62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
DIVERSIDADE DE PEIXES EM POÇAS DE MARÉ NA PRAIA DE BÚZIOS, RIO GRANDE DO NORTE
Vitor Bezerra de Medeiros 1
Aline Anúzia Torres Brito de Oliveira 1
Anna Bárbara Pinto Santos 1
Mariana Pires de Moura 1
Rayssa Karla de Medeiros Oliveira 1
Liana de Figueiredo Mendes 1, 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
Poças de maré podem ser definidas como pequenas porções do mar isoladas durante um período de tempo onde, geralmente, o ciclo de maré é o fator determinante para o isolamento. Os peixes de poças de marés são organismos diariamente expostos a condições de estresse físico por oscilações na temperatura, salinidade, disponibilidade de oxigênio dissolvido, batimento de ondas e ciclo de marés, que constituem em aspectos de grande variabilidade ambiental. Em muitas regiões do Brasil, estes ecossistemas são severamente ameaçados pelo desenvolvimento descontrolado de atividades turísticas e pela criação ou ampliação de pólos urbanos e industriais sem compromisso ambiental algum. O Brasil apresenta uma grande diversidade de peixes recifais em sua costa, contudo o estudo desses ecossistemas é pouco explorado pelos pesquisadores. O presente trabalho visa estudar a diversidade da ictiofauna de poças de maré na praia de Búzios, no litoral sul do Rio Grande do Norte. O levantamento e análise dos dados podem revelar condições físicas como profundidade, área, distância da linha do mar, rugosidade, tipo de fundo e composição algal de uma poça de maré, como aspectos influentes na caracterização e uso destes habitats pelos peixes.
METODOLOGIA:
Foram observadas 39 poças de maré na Praia de Búzios, município de Nísia Floresta, RN. Cada poça foi caracterizada levando em consideração a profundidade, a área, a rugosidade, descrição do fundo, composição algal e distância da linha do mar. Os estudos foram conduzidos entre os meses de Setembro e Outubro de 2009, sempre em período de mudança de fases da lua, quando a baixa-mar atinge menos de 0.3m. Os registros em cada poça foram efetuados em cerca de 25 minutos, com o auxílio de máscara de mergulho, snorkell, quadrado (confeccionado com canos e joelhos de PVC de 1 x 1 m), prancheta de PVC para anotações, e uma câmera subaquática, para registro de imagens que auxiliaram na identificação das espécies. As análises ecológicas foram realizadas com o auxílio do programa SYSTAT 12.
RESULTADOS:
A análise inicial dos resultados de todas as poças de maré foi feita de maneira inicial descritiva tratando todas as 39 poças como uma única comunidade. Quanto à composição foram registradas 17 espécies diferentes, distribuídas em 13 famílias, sendo Pomacentridae a família mais representativa com 3 espécies, em um total de 525 indivíduos observados. Destacaram-se as espécies Stegastes fuscus e Bathygobius soporator como as dominantes nas poças. Quando as características estruturais das poças foram analisadas em separado, a abundância de indivíduos foi significativamente afetada pelo tamanho das poças de maré, (ANOVA, P<0,05). O valor de P foi de 0,001, portanto sendo bastante significativa na abundância das espécies. Notou-se uma tendência à diminuição da abundância de espécies com o aumento do tamanho da poça. Notou-se também que a riqueza de espécies é geralmente maior em poças que possuem algas e que quanto maior é o tamanho das poças, menor é a riqueza de espécies. Quando todas as características estruturais das poças foram analisadas em conjunto, notou-se que apenas a composição algal e o tamanho das poças são significativamente influentes na riqueza de peixes.
CONCLUSÃO:
Nota-se que a riqueza e a abundância de espécies de peixes nas poças de maré de praia de Búzios, RN, são diretamente influenciadas por fatores como tamanho da poça, distancia da linha do mar e composição algal, respectivamente. Tais informações são importantes na elaboração de projetos que visem proteção ambiental e biomonitoramento de regiões comumente alteradas por ação humana, sendo esta faixa do litoral de grande relevância por ser um ambiente transitório com muita influência das ações humanas,. O trabalho serve também como incentivo para estudos da ictiofauna nas áreas de poças de maré no estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Ictiofauna, Poças de Maré, Praia de Búzios, RN.