62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- ÁREA DE QUÍMICA: AÇÕES INICIAIS VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARGAREZ SANTOS LACET SITUADA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL
Luciano Clibison Nunes da Silva 1
Suzana Mª Barrios Luis 2
Tania Maria Piatti 3
José Marcos Rocha Santos 4
Márcio Silva dos Santos 4
Rafael Ferreira da Silva 4
1. Profº Secretaria Executiva de Educação/AL - Professor Supervisor
2. Profª Drª Centro de Educação/UFAL - Coordenadora Geral
3. Profª Drª Instituto de Química e Biotecnologia/UFAL - Coordenadora de Área
4. Instituto de Química e Biotecnologia/UFAL - Bolsista PIBID
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC/CAPES) com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura das instituições de educação superior bem como promover a melhoria da qualidade de ensino em escolas públicas da educação básica. Este trabalho descreve as ações iniciais da implantação do Projeto PIBID na área de Química envolvendo a Universidade Federal de Alagoas e a Escola Estadual Margarez Maria Santos Lacet. O projeto visa estabelecer uma relação direta entre o graduando do Ensino Superior e os alunos do Ensino Médio e se desenvolve sob a supervisão de professores universitários e professores da rede pública estadual. Várias ações foram realizadas visando conhecer a realidade do ensino praticado na escola e detectar os principais desafios e dificuldades de aprendizagem, principalmente na área de Química. Detectadas as necessidades e carências da escola, foram realizadas várias ações de intervenção pedagógica. Através da inserção de experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras foi possível motivar os alunos da escola de ensino básico para a aprendizagem da Química, promovendo oportunidades de reflexões e contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades.
METODOLOGIA:

A perspectiva metodológica deste projeto é a pesquisa-ação como um meio de produzir conhecimento sobre os problemas vividos pelo profissional professor visando à melhoria da prática educativa. Os professores coordenadores acompanham o desenvolvimento dos trabalhos através de reuniões mensais com os participantes do projeto. Os alunos/bolsistas permanecem nas escolas durante 20 horas semanais para elaboração e execução do plano de trabalho, sob a supervisão do professor da Escola básica.

Os trabalhos foram desenvolvidos com as turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Margarez Santos Lacet. Várias etapas foram realizadas: palestras, leituras e debates visando aprofundar os conhecimentos teóricos da equipe; diagnóstico da escola e observações das aulas do professor visando determinar as condições de ensino e necessidades dos alunos; ações de intervenção pedagógica (aulas de reforço e aceleração da aprendizagem; orientação de pesquisas escolares e projetos interdisciplinares; realização de atividades experimentais).

As atividades experimentais contribuíram para relacionar os conteúdos da Química com o cotidiano e as aplicações práticas. Desenvolvendo um projeto sobre o tema "Flores e Frutos" que envolveu professores de várias disciplinas.
RESULTADOS:

As ações realizadas para o aprofundamento do conhecimento teórico sobre a educação brasileira e mais especificamente sobre o ensino de Ciências e de Química levou a equipe do projeto a adotada decisões para realização de ações de intervenção pedagógica.

Discussões sobre os conteúdos previstos no Planejamento anual da escola e da disciplina Química para o segundo ano do nível médio levaram a equipe de professores e alunos-bolsistas a selecionar um tema, "Flores e Frutos", que possibilitasse um tratamento contextualizado e interdisciplinar. O tratamento deste tema permitiu a abordagem de vários conteúdos específicos da Química, tais como: separação de misturas, estequiometria e concentração de soluções.

Com este trabalho os alunos desenvolveram a habilidade da investigação e puderam compreender melhor os conceitos envolvidos e trabalhados nas aulas teóricas. Fizeram pesquisas em fontes de informação variadas, pesquisas de campo etc. A realização de experimentos possibilitou a observação de parâmetros simples de análise. A análise da viscosidade, realizada através do cálculo da velocidade de escoamento dos extratos em uma superfície lisa. A execução de todos estes procedimentos permitiu a exploração de, além dos conhecimentos de Química, conhecimentos de Matemática e de Física.
CONCLUSÃO:
Através da análise dos resultados obtidos durante a realização da pesquisa de campo, sobretudo no que se refere ao diagnóstico do ambiente escolar e da aprendizagem na área de Química dos alunos conclui-se a necessidade de implementação de ações pedagógicas inovadoras, principalmente atividades que visem à realização de um ensino investigativo, onde o aluno é ativo, reflexivo e participativo, motivando-os para a aprendizagem. Este projeto tem contribuído para a realização de um ensino de Química interdisciplinar, contextualizado, visando o desenvolvimento de competências. Durante o decorrer das atividades, os alunos tiveram oportunidades de pesquisar, buscar por informações, organizar dados, apresentar seus resultados etc. Tiveram também várias oportunidades de mobilização dos saberes adquiridos, de refletir e tomar decisões. A participação dos alunos licenciandos, o contato direto estabelecido entre eles, o professor da escola e os alunos do ensino médio foi uma experiência enriquecedora e permitiu ampliar a formação inicial e preparando-os para enfrentar os desafios e dificuldades da educação pública brasileira.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: PIBID, Ensino investigativo, Formação de Professores.