62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A CONTRIBUIÇÃO DA NARRATIVA POÉTICA PARA A FORMAÇÃO COGNITIVA DO LEITOR EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Eliene Patrício de Barros 1
Marly Amarilha 1
1. Depto. de Educação/UFRN
INTRODUÇÃO:
Esse estudo é parte da pesquisa "O Ensino da Literatura: processos de andaimagem e argumentação para formar mediadores de leitores na escola fundamental" (AMARILHA, CNPq/PROPESQ 2007) e tem como objetivo refletir sobre a contribuição das narrativas poéticas para a formação cognitiva do leitor em processo de escolarização. Esta reflexão se justifica pela possibilidade de explicitar a importância desse tipo de narrativa para o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade escolar, bem como, evidenciar a utilização dessas narrativas no ensino de leitura e de literatura. Entende-se a formação cognitiva como um processo de construção e aquisição de conhecimentos, em que a leitura e a literatura atuam de forma colaborativa, provocando no leitor a criação de zonas de desenvolvimento proximal.
METODOLOGIA:
O estudo tomou como objeto de análise três sessões de leitura realizadas em três turmas de 5º ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública de ensino na cidade de Natal-RN. Privilegiou-se a sessão em que foi lida o texto "O menino que carregava água na peneira" inclusa na obra Exercícios de ser Criança de Manoel de Barros (1999), considerada uma narrativa poética em função do trabalho com a linguagem, caracterizado pelo uso de conotação, rimas, aliterações, sonoridade e, sobretudo, pelo uso de metáforas. Elegeu-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (1997), Martins (1994), Morin (2005), Paixão (1982), Vigotski (1999) dentre outros.
RESULTADOS:
Mediante a análise dos dados, verificou-se que a narrativa poética permite o exercício do pensamento crítico e da argumentação, estimulando a interlocução dos educandos com o texto, instigando as inferências textuais, o exercício imaginativo, a atribuição de sentidos.
CONCLUSÃO:
Evidencia-se, portanto, a relevância do trabalho com narrativas poéticas na sala de aula, pela forma como contribuem para a formação cognitiva do leitor em processo de escolarização.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Palavras-chave: Literatura, Narrativas poéticas, Formação cognitiva.