62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
O TURISMO COMO UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL PARA PEQUENOS MUNICÍPIOS DO AGRESTE E SERTÃO NORDESTINOS.
Lázaro Freire da Costa 1
Ângelo Roncalle Mendes Xavier 1
José Vieira Júnior 1
Kathiuscia Fernandes dos Santos 1
Maria Soares de Macedo 1
Nubelia Moreira da Silva 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
INTRODUÇÃO:
Despertar no homem a capacidade de valorizar sua cultura e lugar fazendo com que o mesmo perceba a importância e a riqueza de bem histórico, cultural ou natural, constitui um dos fatores essenciais para a promoção do desenvolvimento de determinada localidade, pois o fará desenvolver ações que leve a tal finalidade. À luz deste entendimento e embasado na Lei 11.771/08, que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, para desenvolver o turismo local e ampliar em todas as formas a inclusão de todos nesse segmento, bem como implantar atividades turísticas agregadas a formação de associações de artesãos, artistas da terra, grupos folclóricos e de teatros, guias, redes de hospedagem e alimentação, é que se pretende por em prática uma proposta de turismo onde a própria comunidade possa administrar. Além disso, despertar a consciência pela conservação dos patrimônios históricos e ambientais, aplicando a doutrina do desenvolvimento sustentável, conforme sugerido pelo Relatório Brundtland (1987 ), procurando, dessa forma, contribuir para que as gerações presentes, satisfaçam suas necessidades, sem prejudicarem as gerações futuras, cooperando assim, para que os próximos habitantes possam alcançar a sustentabilidade, tanto no âmbito cultural e socioeconômico , quanto nas relações humanas, preservando os recursos e bens ambientais. Portanto, estas serão ferramentas de divulgação dessas riquezas mencionadas, nos município do sertão nordestino, em especial do estado do Rio Grande do Norte. Abordaremos aspectos que demonstrem o patrimônio histórico-cultural-natural que os mesmos detém. Para tanto, voltamos o olhar para seu contexto histórico, economia, aspectos geográficos e levantamento das potencialidades turísticas locais, apresentando também informações pertinentes no que diz respeito a importância turística para trazer desenvolvimento econômico e social, para a comunidade local . Desse modo, espera-se buscar um novo formato para o modelo de desenvolvimento local, oportunizando a geração de mais empregos e, conseqüentemente, o aumento da arrecadação tributária municipal, que pode ser convertida em benefícios a todos os seus munícipes através de obras e programas sociais. Tal atitude tem a capacidade de promover um maior interesse entre todos os envolvidos nesse processo no sentido de promover a exploração sustentável e a conservação das riquezas históricas e naturais locais.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração desse trabalho consistiram em visitas técnicas há alguns municípios do interior do Rio Grande do Norte e Paraíba, que permitiu o levantamento de dados socioeconômicos e a identificação dos principais pontos dotados de potencial turístico e que apresentam condições de serrem explorados economicamente de forma sustentável. Os estudos de campo também possibilitaram perceber a viabilidade de utilização desses produtos turísticos, bem como as necessidades de recuperação de áreas de interesse para a prática dos segmentos do turismo, sobretudo de eventos, rural, aventura, histórico-cultural, geoturismo e, principalmente, o ecoturismo. Soma-se à pesquisa de campo, uma vasta pesquisa bibliográfica e documental sobre a história dos municípios, como também a consulta a índices oficiais dos órgãos estaduais e nacionais de estatísticas e desenvolvimento. Além de elaboração de oficinas e mini cursos, com o propósito de despertar o espírito empreendedor das localidades e a consciência da necessidade e importância de conservação e manutenção das áreas ambientais e históricas.
RESULTADOS:
Os primeiros resultados da pesquisa foram a conquista de parcerias advindas do interesse dos gestores de alguns municípios que se motivaram e garantindo assim, apoio ao projeto no sentido de fornecer todo o suporte para o estudo, acreditando que com o desenvolvimento turístico local, possam obter maior arrecadação tributária. Aprofundamento dos estudos para a inclusão de pessoas com deficiência, levando em consideração o principio da lei 11771/08, que garante a todas as pessoas o direito de poder fazer turismo. Reestruturação de trilhas ecológicas, elaborando percursos com uma maior riqueza de informações sobre os atrativos das trilhas, bem como da adequação dos percursos com áreas de descanso, sinalização e segurança para uma maior satisfação do visitante. A elaboração de pacotes turísticos para as cidades parceiras, aproveitando, além dos potenciais históricos e naturais, os artistas da terra encarregados nas apresentações culturais, onde normalmente são utilizados espaços públicos para a realização dos espetáculos e onde os artesões disponibilizam os seus produtos para venda. O projeto envolve também a utilização de todo o aparato local de hospedagem e alimentação em pousadas, restaurantes e assentamentos rurais, para os turistas que adquirem esses pacotes. Também foram resgatadas e valorizadas as manifestações culturais locais, por meio de intensa divulgação nos pacotes de forma apelativa num bom sentido, para a fabricação de queijo no Seridó norte-rio-grandense, e da cachaça e rapadura na Zona da Mata paraibana. Quanto a conservação do meio ambiente e memória, foram propostas campanhas para restauração de prédios históricos e recuperação de áreas de mata, com replantio de mudas de espécies nativas, envolvendo comunidade, poder público e outros voluntários, como os escoteiros, contribuindo assim para um meio ambiente mais saudável.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, o presente trabalho vêm ajudar aos pequenos municípios do interior do Nordeste, mas especificamente no espaço compreendido entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, a obterem uma nova forma de arrecadação de renda proveniente das suas potencialidades naturais, históricas e culturais. Valorizando assim, o que os municípios tem de melhor. Sua própria identidade, que se explorada de forma sustentável, poderá ter vida uma vida duradoura, quando se fala de exploração turística. É preciso que haja uma preservação destes bens, não só os naturais e históricos. Mas também os costumes destes povos, que caracterizam sua cultura, capaz de atrair inúmeros visitantes em busca de conhecer formas de manifestações culturais diferentes. É, também, interessante frisar a importância da qualificação dos munícipes que usam a exploração turística local para o seu sustento, além de outros possíveis interessados em se tornarem empreendedores no ramo de turismo. É com a formação desta cadeia, que conseqüentemente a administração pública irar obter, de uma forma natural, uma maior arrecadação tributária, capaz de converter em benefícios os próprios munícipes, e turistas, por meio de obras que visem melhorar a infra-instrutura do município. A sociedade também ganha na melhoria da qualidade de vida, pois além da melhoria da infra-estrutura local, pode desfrutar de um meio ambiente sadio, já que a educação ambiental, assim como as medidas adotadas pelo poder público, contribuem para que as futuras gerações destes pequenos municípios, possa desfrutar de todos esses benefícios essenciais para aqueles que dependem da atividade turísticas para sobreviverem, fato que também contribui de maneira direta para a fixação desses contingentes populacionais em sua terra natal. Evitando assim, o inchaço nas grandes capitais destes estados.
Palavras-chave: Desenvolvimento, Turismo, Sustentabilidade.