62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Mapa, globalização e relevo: A compreensão da Geografia pelos alunos dos Cursos Técnicos de Nível de Médio Integrado do IFRN Campus Natal-Central
José Alexandre Berto de Almada 1
Francisco Ednardo Gonçalves 1
1. IFRN
INTRODUÇÃO:
A pesquisa apresentada nesse evento é uma ramificação de uma pesquisa ainda em andamento denominada "O papel do ensino de Geografia nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado" desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Geográficos, localizado no IFRN. Devido a complexidade e abrangência da pesquisa principal, vimos a necessidade de desenvolver outras pesquisas, dentro da mesma área temática, para servir de subsídio à pesquisa principal. O ensino de Geografia compreensão de KAERCHER (2002) deve contribuir para uma leitura completa e dinâmica do mundo, sendo assim, a ciência geográfica, praticada em sala de aula, deve propiciar aos educandos uma melhor compreensão do mundo e da sociedade em que vivem. Essa visão sob o ensino de Geografia é facilmente compreendia pelos professores da área, mas a pergunta a se fazer é se os alunos entendem o porquê de se estudar geografia no ensino médio. Muitas vezes os alunos enxergam a disciplina como mais um aglomerado de conhecimentos a serem decorados para realizar uma prova de vestibular, e o problema pode se intensificar quando se trata do ensino médio integrado, que devido a sua tradição tecnológica muitas vezes negligência a devida atenção ao ensino das ciências ditas humanas. Nesse contexto a pesquisa se justifica pela necessidade de identificar se a Geografia tem desenvolvido sua função no contexto escolar.
METODOLOGIA:
A pesquisa utilizou como procedimento escolar a prática pedagógica dos CTNMI do IFRN Campus Natal-Central, entrevistando turmas de terceiro e quarto ano do ensino médio. A pesquisa foi realizada em várias etapas, a primeira constituiu na leitura e análise da literatura produzida na área. Essas pesquisas de gabinete serviram de subsídio para a elaboração do instrumental de pesquisa, resultando em um roteiro realizado com os alunos do ensino médio. O roteiro é constituído de seis perguntas, duas quantitativas e quatro qualitativas. No período de outubro à dezembro foram entrevistados cento e quarenta alunos do ensino médio integrado. O período de janeiro a fevereiro destinado a interpretação e elaboração de textos prévios sobre o material pesquisado. O resultado final dessas etapas foi a conclusão dessa pesquisa.
RESULTADOS:
O resultado estatístico da pesquisa concluiu que 51% dos alunos gostam de Geografia e 41% dos alunos são indiferentes a disciplina (dados referentes a primeira questão), destinando 4% para os que gostam mais de Geografia do que outra matéria e 4% para os que não gostam de Geografia. Quando foi perguntado o motivo que os levaram a responder a primeira pergunta 24% responderam que foi por causa de bons professores e 32% responderam que não foi influenciado pelos professores, as outras respostas não atingiram 20%. Esses dados revelam que a maioria dos alunos gosta de Geografia, ou não se importam de ter a disciplinas na estrutura curricular. Esses dados abrem margem para outras perguntas que giram em torno do questionamento principal: Mas o que o aluno entende por Geografia, e qual a aplicação desse conhecimento. Com objetivo de solucionar essa discussão foram também realizadas questões qualitativas que ampliaram os conhecimentos sobre o objeto de estudo da pesquisa, que evidenciaram que a maioria dos alunos tem compreensão que a geografia estuda a Terra e as relações sócio-espaciais que o homem mantém com o espaço geográfico, mas esse conhecimento parece estar muito próximo de um conhecimento decorado.
CONCLUSÃO:
As respostas de cunho qualitativo revelam que a maioria dos alunos compreende que a Geografia é um amontoado de conhecimentos sem interpretação, geralmente limitados a estudos paralelos de mapa, globalização e relevo, economia e política. Revelando que a Geografia é mais uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio integrado. O ensino médio integrado historicamente tem a função de formar mão-de-obra qualificada para trabalhar em cargos específicos, exigindo dos alunos um conhecimento mais ampliado em matérias da área tecnológica, nessa lógica grande parte dos alunos não vêem relação do estudo da Geografia com a sua formação técnica. No entanto, vale lembrar que a Geografia no ensino médio, segundo os PCN, tem o objetivo ampliar seus conhecimentos sobre sociedade, seu mundo, além orientar na formação de cidadãos críticos e pensantes nas contradições sócio-espacias, e quando se trata do CTMNI a Geografia tem a função social de proporcionar a construção de conhecimentos para que o aluno não saia da escola como uma "ferramenta qualificada" do grande capital, mas sim um aluno pensante e conhecedor das perversidades no sistema social que ele está inserido, para não se tornar cidadãos passivos de manipulação dos grandes empresários. A leitura final das respostas dos alunos mostra que a Geografia na instituição não alcançou as expectativas preconizadas pelas orientações dos PCN, o desafio para os professores é focalizar na orientação para que os novos alunos possam enxergar de maneira mais ativa a Geografia em suas vidas.
Instituição de Fomento: IFRN
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Ensino de Geografia, Compreesão dos Alunos.