62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
CONSTRUINDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM - OA, PARA O ENSINO DE FRAÇÕES
Carolina Soares Ramos 1
Denise Costa da Silva 1
Maria Lúcia Serafim 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
As novas tecnologias vêm se consolidando no campo da educação escolar, como uma facilitadora, ampliadora e inovadora forma de expressão do conhecimento. É possível perceber os grandes feitos que a inserção de computadores e recursos multimídia estão trazendo à sala de aula. Para isto, se faz necessário um planejamento bem realizado, para que se possa aproveitar o máximo do conhecimento aliado a essas novas práticas. Desta forma, surge a cada dia softwares e técnicas de mediação que tem como objetivo contribuir com esta nova maneira de pensar o ensino e a aprendizagem. Uma das mediações utilizadas são os Objetos de Aprendizagem (OA), que podem abranger qualquer disciplina, ser usados com ou sem internet e desenvolvidos em várias linguagens de programação.
METODOLOGIA:
Para se produzir um Objeto de Aprendizagem (OA), é necessário, algumas construções e pesquisas feitas anteriormente, com a finalidade de integrar os resultados ao produto final. Inicialmente é necessário fazer um estudo de todas as vertentes que constitui o conteúdo, para que o assunto seja contemplado na íntegra. Logo após, é feito outro mapa conceitual com as ligações que serão produzidas no OA. Depois destas duas etapas, é que se inicia a construção do OA. No âmbito de um estudo de abordagem qualitativa, elaborou-se um OA para o estudo de frações, com som e imagem, a ser trabalhado com estudantes do Ensino Básico Fundamental. Utilizou-se o tema 'cozinha' para relacionar com o cotidiano. A escolha do tema relaciona-se bem com o contexto escolhido, pois trabalhar com essa categoria estudantil aspectos midiáticos como som e imagem instigam o conhecimento e pode produzir um interesse maior neste tipo de atividade desenvolvida.
RESULTADOS:
Obteve-se assim, um OA desenvolvido para estudantes do ensino fundamental, no qual a integração de assuntos do cotidiano, com os habituais conceitos de frações vieram integrados. Acredita-se que com a fluidez do conhecimento os alunos aprenderão de forma significativa, interativa, sem a exaustão que a sala de aula convencional oferece. Conceitos de como se pode dividir "3 laranjas para 6 pessoas" ou até mais avançado de "1/3 do bolo para cada criança" foram empregadas neste OA e de forma lúdica, os aprendizes podem demonstrar maior aprendizado do conteúdo na prática.
CONCLUSÃO:
Objetos de Aprendizagem (OA) podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem, resultando em qualidade na compreensão do estudo de frações? É uma questão que se buscará responder. Mas algumas observações precisam ser ressaltadas, como por exemplo, a questão do docente estar familiarizado com a utilização de tecnologias em sua sala de aula, não simplesmente para transpor para a tecnologia um paradigma tradicional, mas sim como suporte ao processo de construção do conhecimento e aprendizagem do educando. Outro aspecto importante é a necessidade dos educandos sentirem-se motivados e participarem desse processo. Este OA está sendo construído para conseguir constatar a real eficácia de objetos de aprendizagem em Frações.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Matemática, Educação.