62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE ERVA-DOCE EM DIFERENTES CONDIÇÕES NO SEMI ÁRIDO PARAIBANO
Guilherme Gomes Rolim 1
Francieli Marcelino dos Santos 1
Jayr Tomaz Ramalho 1
Paulo Alves Wanderley 1
João Jácome de Oliveira 1
Oscar Mariano Hafle 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB-Sousa
INTRODUÇÃO:

A microrregião de Sousa-PB tem o feijão, milho, banana e coco como principais culturas geradoras de renda ao pequeno e médio produtor rural. Porém devido à pequena diversidade de culturas o produtor torna-se vulnerável a ações climáticas, ataque de pragas e doenças e as oscilações do mercado. Com isso viu-se necessário pesquisas com o intuito de introduzir novas culturas de boa adaptabilidade e viáveis, oferecendo a oportunidade de diversificar a produção local. Foeniculum vulgare Miller, também conhecido pelo nome de funcho falso, anis e erva-doce-brasileira, é nativo na Europa mediterrânea, norte da África e Ásia ocidental, sendo amplamente cultivado em quintais no Brasil. As áreas de produção comercial são encontradas no Paraná, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, quase sempre em sistema de agricultura familiar e em condições de sequeiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento da erva-doce (F. vulgare) na microrregião do sertão paraibano, buscando os conhecimentos técnicos necessários para possível recomendação dessa cultura como fonte de renda alternativa para o agricultor.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido de setembro de dois mil e nove a fevereiro de dois mil e dez, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, em Sousa-PB. O delineamento experimental consistiu de blocos casualizados com seis tratamentos, e vinte repetições. As plantas foram cultivadas em canteiros com setenta centímetros de largura e dez metros de comprimento, em solo areno-argiloso. O espaçamento foi de cinqüenta centímetros entre linhas e entre plantas, em cada canteiro foram plantadas quarenta plantas com dois tipos de adubos, sendo vinte plantas em esterco bovino e vinte em cama-de- aviário. Quatro tratamentos ficaram em cultivo solteiro, sendo que dois deles coberto com sombrite com redução de cinqüenta por cento da luminosidade acrescentando- se esterco bovino em metade do canteiro e esterco avícola em outra metade; outros dois recebendo completamente a luz do sol e os mesmos tipos de adubações orgânicas descritas anteriormente. Outros dois tratamentos constaram de plantas plantadas em canteiro preparado em consórcio com maracujazeiro amarelo em espaldeira vertical mais os dois tipos de adubação acima descritos.

RESULTADOS:
Os resultados mostraram que ocorreu crescimento satisfatório das plantas, bem como o perfilhamento correu dentro da normalidade. Houve diferenças significativas no crescimento e perfilhamento entre plantas conduzidas de forma solteira e ambiente consorciado com maracujazeiro amarelo, tendo sido superiores nos cultivos solteiros. Não ocorreram diferenças significativas no crescimento ou perfilhamento entre plantas adubadas com os dois tipos de esterco.
CONCLUSÃO:

Conclui-se que a erva-doce cresce e perfilha nas condições de semi árido irrigadas.

Palavras-chave: Erva-Doce, Semi árido, Crescimento vegetativo.