62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ÓLEO SATURADO: RECICLAGEM E BENEFÍCIOS
SEBASTIANA EPAMINONDAS BARROS PEREIRA 1
LUCIANA VIEIRA DEMERY 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA -PE
INTRODUÇÃO:

Integrante de um processo participativo permanente de alunos e professores, o ensino da Educação Ambiental tem como foco a formação de uma consciência crítica sobre os problemas do meio ambiente.

 

Foi com essa perspectiva que buscando questões como desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, manutenção dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida das pessoas, alunos e professores do Colégio Municipal Cônego Tôrres em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, realizaram o projeto de pesquisa didático pedagógico e interdisciplinar "Óleo saturado reciclagem e benefícios".

 

Tal pesquisa tem como objetivo possibilitar que alunos e professores possam identificar o destino do óleo saturado usado nas residências e locais comerciais da cidade. Além disso, o grupo também estudou as conseqüências causadas ao meio ambiente e, assim, buscou meios para solucionar tais problemas, visto que o destino inadequado do produto atinge os recursos naturais, tais como: rios, açudes e cacimbas.

 

Diante da realidade encontrada, alunos e professores reuniram-se com a sociedade com o intuito de criar um espaço para debates e reflexões não apenas sobre a qualidade de vida das pessoas e a importância da participação de todos na solução do problema, mas também no desenvolvimento de parcerias que visem uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Após reuniões para debate do assunto foi proposto à comunidade a reciclagem do produto e, como conseqüência, a transformação da matéria-prima em sabão em barra. Essa ação não só deu maior poder aquisitivo, após comercialização, para as famílias envolvidas, como também criou consciência de cuidado e preservação do meio ambiente.

 

 

METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado inicialmente com levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e professores sobre o tema. A seleção de textos informativos sobre educação ambiental, a preservação dos mananciais e dos recursos hídricos no município fizeram do projeto um instrumento de aprendizagem. Para que o conhecimento foi desdobrado, após a pesquisa de campo foram confeccionados panfletos, receitas e jornais para divulgação do tema na escola e na comunidade.

Durante o estudo os trabalhos foram apresentados em diversas formas, tais como: seminários, jograis, dramatizações e mesa redonda com a participação de todos os estudantes e docentes. Além disso, foram realizadas visitas aos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água na cidade: Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Secretaria Municipal de Saúde. Tais apreciações tiveram a finalidade de identificar as fontes de abastecimento de água e doenças, até então, mais registradas na cidade. Para a organização e criação de cooperativas foi solicitado o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com vistas à capacitação das pessoas da comunidade no que concerne a fabricação do sabão em barra.

RESULTADOS:

Depois do estudo de pesquisa em diversas áreas, enfim, foi posta em prática a fabricação de sabão em barra com o óleo saturado recolhido da comunidade. As mudanças foram surgindo a cada momento, entre elas tanto a de hábitos com relação a utilização do óleo no alimento e sua reutilização, quanto a preservação ambiental como um todo, com a valorização e utilização consciente dos recursos naturais.

A prática pedagógica dos professores em sala de aula após a experiência com o trabalho de pesquisa, numa perspectiva interdisiciplinar, contribuiu com o resultado da aprendizagem dos alunos. Também integraram as novas ações a construção do planejamento escolar e a relação com a pesquisa em sala de aula. Tal iniciativa possibilitou reflexão sobre a valorização da pesquisa e sua contribuição como instrumento pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem, para formação da cidadania participativa.

 

CONCLUSÃO:

O projeto de pesquisa didático pedagógico foi concluído com a distribuição, dentro da comunidade, de receitas sobre como fabricar sabão em barra com o óleo saturado. Além disso, foram organizadas palestras e oficinas acerca do tema.

Com efetiva participação dos envolvidos, houve divulgação dos trabalhos em sala de aula com a apresentação de vídeos, painéis com fotografias e palestras com profissionais do SEBRAE. A ideia surgiu para apoiar outras comunidades, inclusive de áreas rurais do município, na formação de cooperativas e associações. Para reforçar o assunto, os relatos de experiências sobre a importância do trabalho com pesquisa na escola foram apresentados pelos professores em forma de jogral.

 

Assim, considerando que o município de Serra Talhada-PE enfrenta escassez de água potável em períodos longos de seca e de chuvas irregulares, o projeto contribuiu para preservação ambiental dos rios, dos açudes, cacimbas e barragens. Ademais de todo o benefício sócio-ambiental, também foi verificada vantagem econômica, a partir da comercialização do produto, para as famílias participantes do projeto
Instituição de Fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SERRA TALHADA-PE
Palavras-chave: EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE.