62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA SEXUALIDADE EM DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE- CE
Maria Lucilene da Silva Nobre 1
Ana Raquel de Oliveira Mano 1
1. Faculdade de Filosofia dom Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE
INTRODUÇÃO:

Contextualizar o conteúdo abordado nas escolas significa aproveitar o conhecimento prévio do aluno e estabelecer uma conexão entre aquele e o seu mundo fora da escola. A contextualização permite que aluno perceba sua realidade, a entenda e desperte para possibilidades de mudanças da mesma. A educação é uma estratégia da saúde pública e a saúde deve ser trabalhada de forma contextualizada na escola para um melhor aproveitamento da educação. Percebe-se atualmente um aumento dos índices de casos de DST's e AIDS em jovens de classe baixa de todo o Brasil. Com isso este trabalho teve como objetivo avaliar como as unidades de saúde e as escolas públicas trabalham a questão das DST's, e especialmente da sífilis, bem como da AIDS, em duas escolas públicas no município de Limoeiro do Norte-CE.

METODOLOGIA:

Realizou-se um levantamento dos índices de ocorrência dos casos de DST's, especialmente a sífilis, no município de Limoeiro do Norte-CE no período de 2000 a 2009, por meio de consulta ao SINAN. Além de entrevista com o núcleo da vigilância epidemiológica para identificar que ações descentralizadas são realizadas pela Secretaria de Saúde para se trabalhar a questão das DSTs/AIDS nesse Município. Por meio de uma entrevista com a direção e professores de Biologia de duas escolas públicas desse Município procurou-se identificar como esses trabalhavam a temática das DST's/AIDS com os alunos. Foi realizado ainda um seminário com a cooperação da vigilância epidemiológica e a mobilização social de Limoeiro do Norte-CE, em duas escolas públicas desse Município para esclarecimentos sobre a temática trabalhada. Durante este trabalho foram aplicados dois questionários, um antes e o outro após o seminário, com o intuito de coletar informações que evidenciassem como essa temática estava sendo trabalhada na escola, e se esse modo era eficiente.

RESULTADOS:

A partir dos dados obtidos percebeu-se que a ocorrência dos casos de DST's, especialmente da sífilis apresentou um aumento nesse período de 2000-2009, e que a caracterização da população de risco está de acordo com a literatura, ou seja, essas doenças acometem principalmente a classe de jovens entre 14 e 28 anos, do sexo feminino e com baixa renda.  Constatou-se que a Secretaria de Saúde desse Município trabalha a questão das DST's/AIDS de forma eficaz por meio de ações públicas descentralizadas e interativas. Com relação às escolas estudadas essas não possuem projetos próprios que trabalhem essa temática, bem como os professores de biologia não costumam discutir de forma contextualizada esse tipo de assunto durante as aulas teóricas.  O seminário realizado para informar sobre a temática, trabalhando a realidade do município por meio dos números de ocorrência da sífilis, foi bastante proveitoso já que os alunos apresentaram uma boa aprendizagem após a dinâmica. Os dados observados com os questionários aplicados mostraram: os alunos das duas escolas se incluem na população de risco para as DST's/AIDS; não tinham noção da ocorrência da sífilis em seu município; Não possuíam informações básicas importantes para se prevenirem dessas doenças.

CONCLUSÃO:

As ações preventivas descentralizadas dos órgãos responsáveis pela saúde pública no município de Limoeiro do Norte-CE são constituídas por palestras, seminários e outros tipos de abordagem com o intuito de despertar sobre a importância da prevenção e conseqüências das DST's/AIDS. A temática DST's/AIDS não é trabalhada de forma contextualizada nas escolas, e o que se pode perceber com o este trabalha é que essa é a melhor forma de se obter uma aprendizagem significativa seja em qualquer temática. Portanto os alunos de uma forma geral merecem mais atenção por parte das escolas e das unidades de saúde pública que podem utilizar a escola como aliada na prevenção desses agravos. 

Palavras-chave: Educação sexual, DST's nas escolas, Conscientização.