62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia
O toque terapêutico na relação mãe-filho: acolhendo moradorAs de rua 
Treyce Rosemary Christina Vicente De Lucca 1
Amanda Faleiros 1
Christiana Martin 1
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP
INTRODUÇÃO:

Existe uma grande quantidade de meninas ainda adolescente que são moradoras de rua e por não terem a orientação e o carinho de seus pais engravidam e não têm condições de criar seu filho. Como conseqüência a mãe abandona o bebê em abrigos gerando um marca profunda e acarretando problemas sociais. As políticas públicas atualmente se preocupam com este fato, tentam evitar a institucionalização de crianças e reconhecem a importância do convívio familiar para seu melhor desenvolvimento. Adotam uma prática na qual se trabalha a melhoria nas condições de vida dos pais para criar seus filhos e evitar que eles sejam separados por motivo de pobreza extrema. Para isso surgiram Instituições que têm o objetivo de acolher a moradora de rua e seu bebê, evitando assim o rompimento do vínculo mãe-bebê.

 

 

METODOLOGIA:

O principal objetivo desta pesquisa foi propiciar a vivencia do toque terapêutico nas mães moradoras da Instituição, ensinar as técnicas corporais para que elas as apliquem em seus bebês e observar os efeitos na relação mãe-bebê, no crescimento e desenvolvimento da criança, e nas atitudes da mãe em direção à conquista de sua cidadania. Para isso foram realizados encontros semanais da aluna/pesquisadora com a mãe e o bebê, onde foram aplicadas técnicas de trabalho corporal que envolviam o toque afetivo. Foram ainda feitos: leituras, relatórios semanais e reuniões mensais com a orientadora.

RESULTADOS:

Foi possivel notar um amadurecimento da mãe no decorrer do trabalho, além disso,mostrou-se mais ativa, mais comunicativa, participativa das tarefas diárias da intituição e passou a ajudar no cuidado com os bebês das outras mães que trabalham.

A mãe passou a se preocup arcom seu papel de cidadã com isso ela tirou sua certidão de nascimento e a de seu filho e planeja conseguir trabalho para criar o filho.

A relação mãe-bebê foi evidentemente mudada. Hoje a mãe se preocupa com a higiene e a alimentação do filho, segura-o com carinho, costuma brincar, conversar, e deixá-lo andar pela casa. O filho responde positivamente a essa mudança, pedindo sempre a presença da mãe, sorrindo e expressando carinho. É muito ciumento e não gosta que ninguém se aproxime da mãe.

A mãe aceitou o trabalho, mas não permitiu que o mesmo fosse feito no bebê porque seu filho é uma criança que não gostava de ser tocado, e por isso foi difícil trabalhá-lo, pois ele não aceita o toque. Tentou-se abordá-lo de forma lúdica, mas sua reação era sempre de choro e repulsa.   Por isso quase não foi possível trabalhá-lo.

CONCLUSÃO:
A pesquisa mostrou que o toque terapêutico fortalece o vínculo mãe-bebê, preparando a mãe para assumir mais plenamente a maternagem e propiciando ao bebê a possibilidade de ter minoradas as marcas da rejeição materna.
Instituição de Fomento: PIBIC-CNPq
Palavras-chave: Toque terapêutico, relação mãe-bebê, fortalecimento de vínculo.