62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE GRÃO DE SOJA (BRS-213 E BRS-257) E DO RESÍDUO DO EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA
Érica Amanda de Barros 1
Waldemar Gastoni Venturini Filho 1
1. Faculdade de Ciências Agronômicas- FCA
INTRODUÇÃO:
A soja e seus derivados são considerados como alimento funcional, capazes de produzir efeitos benéficos à saúde. O resíduo, produto obtido a partir do processamento de extrato de soja, pode ser consumido diretamente como alimento macrobiótico, é muito consumido pelos vegetarianos ou incorporado em diversos produtos tais como pães, biscoitos, macarrão, etc. O objetivo deste projeto foi caracterizar duas variedades de soja (BRS-213 e BRS- 257) e o resíduo do extrato hidrossolúvel.
METODOLOGIA:
Para obtenção do resíduo, a produção do extrato foi realizada em vaca mecânica com soja da variedade BRS-213 ou BRS-257, à temperatura de 90°C (+/-5°C), com proporção de 1: 8 (soja: água). Houve 8 tratamentos: grão BRS-213, sem hidratação prévia, sem casca; grão BRS-213, sem hidratação prévia, com casca; grão BRS-213, com hidratação prévia, sem casca; grão BRS-213, com hidratação prévia, com casca; grão BRS-257, sem hidratação prévia, sem casca; grão BRS-257, sem hidratação prévia, com casca; grão BRS-257, com hidratação prévia, sem casca; grão BRS-257, com hidratação prévia, com casca, com duas repetições, totalizando dezesseis parcelas experimentais. A soja e o okara foram analisados quimicamente para umidade, cinzas, proteínas, lipídios, fibra bruta e carboidratos. Os resultados médios entre os tratamentos foram comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Os cultivares BRS-213 e BRS-257 apresentaram resultados médios próximos entre si para todas as análises realizadas, e foram semelhantes aos encontrados na literatura. Observou-se diferença estatística apenas para as análises de fibra bruta e lipídios. Já para as análises dos resíduos os resultados indicaram diferença significativa entre os diferentes tratamentos. Essa variação estatística não deve ser creditada aos tratamentos e sim a baixa variação de dados para um determinado componente químico dentro de cada tratamento.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que a composição físico-química dos grãos e do resíduo variam em função da variedade de soja, das condições edafo-climáticas, de cultivo e da tecnologia empregada.
Instituição de Fomento: FAPESP-08/53814-7
Palavras-chave: Leite de soja, Okara, Vaca mecânica.