62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
Medidas Elétricas no Sítio Arqueológico AP - MA - 05: UNIFAP
Kamilla Fontinele Camarão 1
Helyelson Paredes Moura 1
João Darcy de Moura Saldanha 2
Mariana Petry Cabral 2
Marcelo José de Oliveira 2
1. Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
2. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA
INTRODUÇÃO:
Em março de 1997, a partir da abertura de uma trincheira para locação de cano de uma rede de drenagem, evidenciou-se a existência de um sítio arqueológico na área da Unifap, cadastrado com a sigla AP - MA - 05 no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). Na trincheira foram identificadas manchas de terra preta arqueológica (TPA) com fragmentos de material cerâmico. Devido à impossibilidade de demarcar os reais limites da área do sítio, por não haver evidências superficiais, a equipe de arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) optou por delimitar uma área que abrangesse os locais onde foram encontrados vários fragmentos cerâmicos. Nesse contexto, os métodos geofísicos de prospecção, cujo objetivo é a investigação de feições de dimensões relativamente pequenas e/ou rasas, de escala local dentro da terra, atendem à necessidade da arqueologia, pois satisfazem a necessidade de se ter maior exatidão dos locais para escavações, otimizando o tempo e os custos envolvidos com as etapas de prospecção. Assim, a finalidade principal desta pesquisa foi aplicar o método de prospecção geofísica eletrorresistividade, no sítio arqueológico AP - MA - 05: Campus Universitário da Unifap, através da técnica de imageamento elétrico, utilizando o arranjo de eletrodos do tipo dipolo-dipolo, com o objetivo de subsidiar a equipe de arqueologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) na identificação dos locais mais apropriados para os trabalhos de escavações.
METODOLOGIA:
O método geofísico empregado nesta pesquisa foi o de eletrorresistividade, devido às características dos materiais arqueológicos inicialmente encontrados pelo MPEG (artefatos cerâmicos sob fragmentos de rochas lateríticas). A aplicação do método requer que uma corrente elétrica contínua seja injetada dentro do subsolo por um par de eletrodos localizados na superfície do terreno, ligado a uma fonte artificial de corrente (bateria). A diferença de potencial é medida na superfície, entre um segundo par de eletrodos ligado a um medidor de voltagem. Com o conhecimento da intensidade da corrente elétrica transmitida, da diferença de potencial medida e da geometria de distribuição dos eletrodos de corrente e de potencial elétrico, é possível estimar a resistividade elétrica do semi-espaço abaixo da superfície do terreno, a partir dos valores de resistividade aparente (Pa), dada pela equação onde Pa é igual ao fator geométrico do arranjo geral dipolo-dipolo (K) dos eletrodos, que depende somente das posições de injeção de corrente e de medida de potencial, multiplicado pela razão entre a variação do potencial elétrico (V) e a corrente elétrica (i). Na área do sítio, foram realizados ensaios geofísicos utilizando a técnica de imageamento elétrico ou caminhamento elétrico para verificar a variação lateral de resistividade elétrica do meio. Os dados foram adquiridos com o arranjo dipolo-dipolo por apresentar boa resolução lateral (Ward, 1990), com espaçamentos constantes entre os eletrodos e iguais a 1m, com cinco níveis de amostragem, ao longo de 14 perfis com 24m de extensão no máximo, espaçados entre si de 1m, orientados segundo a direção EW, transversalmente à linha que define a direção em que a cava foi aberta para instalação da rede de drenagem. Os perfis foram numerados de norte para sul, iniciando em 1. Duas trenas colocadas sobre o terreno foram usadas para controlar o intervalo entre os eletrodos e entre os perfis. O tempo de injeção e relaxamento de corrente utilizado foi de 1s. O equipamento utilizado foi o resistivímetro SARIS, fabricado pela empresa canadense Scintrex.  
RESULTADOS:
Os dados obtidos pela técnica de imageamento elétrico foram interpretados de forma qualitativa, usando perfis e mapas de valores de resistividades aparentes. Posteriormente, os dados obtidos pela técnica de imageamento elétrico foram processados através do programa computacional RES2DINV (Geotomo Software, 2001) que adota uma técnica rápida e eficiente para inversão de dados de resistividade que foi desenvolvida por Loke & Barker (1996) e DeGroot-Hedlin & Constable (1990), baseada no método dos mínimos quadrados. Os processos de inversão de dados de resistividade buscam estabelecer um modelo da provável distribuição real dos valores de resistividade elétrica em subsuperfície. Para análise, as medidas de resistividade elétrica foram representadas na forma de perfil e na forma de mapas de contornos de isovalores. Após feitos os ensaios, podemos limitar os intervalos onde há anomalias resistivas (acima de 1750 Ω.m) e condutivas (abaixo de 1000 Ω.m) como valores onde existiam artefatos arqueológicos (comprovados por meio de escavações). Esses intervalos só foram possíveis de identificar pelo fato de encontrarmos os valores de resistividade do meio natural, compreendendo predominantemente, o intervalo de 1000 a 1500 Ω.m.
CONCLUSÃO:
As medidas evidenciaram anomalias de resistividade, dentro de faixas de valores bem definidos, que foram testadas através de escavações, as quais estão relacionados às feições arqueológicas, do tipo fragmentos de rochas lateríticas sobrepostos a vasilhas cerâmicas (resistividade elétrica acima de 1750 Ω.m) , e cavidades preenchidas com sedimentos e vasilha cerâmica (resistividade elétrica abaixo de 900 Ω.m). a correlação das medidas de resistividade elétrica com os alvos arqueológicos encontrados nas escavações permitiu que se estabelecesse, em primeira aproximação, o intervalo de 1000 Ω.m a 1500 Ω.m para a resistividade aparente do meio natural. Desse modo, evidencia-se a eficiência do método eletrorresistividade no auxílio de estudos arqueológicos.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Palavras-chave: Eletrorresistividade, Imageamento Elétrico, Alvos Arqueológicos.