62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
ESTUDO E FABRICAÇÃO DE UM TRANSISTOR DE JUNÇÃO METAL-ISOLANTE-METAL (MIM)
Hesddras Franco Gomes 1
Artemis Marti Ceschin 1
1. Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
Atualmente estão sendo realizadas diversas pesquisas na área de eletrônica orgânica. Isto se deve a capacidade de miniaturização, redução de potencia e aumento do desempenho total que a utilização de materiais orgânicos pode oferecer na fabricação de dispositivos eletrônicos. A proposta desse trabalho é estudar e construir um transistor com material orgânico de tamanho reduzido e que funcione a temperatura ambiente.
METODOLOGIA:
O transistor consiste de três junções metal-isolante-metal (MIM) interconectadas. Cada junção é formada por duas camadas de polyethylene dioxythiophene:polystyrene sulfonate (PEDOT/PSS) separadas por uma camada de Poly(methyl methacrylate) (PMMA) ou Poly-3(hexylthiophene)(P3HT). A técnica usada para depositar as camadas é spin-coating, que permite fazer camadas finas. Para caracterização elétrica do dispositivo foi escolhida arbitrariamente qual junção seria o terminal de porta, de dreno e de fonte, afinal as junções são consideradas iguais. Então, as curvas IxV das amostras foram levantadas pelo programa LabView junto com a unidade programável de semicondutores Keithley 2400. Cada junção teve também sua curva IxV caracterizada.
RESULTADOS:
Primeiro verificou-se que o dispositivo funcionava como um transistor, uma vez que a corrente de dreno poderia ser controlada pela tensão. Em seguida observou-se a oscilação da corrente de dreno, com o aumento da tensão da porta. Ao analisar as curvas IxV de cada junção, observou-se uma curva em forma de escada, com degraus bem visíveis, resultantes possivelmente do bloqueio de Coulomb.
CONCLUSÃO:
Os resultados permitem concluir que é possível e economicamente viável produzir transistores orgânicos que funcionam a temperatura ambiente.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Transistor, MIM, Eletrônica Orgânica.