62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS ATUANTES NA ESTRÁTEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM E PASSOS
JAMELSON DOS SANTOS PEREIRA 1
ARYANDERSON DE CARVALHO ELOI 1
CAMILO DAS CHAGAS GOMES 1
JOSÉ FERREIRA LIMA JÚNIOR 2
ALINE SAMARA DANTAS SOARES PINHO 1, 3
1. FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-FJN
2. ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
3. PROFª ORIENTADORA
INTRODUÇÃO:

O processo de Enfermagem (PE) consiste em cinco etapas inter-relacionadas, quais sejam investigação, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Ele se apresenta como método científico que permite sistematizar e dinamiza a prestação de cuidados humanos, dirigido a resultados e de baixo custo financeiro. Para utilizar o PE o profissional enfermeiro demanda habilidades e capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, que permitam a ele determinar os fenômenos observados e os seus significados. Nessa direção, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) representa uma proposta de reorganização da atenção básica como eixo de reorientação do modelo assistencial, descentralizado na assistência à doença, mas, sobretudo, na promoção da qualidade de vida e intervenção nos agravos a saúde. Nessa perspectiva, partiu-se da premissa de que enfermeiro necessita conhecer e aprimorar seus conhecimentos acerca do PE e passos constituintes, permitindo assim sua aplicação e obtenção de cientificidade em suas ações. Com base nessas considerações surgiu a seguinte problemática: Qual o sentido dos enfermeiros que atuam na ESF da cidade do Crato-CE acerca do PE e suas fases? Almejou-se caracterizar os aspectos do conhecimento dos enfermeiros a respeito do PE e os passos que o estruturam.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem exploratória-descritiva desenvolvido na cidade de Crato, localizada na região do Cariri, Sul do estado do Ceará-Brasil, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF's) da zona urbana deste município, com início no mês de março de 2009 e término no mês de janeiro de 2010. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros que atuam nas UBASF's referidas, em que para a obtenção dos dados utilizou-se questionário, sendo observada saturação dos mesmos com a participação de 12 atores, considerando a área de abrangência da ESF e a assistência sendo área de atuação do enfermeiro. Os achados foram processados e apresentados por meio de categorização analítica e discutidos com base na literatura científica. A ida ao campo se concretizou após apreciação e aprovação com parecer favorável nº. 2009_ 0540_ 96 FR 260504 do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-FMJ. Sendo o questionário aplicado só após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme a Resolução 196\96 do SISNEP-CNS.

RESULTADOS:

Os sentidos atribuídos ao Processo de Enfermagem disseram respeito a um meio de sistematizar as ações afins ao cuidado de Enfermagem. Ao histórico referiram enquanto primeira fase do PE, uma forma de se coletar informações do cliente. Com relação ao diagnóstico, não apresentaram uma definição clara e objetiva sobre os problemas de saúde frisados por ele, sendo este ainda desvinculado da sua taxonomia pertinente. A prescrição não houve menção concisa sobre sua conceituação, finalidade e vínculo com taxonomias afins. Com relação à implementação os enfermeiros foram quase unânimes em afirmarem que o intuito preponderante é executar o cuidado direto ao cliente. A evolução, os enfermeiros consideraram como um método avaliativo, entretanto não houve um consenso sobre qual deve ser o objeto a ser avaliado por meio dele.

CONCLUSÃO:

Com efeito, central a todas as condutas assistenciais de Enfermagem, o PE promove cuidado profissional, focalizado no resultado e com boa relação custo-benefício, se baseado na crença de que quando planejamos e fornecemos o cuidado, devemos considerar os valores próprios, os interesses e os desejos do usuário do sistema de saúde. Pelos sentidos atribuídos ao mesmo e peculiarmente a cada uma de suas fases, observou-se a introjeção de percepções, sentimentos e saberes, facilitadores da sua implementação no exercício profissional do enfermeiro, sendo parâmetro importante ao desenvolvimento da Enfermagem na região do Cariri Cearense.

Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Saúde da Família.