62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
UM QUADRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO RN (1960).
Welinson Costa de Freitas 1
Taís Maria da Silva 1
Liliane dos Santos Gutierre 2
1. Departamento de Matemática, CCET, UFRN
2. Profª. Drª./ Orientadora - Departamento de Matemática - UFRN
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho, apresentamos parte das fontes encontradas em nossa trajetória pelos arquivos do RN, para cumprir os objetivos do projeto de pesquisa intitulado O Ensino da Matemática na Escola do Rio Grande do Norte no período de 1960 a 1980 que fazemos parte. Este projeto tem por objetivo acrescentar algumas contribuições a questões que permaneceram em aberto na tese intitulada O Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma modernização (1950-1980). Nossa missão, enquanto bolsistas, é contribuir, buscando fontes em arquivos do Rio Grande do Norte, buscando materiais referentes à História do Ensino da Matemática no RN. Além disso, identificar, por meio destes materiais encontrados, pessoas que estiveram, de algum modo, ligadas ao ensino da Matemática; entrevistar essas pessoas e transcrever as fitas das entrevistas. Entendemos que todos estes documentos ajudarão a entender quais os processos vividos pela educação do RN, no período em questão, e entender como se deu o ensino da Matemática no Estado, nesse mesmo período. Na busca destas fontes, fomos a vários arquivos do Estado; ao encontrá-las, nós as fotografamos para que estas pudessem ser analisadas posteriormente.

METODOLOGIA:

Desse modo, percorremos vários arquivos procurando fontes que nos remetessem ao ensino da Matemática ou ao ensino de modo geral. Até o momento, conseguimos adentrar no arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Arquivo Público do RN e no arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Estivemos ainda, nos arquivos das empresas jornalísticas Diário de Natal e Tribuna do Norte, onde nossa pesquisa não pode ser realizada, pois uma destas empresas estava em processo de mudança, e a outra, nos cobrou taxas para que realizássemos nossa pesquisa.  Algumas das fontes encontradas permitiram identificar algumas pessoas que fizeram parte da educação do nosso Estado no período em questão. Entre elas estão: Max Cunha de Azevedo, que foi chefe da Inspetoria Seccional de Ensino Secundário Regional e por isso chefe da Campanha de Desenvolvimento do Ensino Secundário (CADES); Teresinha Garcia de Melo, que foi professora de Matemática do Curso de Treinamento para Professores Leigos, que aconteceu nos anos de 1963, 1964 e 1965 e Nancy Gomes dos Santos, que foi Coordenadora Geral desse Curso de Treinamento no RN e coordenadora do Plano Experimental da Escola Primária. Entrevistamos estas pessoas e transcrevemos as entrevistas.

RESULTADOS:

Quanto aos resultados, ainda estão em andamento, mas apontam: que houve, no RN, a introdução de novos métodos no ensino de Matemática por meio do Curso de Treinamento para Professores Leigos. Em relatórios encontrados deste curso, percebemos que a finalidade deste era a de melhorar o grau de conhecimento dos professores leigos no Estado. Percebemos também nos relatórios da professora Luzia Antoniêta Maia, que lecionou Matemática neste Curso, no município de Mossoró (RN), como se davam as aulas de Matemática. Em seus relatórios, a professora Luzia fala que apresentou em suas aulas materiais didáticos com o fim de melhorar o ensino da Matemática, dentro dos moldes da pedagogia moderna e que destinou parte de suas aulas para a confecção destes materiais, constatando que esses enriqueceram suas aulas. Encontramos ainda relatórios da professora Antonia Zilma de Sousa, que também lecionou Matemática neste Curso, em Mossoró. Ela nos fala que o objetivo principal do programa de Matemática era conduzir o professorado primário a uma maneira prática de ensinar com mais facilidade e eficiência, por meio de processos adequados à metodologia moderna; e fala sobre o uso de materiais didáticos como ábaco, flanelógrafo, quadro-negro, pincel atômico, régua, entre outros.

CONCLUSÃO:

Os materiais colhidos durante a nossa pesquisa permitirão uma posterior análise sobre o ensino de Matemática no Rio Grande do Norte de 1960 a 1980. Contudo, já se pode perceber que o ensino no RN, nesse período, estava, de maneira geral, um tanto precário e que o Curso de Treinamento para Professores Leigos vinha contribuir para a formação dos professores leigos, fazendo-os conhecer novos métodos de ensino e a própria matéria. Desse modo, entendemos que, com a nossa pesquisa, poderemos contribuir com os poucos estudos a respeito da Historia da Educação Matemática do Rio Grande do Norte.

Instituição de Fomento: Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
Palavras-chave: Arquivo, Ensino, Matemática.