62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA INDÚSTRIA SALINEIRA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN
Lorena de Matos Araújo 1
Jackson Kennedy Justo Pessoa 1
Gilmário Xavier de Lima 1
Manoel Faustino de Oliveira Neto 1
Liliane de Lima Gurgel 1
Marcos Antônio Alves de Araújo 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN
INTRODUÇÃO:
O Estado do Rio Grande do Norte se configura como um dos maiores produtores de sal marinho do Brasil, sendo os municípios de Areia Branca, Grossos, Mossoró e Macau os responsáveis pela grande produção estadual. Essa produção é viabilizada pelos seguintes condicionantes naturais: altas temperaturas, ventos secos, intensa evaporação e prolongada estação de estiagem. Tais rigorosidades climáticas, atreladas a outros fatores naturais, possibilitam ao Rio Grande do Norte a primazia de ser hoje o maior produtor nacional de sal, com uma produção que atinge, aproximadamente, os 80% do total produzido no país. Se por um lado a produção salineira gera dividendos econômicos para o Estado e para os municípios produtores, por outro, gera também passivos ambientais para tais municípios. Diante disto, tivemos como objetivo, neste trabalho, investigar as implicações socioespaciais da indústria salineira no município de Macau, localizado no litoral setentrional norte-rio-grandense. O desenvolvimento de um trabalho com tal proposta de pesquisa justificou-se pela escassez de abordagens científicas sobre a atividade salineira e pela necessidade de realização de estudos que venham perscrutar e problematizar as ressonâncias socioespaciais desta atividade econômica nos municípios produtores de sal.
METODOLOGIA:
Na realização deste trabalho, utilizamos, como estratégias de pesquisa, os seguintes processos metodológicos: reconhecimento da existência de impactos socioespaciais e econômicos gerados pela indústria salineira nos municípios produtores de sal; levantamento de bibliografias especializadas em temáticas, principalmente, sobre as atividades econômicas e suas implicações no espaço geográfico; leituras, discussões e reflexões teóricas realizadas em grupo; e pesquisas em sites de buscas e consultas. Além disso, o trabalho foi desenvolvido através de observações in loco; registros fotográficos; fotografias aéreas; adaptação de imagens cartográficas e entrevistas realizadas com representantes da maior empresa salineira do Rio Grande do Norte, ou seja, a Salinas do Nordeste (SALINOR), localizada no município de Macau e visitada ao longo dos meses de dezembro de 2009 e de janeiro de 2010, na qual realizamos a pesquisa empírica. Ademais, utilizamos ainda, como suporte para a pesquisa, alguns equipamentos, tais como: uma câmera fotográfica de 7.2 mega-pixels, um mp4 para a realização das entrevistas, dentre outros materiais que foram, outrossim, essenciais para o desenvolvimento deste estudo científico.    
RESULTADOS:
A atividade salineira ainda se constitui como uma importante fonte geradora de emprego e de renda para o município de Macau, embora, nos últimos tempos, ela tenha passado por um processo de modernização tecnológica, com a inserção de novas tecnologias na produção e no beneficiamento do sal. As empresas salineiras instaladas em Macau absorvem, direta e indiretamente, uma parte da mão-de-obra do município. No entanto, a atividade salineira não gera apenas dividendos econômicos e sociais, mas também provoca impactos ambientais de amplitude alarmante e preocupante, a saber: destruição da mata nativa de mangues para a construção dos reservatórios de evaporação e cristalização do sal bruto; eliminação dos efluentes industriais no ecossistema marinho e estuarino; dentre outros. A população também está exposta a vários tipos de doenças causadas pelo excesso de poeira e de luminosidade das pirâmides de sal, tais como: doenças respiratórias, problemas oftalmológicos e patologias dermatológicas. Assim, diante dessas implicações reverberadas pelo desenvolvimento da atividade salineira no município de Macau, faz-se necessário que as empresas instaladas no âmbito de sua circunscrição territorial, intensifiquem ações corretivas de mitigação dos seus impactos socioambientais negativos.        
CONCLUSÃO:
A guisa de conclusão, notamos que a atividade salineira desenvolvida pela racionalidade da reprodução do capital privado tem um papel muito importante para o desempenho econômico favorável do município de Macau e para a empregabilidade de uma pequena parcela de sua população. Contudo, a ausência de investimentos em políticas sociais e ambientais que poderiam ser pensadas e materializadas pelas empresas salineiras ainda está longe de ser superada. Muitos dos problemas sociais e ambientais originados pelas próprias empresas salineiras ainda permanecem no território macauense, ganhando a cada dia intensidade e amplitude socioespacial. Tais problemas vêm causando tanto a desestruturação da dinâmica ambiental dos ecossistemas locais, como a interferência negativa na saúde, no bem-estar e, consequentemente, na qualidade de vida da população local. Nesse sentido, faz-se mister que as empresas salineiras, como importantes agentes de promoção do crescimento econômico do município de Macau e do estado do Rio Grande do Norte, adotem urgentemente um modelo de desenvolvimento pautado nas relações equânimes das dimensões econômicas, socioambientais, político-institucionais e culturais, promovendo uma sustentabilidade do desenvolvimento.
Palavras-chave: Atividade salineira, Implicações socioespaciais, Macau.