cadastral de clientes, disponível nos stands de vendas.  Além das informações internas, hoje o mercado pode ser considerado a principal fonte de informação.

CONCLUSÃO:

As empresas do setor imobiliário na sua totalidade devem estar sempre alertas ao que acontece no mercado e com o seu concorrente. Monitorar o seu ambiente de negócios é fundamental para crescimento e rentabilidade.

A função de um processo de Inteligência será de uma forma contínua e sistemática, coletar, tratar, analisar e disseminar, em tempo hábil, essas informações analisadas sobre o ambiente competitivo para apoiar uma tomada de decisão. Ao identificar os sinais que o mercado envia que pode ser qualquer ação que um concorrente, ou outro player importante, tome e que dessa forma forneça uma indicação direta ou indireta de suas intenções, motivos ou metas, torna-se dessa forma um instrumento estratégico de apoio à gestão que irá alterar a maneira de como as empresas lidam com o seu ambiente de negócios.

A perfeita aplicação de um processo dinâmico capaz de capturar, mapear, e distribuir as melhores práticas empresariais, auxilia no aprendizado organizacional e na construção e crescimento do capital intelectual que poderia em parte explicar a diferença dos valores de mercado das empresas. Desta forma, a principal contribuição deste trabalho é propor uma vantagem competitiva que possibilite o crescimento e a rentabilidade das empresas do setor imobiliário.  

Palavras-chave: Inteligência Competitiva, Geotecnologia, Setor Imobiliário.