62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RECIFE- PE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM SEU COTIDIANO E EM SUA COMUNIDADE
Renata Priscila da Silva 1
Cínthia Natali Pontes dos Santos 1
Leonardo Barbosa da Rocha 1
Leandra Tamiris de Oliveira Lira 1
Josilene Maria de Souza 2
Mônica Lopes Folena Araújo 3
1. Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Escola Lions de Parnamirim
3. Profa. Orientadora - Depto de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:

Atualmente muito se discute sobre a necessidade da contextualização para o Ensino de Ciências e de Biologia, pelo fato das disciplinas aguçarem a curiosidade dos alunos. Para tal é preciso que as mesmas permitam ao aluno avaliar as implicações do conhecimento científico sobre uma perspectiva integrada, que não permite espaço para uma visão inerte da ciência, restrita ao laboratório, e muito longe da realidade. Uma visão contextual dinamiza a ciência, pois a situa histórico e sócio-culturalmente próximo ao cotidiano do aluno dando ao mesmo um aprendizado significativo; caso contrário, fora do contexto do aluno, os conteúdos se tornam enfadonhos, servindo apenas para compor notas na caderneta escolar não satisfazendo o papel do Ensino de Ciências e Biologia que é formar cidadãos conscientes e capazes de intervir de forma responsável na sociedade (OCEM, 2006).

Em razão do que foi supracitado, o presente trabalho objetiva identificar se em uma escola pública estadual do Recife-Pe o pressuposto de uma abordagem contextualizada tem sido realizado, observando para isso, o relato dos alunos ao redigirem sobre a importância de Ciências e Biologia para sua vida e comunidade.
METODOLOGIA:
O trabalho de pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2009). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada no Bairro de Dois Irmãos, Recife- PE, no período de junho de 2009. A escola atende a uma comunidade de classe média baixa dispondo de turmas do ensino fundamental e médio. O instrumento de pesquisa foi um questionário que continha perguntas discursivas sobre a possibilidade  dos assuntos de ciências e biologia fazerem parte do dia-a-dia dos alunos e se havia contribuição de Ciências/Biologia para a sua vida e para a comunidade. O questionário foi aplicado nas turmas do nono ano do ensino fundamental e primeiro e segundo ano do ensino médio do turno diurnos da instituição. Ao todo foram entrevistados 125 alunos, sendo 30 alunos do nono ano e 95 alunos das referidas séries do ensino médio, com faixa etária entre 13 e 22 anos. As respostas foram analisadas, agrupadas em categorias e os resultados transformados em percentuais.
RESULTADOS:

Sobre o fato de Ciências e Biologia fazerem parte do cotidiano dos alunos, 92% afirmaram que percebem a relevância dos assuntos em seu dia-a-dia, no entanto, ao pedir que eles dessem um exemplo prático de como os temas estão inseridos no contexto de suas vidas fora da escola, a maioria respondeu que "A biologia faz parte da vida", sem conseguir citar exemplos da aplicabilidade dos conteúdos. Oito por cento (8%) dos alunos disseram não perceber os conteúdos de Ciências e Biologia em seu cotidiano.

Acerca da contribuição de Ciências/Biologia para melhoria da vida deles e da comunidade os resultados foram os seguintes: 70% afirmaram que sim, 24% não responderam e 6% afirmaram que não. Dos alunos que responderam sim alguns justificaram dizendo que a mesma auxilia na compreensão de alguns fenômenos, esclarece informações sobre doenças e conscientiza a população sobre a preservação da natureza. A grande maioria respondeu que as disciplinas eram importantes para eles e não para a comunidade sem, no entanto, conseguir justificar a resposta. Notaram-se respostas muito ingênuas, que refletem um ensino não contextualizado que dificilmente cumprirá o objetivo de formar alunos questionadores, críticos, éticos e reflexivos.
CONCLUSÃO:
A análise do trabalho permitiu considerar que o ensino contextualizado de Ciências e Biologia ainda estão distantes das concepções atuais de ensino, pois, durante a execução da pesquisa foi possível perceber a influência da tendência de ensino da escola tradicional, na qual, os assuntos são vistos de forma distanciada do contexto de vida dos alunos. Se fazendo necessária uma mudança na abordagem dos conteúdos, para que os alunos consigam passar de uma visão ingênua para uma visão crítica da ciência e se percebam como indivíduos capazes de compreender, intervir e atuar de forma consciente no lugar em que vivem.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Contextualização, Percepção, Ensino de Ciências e Biologia.