62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO  
SUELITA MARIA CARVALHO DE SOUZA 1
MARINALVAPEREIRA ALVES 1
MARIA DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA 1
MARCIA CILENE DA SILVA PEREIRA 1
DALMA RÉGIA ALVES FREIRE 1
EDSON MANOEL DA SILVA 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SERRA TALHADA-PE
INTRODUÇÃO:

O Desenvolvimento Educacional no Município de Serra Talhada, localizado no Sertão do Estado de Pernambuco, é o foco deste trabalho de pesquisa realizado pelos alunos e professores das séries finais do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Cônego Torres.

 

De acordo com os dados da pesquisa, foi verificado que nos últimos dez anos, o município apresentou avanços na área educacional, tanto na rede pública, quanto na rede privada, nas modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior. Tais avanços chamaram a atenção dos professores da referida escola, no intuito de desenvolver uma pesquisa no contexto escolar.

 

Dessa maneira, os estudos têm como objetivo a fundamentação do trabalho em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar como instrumento didático pedagógico que, assim, favorece o questionamento reconstrutivo dos saberes. Além disso, aproxima a teoria e a prática em relação aos objetos analisados.

 

A proposta de trabalhar com pesquisa em sala de aula apresenta, como meta principal, a promoção dos alunos das séries envolvidas como parceiros de trabalho e sujeitos participativos. Esse universo, cria possibilidades e oportunidades para que o professor possa refletir sobre sua prática em sala de aula enquanto pesquisador.

 

Integrar o rol de questionamentos e o desenvolvimento desse trabalho, tornar a pesquisa como ambiente didático pedagógico e desfazer a concepção arcaica de que tal estudo é algo especial, de pessoas especializadas no assunto e que só pode ser desenvolvida em linha acadêmica. Ademais, infere-se que também faz parte da estrutura da pesquisa construir competências no saber, saber fazer e refazer o conhecimento para manejar a pesquisa na Educação Básica: como princípio científico e educativo; e como atitude cotidiana para intervir na realidade de modo alternativo, crítico e participativo.

METODOLOGIA:

Para chegar aos resultados finais das análises, foram desenvolvidos estudos e aulas expositivas sobre o tema, em que teve início o trabalho da pesquisa de campo para coleta de dados em diversos setores, tais como: indústria, comércio, universidades, faculdades e escolas. Bem como, outros órgãos públicos municipais, estaduais e privados instalados na localidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com representantes das instituições para compilação dos dados relacionados à oferta da Educação Básica e dos cursos técnicos e universitários oferecidos. Tais dados, estabelecem relações com o desenvolvimento econômico e cultural da cidade na última década, buscando a conscientização dos professores, dos estudantes e da comunidade sobre as reais possibilidades da empregabilidade e do empreendedorismo.

 

Dessa forma, o projeto foi realizado em várias etapas: estudo; debate; pesquisa e análise; apresentação e reflexão, respectivamente. A pesquisa demosntra os saberes construídos durante o processo, tendo em vista os registros elaborados pelos alunos numa perspectiva de leitura crítica e comparativa. Com o objetivo de divulgar os resultados e reivindicar aos responsáveis pelos órgãos competentes novos investimentos, de forma a possibilitar a inserção dos estudantes e da comunidade no desenvolvimento histórico, cultural e econômico do município.

RESULTADOS:

No decorrer do projeto, foram registrados resultados de aprendizagens significativas para professores e alunos. As atividades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse produziram possibilidades às participações efetivas na construção do conhecimento. Em que os pesquisadores tomaram consciência, não apenas da importância da interdisciplinaridade, mas também do método científico na sua formação.

 

Nesse contexto, a pesquisa proporcionou melhor compreensão sobre o investimento educacional no sertão nordestino, tendo a cidade de Serra Talhada como centro de referência para atender a demanda local e regional. Além disso, deu oportunidade à comunidade de participar e permanecer neste processo de crescimento contínuo.

CONCLUSÃO:

O projeto de pesquisa foi concluído com apresentação de todos os trabalhos realizados pelos professores e alunos em forma de jogral, mesa redonda, seminário, dramatizações, painéis com fotografias e relatos das experiências vivenciadas. De tal modo que houve efetiva prestação de serviço à comunidade escolar, autoridades locais e municípios vizinhos.

 

Com a construção do conhecimento, o projeto resgatou a auto-estima dos alunos de maneira a valorizar a continuidade dos estudos, com diferentes possibilidades de escolha em cursos técnicos e superiores. Proporcionando, assim, novas perspectivas de acesso ao mundo do trabalho, como também, a inclusão de alunos anteriormente não participativos nas atividades escolares. Com o caráter de melhorar as relações inter e intrapessoais tanto na escola, quanto na família. 

 

O registro desta forma inovadora de trabalho ressalta a valorização de uma atividade que não se esgota em sua conclusão, mas continua sendo realizada na medida em que cada participante busca, conscientemente, manter a sua inclusão social a partir do conhecimento adquirido por meio da pesquisa.

 

Instituição de Fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SERRA TALHADA-PE
Palavras-chave: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO.