62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ANÁLISE DE FERRO TOTAL EM MULTIMISTURA
Igor José Gomes da Silva 1
Maria do Socorro Ribeiro da Silva 2
Graziella Ciaramella Moita 3
1. Depto. Química, Universidade Federal do Piauí - UFPI
2. Colaboradora / Depto. Química, Universidade Federal do Piauí-UFPI
3. Profa. Dra. / Orientadora Depto. Química, Universidade Federal do Piauí-UFPI
INTRODUÇÃO:
A utilização da multimistura como suplemento alimentar em programas nutricionais para populações carentes no Brasil, especialmente no combate à anemia ferropriva, vem se tornando uma alternativa alimentar de valor nutritivo razoável, baixo custo, preparo rápido e de gosto regionalizado. A Resolução RDC nº 53, de 15 de junho de 2000 da ANVISA definiu a multimistura como o produto obtido através da secagem, torragem, moagem e mistura de ingredientes de origem vegetal, sendo obrigatória a presença de farelos torrados em quantidade mínima de 70% e pó de folhas verdes escuras. Pode, ainda, ser adicionado leite em pó e outros ingredientes, desde que sejam apresentados estudos conclusivos de avaliação de risco e segurança de acordo com o referido regulamento. Com o objetivo de avaliar a eficiência da multimistura no combate à anemia, determinou-se teor de ferro total em multimistura através da espectrofotometria na região do Visível, empregando-se o método da 1,10-fenantrolina, o qual é baseado nas medidas de absorbância do complexo (phen)3Fe2+.
METODOLOGIA:
Preparação dos reagentes: A solução estoque de ferro II (100 mg L-1) usando sulfato ferroso amoniacal, soluções do complexante 1,10-fenantrolina (0,25%), do redutor cloridrato de hidroxilamina (1,0%) e do tampão acetato de sódio (1,0 mol L-1), foram preparadas com reagentes de grau analítico, usando água deionizada como solvente. Procedimento instrumental: As medidas de absorbância foram realizadas em um espectrofotômetro de duplo feixe (AnalytikJena Especord 205), utilizando cubeta de vidro com caminho óptico de 1,0 cm. Procedimento experimental: Aproximadamente 2,0 g de cada amostra foram queimadas em mufla a 450 ºC por cerca de 5 h, até obtenção de cinzas claras, as quais foram dissolvidas 0,5 mL de ácido nítrico e clorídrico. Após a secagem dos ácidos, o material foi filtrado diretamente em um balão volumétrico de 50 mL e o volume completado com água deionizada. Para determinação de ferro total, transferiu-se 15 mL para um balão volumétrico de 25 mL, adicionou 2,5 mL de solução de cloridrato de hidroxilamina, 2,5 mL de solução de 1,10-fenantrolina e 3,5 mL solução de acetato de sódio sendo o volume completado com água deionizada. Após 15 minutos foi realizada a medida espectrofotométrica. As concentrações de ferro II nas soluções foram obtidas a partir de uma curva analítica.
RESULTADOS:
Foram analisadas 2 multimisturas, uma obtida no comércio local e outra preparada pela Pastoral da Criança de Teresina, bem como alguns componentes comuns usados no preparo de multimisturas (farinha e farelo de trigo, pó da folha da macaxeira e fubá de milho). Dentre os constituintes analisados os que apresentaram maior teor de ferro foram o pó da folha da macaxeira (12,07 mg/100 g) e o farelo de trigo (10,13 mg/100g). A multimistura da Pastoral apresentou maior teor de ferro (7,01 mg/100 g) do que a comercializada (5,15 mg/100 g), que está relacionado à diferença na composição (gergelim, gérmen de trigo, sementes de girassol, e outros) e à influência de vários fatores como solo, clima e época de colheita. De acordo com a ANVISA o teor de ferro que deve ser consumido diariamente, por faixa etária, é de 6 a 27 mg, com 10% de biodisponibilidade. Aconselha-se o uso diário de uma porção de 3 colheres de sopa (30 g), porém a multimistura da Pastoral (2,10 mg/30g) e a comercializada (1,55 mg/30g) não atingiram o mínimo necessário de 25% do valor diário recomendado pelo Ministério da Saúde para ser considerado um complemento nutricional, com exceção crianças de 1-6 anos. Assim a multimistura supre apenas parte das necessidades de ferro, não constituindo um complemento plenamente confiável.
CONCLUSÃO:
As amostras estudadas apresentaram baixos teores de ferro e não atingiram o mínimo necessário de 25% do valor diário recomendado, com exceção para crianças de 1 a 6 anos. Portanto a multimistura não deve ser usada como única fonte de combate a anemia ferropriva, e sim, sempre complementada com outros alimentos ricos em ferro da dieta alimentar.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e à Coodernação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Palavras-chave: Ferro, Multimistura, Espectrofotometria Visível.