62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
O ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
Emanuelle Justino dos Santos 1
José Pereira de Melo 2
1. Graduada em Educação Física pela UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Educação Física - UFRN
INTRODUÇÃO:

O esporte configura-se como uma expressão da cultura, que deve ser sistematizado na escola na perspectiva educacional, em que o competir seja para educar/cooperar com o outro, evitando-se a seleção, a especialização precoce, mas investindo-se no autocontrole e no desenvolvimento corporal das crianças. Assim, a Educação Física no Ensino Fundamental deve democratizar o acesso ao esporte de modo contextualizado, lúdico e sistemático; desenvolvendo a autonomia, a participação e valores humanos; respeitando os interesses das crianças; permitindo-as reconhecer seus limites/possibilidades corporais nos esportes e também o conhecimento das regras, técnicas e táticas dos diferentes esportes existentes. No entanto, ainda vemos o esporte sendo tratado na Educação Física de forma assistemática, estando restrito, muitas vezes, a fins extracurriculares de eventos esportivos. Assim, buscamos neste estudo descrever uma experiência de ensino sobre o esporte nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, pautado em ofertar atividades que permitissem as primeiras aproximações das crianças neste conteúdo da Educação Física Escolar. Para tanto, elencamos a seguinte questão de estudo: Como podemos refletir sobre o processo de ensino do esporte nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental? 

METODOLOGIA:

O estudo caracteriza-se como descritivo, do tipo estudo de caso, pois a experiência pedagógica foi desenvolvida na Escola Municipal Professora Maria Madalena, localizada em Natal/RN. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2008, durante a realização do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRN. Foram desenvolvidas aulas sobre vários esportes, experimentadas com crianças pertencentes aos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, do turno matutino. As duas turmas eram compostas por 35 crianças com idade entre 7 a 10 anos, que eram filhos e filhas de pessoas que exercem diferentes profissões, desde donas de casa, vendedores autônomos a trabalhadores de empresa privada, e uma professora de Educação Física com vínculo efetivo. Para a fundamentação teórica, destacamos os artigos da obra de Kunz e Trebels (2006) e Hildebrandt-Stramann (2005). O método utilizado para o ensino do esporte foi respaldado na concepção de aula aberta, proposto por este último autor, a qual se caracteriza como experiência problematizadora e reflexiva, em que a criança co-decide nos estudos elaborados coletivamente. Como técnica de pesquisa utilizou-se a observação participante e o registro das representações gráficas das crianças sobre o que foi vivenciado na prática. 

RESULTADOS:

Durante dois meses, concretizamos dez aulas de Educação Física nas quais tivemos a chance de experimentar o ensino do esporte com as crianças do Ensino Fundamental. O acompanhamento ocorreu em dias de quarta-feira, nos dois primeiros horários da rotina das crianças e professora de Educação Física da escola. As aulas se constituíram nos seguintes momentos: conversa inicial, vivência e conversa final, havendo diálogo flexível das vivências corporais. Nelas, as crianças tiveram a chance de aprender de modo contextualizado os movimentos esportivos, experimentando regras, táticas e técnicas combinadas do atletismo, do futsal e do vôlei. Por meio da mostra de figuras e exibição de vídeos as crianças apreciaram e diferenciaram os seguintes esportes: coletivos (futebol, vôlei, basquete), individuais (natação, atletismo), com implementos (golfe, basebol), de aventura (surfe, montain bike) e os aquáticos (canoagem, natação, surfe). Foi possível também a feitura de desenhos das vivências que foram usados para sintetizar as aulas, ampliando a visão da criança sobre o esporte e, por fim, montamos um mural no qual exibimos nossas aprendizagens. Esta vivência foi coerente com o conteúdo que estava sendo feito pela professora de Educação Física da escola pesquisada, a qual nos supervisionava.   

CONCLUSÃO:

Concluímos que o processo de ensino do esporte com crianças do Ensino Fundamental, proporcionado pelo espaço do estágio supervisionado, constituiu-se numa rica e significativa aprendizagem de prática pedagógica de Educação Física, haja vista que foram enfrentados e superados desafios do contexto da rotina escolar, sendo formadas parcerias e mantido diálogos com as crianças, professores e direção da escola. Neste sentido, foi possível acessar, de maneira sistemática, alguns saberes do esporte de modo lúdico, dinâmico e contextualizado, bem como a questão do sexismo e da agressividade no esporte, entre outros aspectos que foram levantados com a professora de Educação Física das turmas, durante o termino das atividades do Estágio Supervisionado. Na perspectiva de ampliar o estudo pretendemos realizar outros estudos relativos à prática do ensino do esporte na Educação Física, em especial no Ensino Fundamental, de modo a investigar as demais questões que foram levantadas pela supervisora de estágio e alunos que vivenciaram nossas práticas.

Palavras-chave: Esporte, Educação Física, Estágio Supervisionado.