62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
Aspergillus fumigatus: CONTAMINAÇÃO FÚNGICA EM BIBLIOTECA
Kandarpa Silva Galas 1
Roberta Silva Rizzo 1
Bruno Silva Carvalho 1
Germana Costa Paixão 1
Lydia Dayanne Maia Pantoja 1
1. Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
Aspergillus fumigatus é o patógeno que mais se destaca entre os fungos encontrados no ar, causando severas, e geralmente fatais, infecções invasivas em pessoas imunodeprimidas. Um aumento de quatro vezes na aspergilose invasiva (AI) tem sido observado nos últimos anos. Em 1992, a AI foi responsável por aproximadamente 30% das infecções fúngicas em pacientes morrendo de câncer, e estima-se que ocorre em 10 a 25% de todos os pacientes com leucemia, nos quais a taxa de mortalidade é de 80 a 90%, mesmo quando tratada. AI é hoje uma das principais causas de morte em centros de tratamento de leucemia e transplante de medula óssea, e unidades de transplante de órgãos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em uma biblioteca pública de referência, Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, fundada a 39 anos, no centro da cidade, sendo constituída por um acervo de aproximadamente 15 mil títulos. Durante o período de fevereiro/2009 a janeiro/2010 foram realizadas coletas mensais alternadas de amostras do ar e das obras. As amostras do ar foram coletadas através do método da sedimentação passiva, com a exposição de placas de Petri em cinco ambientes, recepção, jardim, sala acervo geral, setor de periódicos, durante 12 horas, contendo ágar batata dextrose (Himedia®), sendo as placas incubadas por sete dias (25 - 27°C). As amostras microbiológicas das obras foram coletadas através de swabs estéreis, que foram friccionados por 30 segundos em três locais das obras (contra-capa, parte mediana e última página) e em seguida, colocados sob agitação em solução salina a 0,9% e transportadas ao Laboratório de Microbiologia - LAMIC/UECE, onde foram semeadas em placas de Petri contendo o meio já mencionado e incubadas por sete dias também em mesma temperatura.
RESULTADOS:
Foram isoladas 2.902 colônias fúngicas no ar, sendo 645 recepção, 209 no jardim, 712 na sala Dolor Barreira, 482 no Acervo geral, 854 no setor de periódicos, e 2.877 colônias encontradas nos livros. O Aspergillus fumigatus foi identificado em 3 coletas (27,27%), sendo 2 do ar (33,33%) e 1 dos livros (20%). Dessa forma, torna-se relevante o conhecimento desses microrganismos de um dado local, devido ao potencial de patogenicidade de espécies como A. fumigatus que podem estar presentes no ambiente.
CONCLUSÃO:
Nesse sentido são necessários estudos mais apurados para verificar a presença de outros microorganismos patogênicos.
Palavras-chave: aeromicologia, aspergilose, infecções fúngicas.