62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ISOLAMENTO E ATIVIDADE DE MICRORGANISMOS SOLUBILIZADORES DE FOSFATOS EM RESPOSTA A FONTES DE N E TEORES DE Ca E K EM MEIO DE CULTURA
Tania Marta Carvalho dos Santos 1
Marcely Lais Yliram da Silva 1
Milânya Paula Duarte de Assis 1
Jessé valentim dos santos 1
David Victor dos Santos 1
Anderson Dantas da Silva 1
1. Microbiologia agrícola, agronomia, Universidade Federal de Alagoas-UFAL
INTRODUÇÃO:

Os microrganismos solubilizadores de fosfatos inorgânicos desempenham importante papel no suprimento de P para as plantas. Este fato tem despertado a atenção para a utilização desses microrganismos como inoculante comercial ou no manejo de suas populações como forma de promover uma melhor utilização do P existente no solo ou do adicionado como fertilizante. O objetivo deste trabalho foi isolar microrganismos solubilizadores de fosfato a partir de ambiente pobre em formas solúveis do elemento, bem como a avaliação de sua atividade frente a teores de cálcio, potássio e nitrogénio.

METODOLOGIA:

Um substrato de 10g de cupim foi macerado e foi feita uma diluição em série. De cada uma das concentrações pipetou-se uma alíquota de 0,1mL a qual foi adicionada em placa de pétri contendo meio de cultura GEL, desenvolvido por Sylvester Bradley et al.(1992).A capacidade de solubilização do fosfato foi avaliada visualmente pela fomação de um elo transparente em volta das colônias indicando assim a solubilização de fosfato, conforme Di Simine et al.(1998).Foi feita também a coloração de gram , após este procedimento fez-se a visualização e fotografia das bactérias,repicou-se para tubos de ensaio (120 x 80mm), contendo meio Gel inclinado , mantidos por 72 horas e 30ºC em estufa de crescimento.

Foram adicionadas 3 mL de água destilada esterelizada ao tubo de ensaio, contendo a cultura repicada já selecionada, seguida de agitação manual. Procedendo-se então a inoculação em placas de pétri. Uma agulha de inoculação foi flambada e mergulhada no líquido contido no tubo de ensaio, logo após, a ponta da agulha foi tocada em quatro pontos destintos sobre o meio de cultura contendo doses de cálcio e potássio.

As  fontes de N foram avaliadas pela adição de NH4+, e peptona, na proporção de 3,8g de N por litro de meio GEL.

 

 

RESULTADOS:

Foram realizadas diluições em série a partir de maceração de cupins, de onde se obteve um isolado bacteriano capaz de solubilizar o fosfato de cálcio, esse isolado apresentou-se como gram negativo do gênero Bacillus. As diluições 10-4 e 10-5 apresentaram maior número de repetições com capacidade solubilizadora..

Para os teores Ca as concentrações de 230 mg.L-1, 900 mg.L-1 de meio apresentaram os maiores diâmetros para as colônias, 2,2mm e 3,l mm respectivamente, com inibição do crescimento para teores superiores a 2.800 mg.L-1. Nos teores de K foram obtidos diâmetros das colônias variando entre l,3mm a 3,4mm, sendo considerado de tamanho médio. Observou-se tendência a diminuição do diâmetro das colônias a partir de teores de 700 mg.L-1, 1000 mg.L-1. Sob fonte de nitrogênio amoniacal, as colônias apresentaram diâmetros pouco superiores (média de l,0mm) ao de colônias crescidas em meios contendo peptona (média 0,8mm).

CONCLUSÃO:

As amostras de cupins apresentaram microrganismos solubilizadores de fosfates.

Houve formação de halo de solubilização de fosfato de cálcio em colônias obtidas apenas a partir das diluições 10 , 10-4, 10-5. A diluição 10-5  foi a que melhor apresentou atividade solubilizadora.

O isolado bacteriano obtido pertence ao gênero Bacillus, e apresentou-se como gram negativo.

O crescimento bacteriano variou com fatores nutricionais do meio.

Teores mais baixos de Ca e de K favoreceram ao crescimento de bactérias solubilizadoras de fosfato de cálcio, apresentando maiores diâmetros para as colônias.

Houve inibição ao crescimento de colônias para níveis de Ca superiores a 2.800 mg.L -1de meio.

A  fonte de nitrogênio afetou o crescimento colonial, com maior eficiência para a fonte amoniacal.

 

Palavras-chave: Solubilização, fosfato, cupim..