62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE ARACHNIDA (ARTHROPODA, CHELICERATA) DE SOLO NO CAMPUS DA UFRN, NATAL, RN.
Thaís Barreto Guedes Costa 1
Jennifer Eva Franco Lúcio 1
André Filipe Fernandes de Sousa 1
Antoniela Morais Marinho 1
Rafael Soares Ribeiro 1
Renan de Lima Oliveira 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Os representantes do táxon Arachnida estão distribuídos por todo o planeta Terra, colonizando inclusive ambientes urbanos e áreas de cultivo. Dividem-se taxonomicamente em quatro grupos: Araneae, Scorpiones, Opiliones e Acari. Existem cerca de 60.000 espécies descritas de Aracnídeos, muitos deles são repudiados pela fama de serem animais peçonhentos, porém, nem todos são tóxicos ao ser humano. As áreas de serrapilheira também são locais onde podem ser encontrados alguns desses animais. Nesse habitat os aracnídeos ficam imperceptíveis devido à semelhança com as folhas e ramos secos, sendo assim difícil de prover quando se pode estar diante de algum deles. Sendo assim, objetivo deste trabalho foi fazer o levantamento dos Arachnida ocorrentes em serrapilheira de uma área de "mata nativa" e outra de vegetação cultivada recentemente; com a finalidade de comparar a diversidade entre as duas áreas para gerar argumentos em prol da proteção desses refúgios ecológicos, e ainda produzir conhecimentos de caráter educativo para evitar possíveis acidentes aos funcionários e alunos do campus com espécies de importância médica.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas em maio de 2008 em quatro pontos determinados, tanto na área da "mata nativa" (Florestinha dos primatas) - área I; quanto naquela de vegetação cultivada (plantada recentemente pelo Projeto Nativas no Campus - UFRN, em áreas mais abertas) - área II; ambas localizadas no Centro de Biociências da UFRN, Natal, RN, Brasil. Utilizou-se as seguintes metodologias de coleta: 1) Captura com armadilhas de queda ("pitfall traps). 2) Coleta livre ou busca ativa onde foram coletados todos os animais pertencentes à Classe Arachnida encontrados. Os espécimes triados com auxílio de pinça foram acondicionados em recipientes plásticos com álcool 70%. Após a triagem e separação do material, os organismos foram identificados ao menor nível taxonômico possível, com auxílio de literaturas específicas, e comparação com coleções. Os indivíduos foram etiquetados, colocados em recipientes apropriados e conservados em álcool 70%. O material está sendo organizado para ser depositado na Coleção de Arcnídeos e Miriapodes do Instituto Butantan - São Paulo.
RESULTADOS:
Durante o trabalho de campo, foram coletados 43 espécimes pertencentes a 19 morfoespécies. A amostragem levantada proporcionou a obtenção de espécimes pertencentes a três táxons: Araneae, Opiliones e Scorpiones. Na área de "mata nativa" (área I) foram coletadas 14 mofoespécies e na área de vegetação cultivada (área II) foram contabilizados 05 morfoespécies. A área I apresentou maior número de espécies em relação à área II. Tal resultado pode ser atribuído à heterogeneidade de habitats maior na área I. Neste local há mais quantidade de árvores e conseqüentemente o folhiço (serrapilheira) é mais rico. As árvores plantadas mais recentemente detêm uma quantidade menor de folhas na base do solo de sustentação, até mesmo, como conseqüência das retiradas freqüentemente de vegetação associada do solo para evitar a proliferação de plantas daninhas, comuns em áreas abertas.
CONCLUSÃO:
Como elemento de pesquisa em inventário faunístico, este trabalho, propiciou olhar diferentemente para os aracnídeos, principalmente observando, com um nível de detalhamento maior, a sua importância e beleza, onde numa visão mais distanciada, passavam despercebidas. Ao possibilitar a obtenção dos exemplares e o reconhecimento dos espécimes de aracnídeos, uma posterior catalogação desse conhecimento tornará possível aprofundar mais os estudos e atingir os níveis mais específicos da identificação taxonômica e assim utilizar as informações para estudos de impactos ambientais. Da coleta até a organização da coleção científica constituída de exemplares do táxon Arachnida, algumas técnicas de captura foram aplicadas e avaliadas quanto aos possíveis impactos à biodiversidade. Dessa forma, pode-se visualizar de forma bastante significativa a importância do conhecimento dos Arachnida para subsidiar elementos no que diz respeito à conservação da biodiversidade.
Palavras-chave: Diversidade taxonômica, Conservação, Invertebrados.