62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA DE VYGOTSKY: O DÉFICIT EM LEITURA E ESCRITA COMO FOCO DA PESQUISA  
Girleide Maria da Silva Souza 1
Maria da Conceição Rodrigues dos Santos 1
Patrícia Silva Bezerra 1
Joelma Jozelita da Silva 1
Joelma Coelho 1
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares 1
1. Faculdade Integrada de Patos / FIP
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa investiga sobre a teoria sócio-interacionista na perspectiva de Vygotsky. Tem por objetivo analisar as contribuições da teoria vygotskiana para o desenvolvimento das aprendizagens no ensino fundamental, notadamente quanto às habilidades de leitura e escrita. A importância do estudo sobre essa temática diz respeito ao fato de que o fator sócio-interacionista deve estar presente em sala de aula, pois, a aquisição do conhecimento é sistêmica e depende da interpretação semântica do leitor, sobretudo na relação entre educando e mediador, quem conduz a interpretação do significado das palavras diretamente com as diversas formas de aprendizagem, com destaque para a leitura e escrita.

METODOLOGIA:

A abordagem da pesquisa é qualitativa. Os instrumentais utilizados na investigação foram: a pesquisa bibliográfica, questionários e observação no trabalho de campo, para coleta de dados. O campo empírico da pesquisa foi uma Escola Municipal situada no município de Macaíba que realiza atendimento pedagógico a crianças no ensino fundamental. Os sujeitos colaboradores da pesquisa foram 17 alunos participantes de uma turma de quarto ano, caracterizada pela condição de situação de alfabetização, pertencente ao turno matutino da instituição citada.  

RESULTADOS:

As principais referências bibliográficas sobre as temáticas sócio-interacionismo e a aquisição da leitura e da escrita são Marta Koll, Angela Kleiman e Moita Lopes.  As referências teóricas apontam que as palavras adquirem o seu sentido no contexto em que surgem, podendo alterar-se em contextos diferentes do seu sentido original. De acordo com a prática social oferecida ao aluno, este produzirá ao longo do processo escolar diferentes níveis para a produção e para a transmissão de informações que envolverão leitura e escrita. O sócio-interacionismo além de contribuir com a leitura e a escrita, ampliam o conhecimento de mundo desse sujeito bem como mediam a construção de significados e valores culturais sólidos das práticas sociais.

CONCLUSÃO:
Na escola pesquisada percebemos a falta de compreensão de que ao produzir ou ler um texto o aluno necessita ter conhecimentos prévios sobre a língua estudada, a fim de que o mesmo compreenda ou crie um texto de melhor qualidade, seja ele oral ou escrito, a partir de escolhas gramaticalmente adequadas. Essa postura pedagógica conduz a compreensão de enunciados se apoiando no nível sistêmico da língua. No campo empírico investigado está distante o reconhecimento de que o conhecimento da organização textual, também é um dos fatores importantíssimos em uma prática sócio-interacionista. Esse saber corresponde à organização de diferentes tipos de textos, sejam eles escritos ou orais (narrativas, descrições, entrevistas, cartas, etc.). Fica o encaminhamento de que é necessário fomentar metodologias de conhecimento da organização textual em sala de aula. Dessa forma, o aluno será capaz de utilizar textos cuja finalidade seja compreender um conceito, apresentar uma informação nova, descrever um problema e comparar diferentes pontos de vista, pois "o domínio deste conhecimento colabora para o envolvimento de pessoas tanto na tarefa de produção quanto na tarefa de compreensão do discurso, favorecendo as práticas de aquisição da leitura e escrita com destaque para aqueles alunos vítimas do fracasso escolar como no caso pesquisado em Macaíba-RN.
Instituição de Fomento: Instituto de Ensino Superior Potiguar - IESP
Palavras-chave: Sócio-interacionismo, Desenvolvimento de leitura e escrita, Ensino Fundamental.