62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
ESTUDO DE MARKETING VOLTADO À ANÁLISE DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA VEICULADA PARA UMA REDE DE FARMÁCIAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE.
Márcio Rodrigo Alves de Lima 1
Virgínia do Socorro Motta Aguiar 2, 1
Francisco de Assis Medeiros Filho 1, 3
1. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas / FACISA
2. Profª. Drª. - Orientadora
3. Prof. Esp. / Co-Orientador
INTRODUÇÃO:
O marketing é uma ferramenta que se apresenta como um grande aliado na identificação das necessidades e oportunidades do mercado, o que favorece no processo de divulgação de produtos, maximização de vendas, posicionamento de marcas, entre outros inúmeros benefícios que o mesmo pode trazer se bem aplicado. Com base nesta filosofia, o presente trabalho de pesquisa buscou através de levantamento de dados junto aos clientes e observação do apoio de vendedores, analisar os resultados de uma campanha promocional veiculada em todos os meios de comunicação de massa na cidade de Campina Grande/PB, campanha esta, que teve como objetivo ampliar as vendas de produtos não medicamentos em uma grande rede de farmácias drugstores na cidade. A relevância da pesquisa tratada neste trabalho está embasada no aprimoramento do processo de utilização e aplicação das ferramentas dispostas pelo marketing na captação de clientes e no despertar de seus desejos e necessidades.
METODOLOGIA:
A pesquisa ocorreu através de levantamento de dados coletados por meio de questionários com perguntas diretivas e fechadas, bem como questões abertas junto aos clientes que freqüentavam as farmácias da rede de drugstores. Foram aplicados pelo pesquisador, 400 questionários durante 9 dias nos períodos manhã, tarde e noite dentro dos 15 estabelecimentos localizados na cidade de Campina Grande/PB. Com esta coleta buscou-se demonstrar de maneira clara e objetiva primeiramente, se a campanha despertou no consumidor, a vontade de adquirir produtos não medicamentos nas lojas da rede durante à promoção realizada pela farmácias do grupo. Em segundo lugar, verificar se os produtos vendidos nas farmácias do grupo agregam valores, de modo que as pessoas associem a imagem da farmácia, a outros produtos que não sejam medicamentos, haja vista que o grupo tem na sua missão institucional um grande mix de marketing e produtos.
RESULTADOS:
Inicialmente foi feito um levantamento da relação de gênero. Percebeu-se que com base nos resultados obtidos, 60% das pessoas que se utilizaram do estabelecimento para comprar produtos não-medicamentos são mulheres com faixa etária entre 31 e 40 anos e que possuem uma renda familiar entre 3 e 4 salários mínimos. Foi constatado também no decorrer da pesquisa que o fator preponderante no processo decisório da compra não foi o preço, como era de se esperar, mas sim a comodidade, apontada por 26,13% dos entrevistados em detrimento aos 19,60% daqueles que consideraram o preço como elemento fundamental. Vale salientar, que o produto final da análise dessa pesquisa, por mais estatístico que seja, deve ser encarado de forma provisória e aproximada.
CONCLUSÃO:
Mediante os resultados obtidos, verificou-se que a maior parcela de consumidores da rede de farmácias em questão é do gênero feminino e com faixa etária considerável em um nível específico. No que diz respeito ao aspecto sócio-econômico, os dados apontaram para uma classe social com poder aquisitivo enquadrado na classe D.
Palavras-chave: Marketing, Campanha Promocional, Drugstores.