62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
DESENVOLVENDO A ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM DO CAMPO EM IGARASSU/PE
Célia Maria da Paz Teixeira 1
1. Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:

No ensino da língua portuguesa foi priorizada por muito tempo a memorização de conteúdos referentes às regras gramaticais. Hoje, novos paradigmas estão sendo adotados. Na escola já se percebe a necessidade de formar leitores e produtores autônomos, capazes de interagir com a língua nas diversas instâncias e espaços da sociedade, utilizando assim os diferentes gêneros discursivos, tanto orais como escritos. A partir dessas discussões, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as estratégias para o desenvolvimento da escrita, através do uso de gêneros textuais,  utilizadas em uma turma de EJA do Projovem do Campo.  Partimos da assertiva  de que os alunos melhor apreendem os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma crítica e autônoma, através da interação com o outro e com os objetos de conhecimento. Em nosso estudo, priorizamos a  reflexão acerca de que forma o ensino, entre outros aspectos, pode ser organizado de modo que possamos desenvolver atividades que ajudem no desenvolvimento da criticidade e autonomia dos alunos. O trabalho em sala de aula com diferentes gêneros textuais proporciona uma maior interação das diferentes esferas de comunicação, permitindo assim maior inserção social dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos.  

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado em uma instituição municipal de ensino, localizada no município de Igarassu, no estado de Pernambuco. Os sujeitos participantes são alunos do Projeto  Projovem do Campo - Saberes da Terra, que oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental lI.  O período de estudo teve a duração de seis meses e dividiu-se em três momentos: A. Avaliação diagnóstica; B. Aplicação de uma sequência didática. C. Análise dos resultados. Optou-se por trabalhar com três gêneros: carta - como uma forma de o aluno desenvolver a sua habilidade de criar, de vivenciar a experiência de outros alunos da EJA além da organização do pensamento no momento da produção textual; e charges e tirinhas, que visou enfatizar a importância do reconhecimento, da compreensão e da produção desses e a transitividade com outros gêneros.

RESULTADOS:

Observou-se no decorrer da pesquisa que, além do uso dos elementos constituintes do gênero carta (data, saudação, texto e despedida), bem como dados do envelope (nome, endereço, bairro, cidade, estado, país, CEP do remetente e do destinatário), foi a transitividade em outros gêneros, como a autobiografia e as expressões do gênero oral, por exemplo. Já o processo das atividades com as tirinhas e charges englobou não só o reconhecimento linguístico e textual destas, mas também sua dimensão social e política, principalmente no que tange as relações do campo, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. No campo da produção textual dos alunos após o reconhecimento dos gêneros trabalhados, além das informações "esperadas" (experiência e relato da história de vida e do cotidiano), foi possível encontrar discursos com temas ligados a etnia, cultura, aspectos socioeconômicos, preconceito e discriminação, entre outros. Dimensões atribuídas à utilização das tirinhas e charges como veículo de formas de refletir, rever e criticar determinados aspectos e posições sócio-políticas, levando o aluno a pensar não somente na sociedade como um todo - seus hábitos e problemas - mas também na sua identificação como ser social e a compreensão de sua função e de seus relacionamentos no meio onde vive.  

CONCLUSÃO:

A escola desempenha um papel importante enquanto mediadora cultural, sendo assim, apresenta-se como fundamental na formação de leitores.  O docente deve proporcionar, na escola, atividades que oportunizem aos estudantes a apropriação de recursos linguísticos e interativos inerentes às práticas de identificação e utilização dos diversos tipos de gêneros textuais presentes nas esferas sociais. De acordo com as características do Projovem do Campo - Saberes da Terra, os gêneros textuais se apresentam como mais uma ferramenta de trabalho transdisciplinar e de aprimoramento das atitudes objetivadas, como a apropriação e desenvolvimento da escrita e também da leitura. Percebemos também as potencialidades das práticas de letramento, a partir dos gêneros, com as quais os adultos interagem em seus vínculos sociais, e por outro, ampliam as práticas de escrita e leitura, na escola e fora dela. Nesse sentido, os adultos poderão reconhecer algumas classificações textuais com as quais se relacionam na comunidade e conhecer aquelas que não fazem parte de seu meio, mas que produzem sentidos e auxiliam no desenvolvimento do processo de escrita.

 

Palavras-chave: Educação de Adultos, Ensino-Aprendizagem, Gêneros Textuais.