62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CORPO CONSCIÊNCIA E VIOLÊNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS BRIGAS NA ESCOLA.
Joadson Martins da Silva 1, 3, 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2. Universidade Potiguar.
3. Escola Municipal Jornalista Erivam França.
INTRODUÇÃO:
A Educação Física é uma disciplina que suscita os mais diversos sentimentos: alegria, tristeza, euforia, empolgação, entre outras; como também o espírito competitivo, que muitas vezes exacerba os limites provocando situações em que o corpo é colocado a prova em meio a discussões e até agressões físicas, situações estas que ocorrem com freqüência em algumas escolas do ensino fundamental. Essa realidade provoca reflexão sobre possíveis soluções didáticas pedagógicas para esse desafio educacional. Vislumbra-se a possibilidade da construção e consolidação de uma proposta educacional a partir das próprias aulas da disciplina as adaptando para demonstrar para o aluno um comportamento que seja condizente com a sua vivência dentro e fora da comunidade escolar alcançando o objetivo principal de nossa proposição de reduzir a violência no âmbito escolar. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho foi observar como uma proposta pedagógica que não fugisse dos conteúdos da Educação Física influencia na redução dos níveis de violência entre as crianças.
METODOLOGIA:
A pesquisa com características etnográficas foi desenvolvida a partir de uma entrevista semi estruturada contendo treze perguntas abertas versando sobre as brigas e a violência. Por se tratar de crianças realizamos uma entrevista coletiva para que as crianças se sentissem a vontade para responder voluntariamente sem um direcionamento especifico para um aluno. O espaço reservado foi à sala de áudio visual da Escola Municipal Jornalista Erivan França situada na zona norte de Natal. Estavam presentes na sala 25 alunos do terceiro ano do ensino fundamental e faixa etária entre oito e nove anos. Após a entrevista, exibimos cenas de três filmes infantis que foram escolhidos por apresentarem situações do cotidiano que poderiam ser transpostas para o aluno de forma que os mesmos assimilassem as mensagens sem maiores explicações e despertassem uma consciência crítica através das cenas observadas. Em seguida simulamos uma situação diária ocorrida na escola para observar a reação dos alunos. Baseado nesta situação foi estimulado que os próprios alunos encontrassem soluções viáveis para a resolução do problema. Nesta atividade também aplicamos algumas dinâmicas relacionadas ao tema abordado.
RESULTADOS:
Ao término das atividades,foi possível fazer uma avaliação dos aspectos levantados em diversos momentos além de perceber que as atitudes estimularam muitas vezes os alunos se questionarem e até mesmo indagar o professor sobre determinadas situações.A partir das dúvidas propostas pelos alunos observamos que o conjunto da aula despertou nos mesmos acentuação dos respeito as regras,o fortalecimento de condutas contra atitudes desleais,e até mesmo nas situações de confronto onde os mesmos aprendem a conviver com vitórias e derrotas foram assimiladas quando apontavam alguém que já havia saído da atividade e não poderia mais participar.
CONCLUSÃO:
Este trabalho possibilitou a compreensão da importância de se trabalhar o gerenciamento de conflitos através do conteúdo lutas, não apenas abordando gestos técnicos nem tão pouco trabalhando com uma arte marcial especifica e sim desenvolvendo atividades que façam com que as crianças se questionem sobre atitudes corretas ou não nas suas mais variadas vertentes ,seja ela na observação de uma cena de um filme,em uma simulação do cotidiano ou até mesmo através de atividades que envolvam confrontos.Com isso esperamos contribuir para que as crianças compreendam as lutas em seu aspecto formativo e educativo e que cada vez mais os docentes utilizem de estratégias metodológicas para aplicar o conteúdo lutas de forma a contribuir para a redução de atitudes violentas no âmbito escolar.
Palavras-chave: Corpo, Consciência, Violência..